Publicado em 16/04/2026
O 60º encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (COPEDEM) será promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), nos dias 23 e 24 de abril, em Belo Horizonte. O evento reunirá gestores de 28 escolas judiciais de todo o país para debater temas estratégicos como inovação, governança e gestão documental, fortalecendo a integração, o intercâmbio de boas práticas e o aperfeiçoamento da magistratura.
No primeiro dia, a programação se inicia com a palestra magna “Inteligência Artificial no Sistema de Justiça e nas Escolas Judiciais”, ministrada pelo Dr. Bruno Torquato Zampier Lacerda.
No período da tarde, serão abordados três eixos temáticos: gestão documental, formação de magistrados e servidores e programas de pós-graduação. Ainda no primeiro dia, estão previstas apresentações sobre governança na EJEF e iniciativas inovadoras da escola.
O segundo dia será dedicado a duas palestras: “Pós-graduação associativa em rede”, com o Dr. Thiago Matsushira e a juíza federal Cintia Bruneta, e “Desafios da pesquisa acadêmica no Poder Judiciário”, ministrada pelo juiz Richardson Xavier Brant. O encontro será encerrado com discussão institucional e a leitura da Carta do COPEDEM.
O COPEDEM, fundado em 22 de julho de 2005, tem como objetivos centrais a defesa institucional das escolas de magistratura, a integração das atividades didáticas, o intercâmbio de experiências administrativas e a promoção da capacitação por meio de simpósios e seminários.
Ao final do encontro, haverá registro institucional no site da EJEF.





