Publicado em 12/11/2025.
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) recebeu, na última quarta-feira (5), em Belo Horizonte, representantes da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (EMES) para uma visita técnico-institucional. O encontro teve como objetivos conhecer as rotinas de trabalho da EJEF, promover a troca de experiências na formação continuada de magistrados e servidores e fortalecer a rede de cooperação entre as Escolas da Magistratura estaduais.
A reunião foi motivada pelo interesse da direção da EMES em conhecer o funcionamento das estruturas pedagógicas e administrativas da EJEF e em dialogar sobre a possibilidade de celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições. O encontro seguiu um plano de visita que contemplou temas relacionados à gestão acadêmica, ao planejamento educacional, às metodologias de ensino e ao desenvolvimento de pessoas.
Durante a visita, foram apresentadas as principais diretrizes pedagógicas e de gestão de pessoas que orientam a atuação da EJEF. As equipes dialogaram sobre práticas que têm contribuído para o aprimoramento da formação judicial, com foco na educação continuada, na integração entre servidores e magistrados e na promoção de iniciativas voltadas à inovação institucional.
Participaram da visita a desembargadora Maria Inês Rodrigues de Souza, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos (CEJ) e integrante do Comitê Técnico da EJEF; o desembargador Júlio Cesar Costa de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e diretor da Escola da Magistratura do Espírito Santo (EMES); o Dr. Iácones Batista Vargas, diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP) da EJEF; e o Dr. Elson Marcelo Künsch, pedagogo da EMES.
Estiveram presentes, ainda, diretores, coordenadores, servidores e colaboradores da EJEF.




