• SIGA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • TJMG
  • Fale conosco
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Ejef
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Memorial
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Atos Normativos
    • Núcleos Regionais
    • Estágio
      • FAQ
    • CEJ
    • Relatório de gestão – Biênio 2020-2022
    • Relatório de Gestão – Biênio 2018-2020
    • Gestão de documentos
    • Termos de cessão de cursos / conteúdo
  • Cursos
    • Plano de Desenvolvimento Anual 2023
    • Comunidades
    • Calendário
    • Para se inscrever
    • Cursos em andamento
    • Cursos com oferta permanente
    • Encerrados
    • Encontros
    • Palestras
    • Seminários
    • ENFAM
    • Certificados
    • Pós-graduação
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Informações em ADI’s e Incidentes de Arguição de Inconstitucionalidade
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
    • Acervo Minas Justiça
  • EAD
  • Concurso
  • Mediadores Judiciais
    • Formação de Mediadores Judiciais
    • Legislação
    • Como ser uma instituição formadora
    • Instituições reconhecidas
  • Editora
    • Constituição Estadual Anotada
  • Publicações
    • 20 anos código civil
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Novo CPC (2015)
    • O Judiciário e o Cidadão
    • Recuperação de Documentos
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Calendário
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

EJEF promove seminário sobre Justiça Restaurativa

Ação educacional é realizada em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG

EJEF promove seminário sobre Justiça Restaurativa

Seminário acontece no Auditório Mendes Pimentel da Faculdade de Direito da UFMG, com transmissão ao vivo

Na Semana Nacional da Justiça Restaurativa, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) do TJMG,  realiza, de forma híbrida, o seminário “Diálogos sobre práticas de Justiça Restaurativa: possibilidades e limites para ampliação do acesso à justiça e construção da cultura de paz”, em parceria com a Faculdade de Direito da UFMG com o apoio do Tribunal Federal da 6ª região.

A ação educacional tem como objetivo capacitar o discente a implementar novos projetos em Justiça Restaurativa, atender à Resolução 225/16 do CNJ e às recomendações do FONAMEC no que se refere à implantação da Justiça Restaurativa; divulgar a política entre interessados do público interno e externo; dialogar com outros órgãos públicos e com a universidade sobre o tema da Justiça Restaurativa; descrever de forma prática as formas de aplicação da Justiça Restaurativa.

A abertura do seminário contou com as presenças do 2º vice-presidente do TJMG, superintendente da EJEF, desembargador Renato Dresch, da 3ª vice-presidente do Tribunal Mineiro, Ana Paula Nannetti Caixeta, da desembargadora Hilda Maria Porto, coordenadora da Central de Apoio à Justiça Restaurativa do TJMG, do vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira e do professor do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da referida instituição de ensino, Fernando Gonzaga Jayme.

A Justiça Restaurativa é uma prática que se constitui como um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa solucionar conflitos por meio da participação ativa das partes e do auxílio de profissionais capacitados, denominados facilitadores.

da esquerda para a direita: 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta;  2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch; o vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira; o professor do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da referida instituição de ensino, Fernando Gonzaga Jayme; e a desembargadora Hilda Maria Porto, coordenadora da Central de Apoio à Justiça Restaurativa do TJMG.

O 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Renato Dresch falou da importância da interface entre a Escola Judicial e demais instituições de ensino, tendo como exemplo a UFMG. “A EJEF atua na capacitação de magistrados e servidores, por isso é muito importante fazermos essa junção de interesses em prol do saber”, pontuou.

O magistrado agradeceu a Universidade Federal pela parceria na formação voltada ao tema da Justiça Restaurativa. Ele destacou o investimento na transformação de um justiça cada vez mais próxima do cidadão. “Esse tema é de extrema relevância. Precisamos da Justiça cada vez mais próxima do cidadão, não só no caráter punitivo ao crime e resolutiva nas demandas cíveis, mas reparadora aos danos causados à sociedade”, concluiu.

A  3ª vice-presidente do Tribunal Mineiro, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, ressaltou a importância das práticas de Justiça Restaurativa, não só em âmbito nacional, mas também internacional. “Durante essa semana temos uma campanha instituída não só no Brasil, mas também em diferentes países, tais como Canadá, Nova Zelândia e África do Sul, sendo portanto, um movimento internacional”, destacou.

A magistrada pontuou que a 3ª vice- presidência tem a função de desenvolver, no âmbito do Poder Judiciário, a política judiciária de tratamento adequado aos conflitos de interesse.

A desembargadora Hilda Maria Porto é coordenadora do Projeto de Justiça Restaurativa do TJMG. A magistrada é considerada uma precursora em defesa das políticas dos métodos  de Justiça Restaurativa em Minas Gerais.  Ela sempre destaca a importância da cultura de paz para o judiciário e para a sociedade.  “As práticas restaurativas tem a missão de buscar garantir o exercício da autonomia, a participação ativa e a autorresponsabilização na resolução das demandas. ”

O vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira e o professor do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da referida instituição de ensino, Fernando Gonzaga Jayme agradeceram a presença dos magistrados e a EJEF, na pessoa do desembargador Renato Dresch, pela construção da parceria.

 Pacto Interinstitucional pela Cultura da Paz e Resolução Consensual dos Conflitos

A metodologia vem sendo impulsionada sobremaneira, na atual gestão do TJMG. A 3ª vice-presidente do Tribunal Mineiro, desembargadora  Ana Paula Nannetti Caixeta ressaltou que, recentemente, no dia 7 de novembro, a corte mineira celebrou  a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para o Pacto Interinstitucional pela Cultura da Paz e Resolução Consensual dos Conflitos entre o TJMG, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil todas as instituições do Estado de Minas Gerais.

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta fez convite à UFMG para compor pacto em prol da Justiça Restaurativa

Durante sua exposição, a magistrada estendeu o convite à UFMG para que compartilhe da missão junto ao judiciário mineiro. “Realizamos esse pacto com instituições do Estado de Minas Gerais, aproveito a oportunidade para oficializar o convite à UFMG para que seja parte nesse pacto em prol da Justiça Restaurativa”, concluiu.

Acesse aqui a transmissão do seminário no período da manhã 

Acesse a transmissão no período da tarde

Texto e fotos: Silvana Monteiro

Veja também

Notícias

Eliminação de documentos judiciais – Edital nº 8/2023

Notícias

ESPECIALIZAÇÃOEM ESTUDOS DE CRIMINALIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA

EJEF promove abertura de oficinas de capacitação às APACs
banner destaque na home

EJEF promove abertura de oficinas de capacitação às APACs

Acompanhe-nos

Últimas notícias

Eliminação de documentos judiciais – Edital nº 8/2023

EJEF inaugura sala do curso “Atendimento humanizado às pessoas em situação de rua”

EJEF promove Oficinas no Núcleo Regional de Uberaba

Eliminação de documentos judiciais – Edital nº 7/2023

III Congresso Internacional de Mediação e Conciliação

BOLETIM DE JURISPRUDÊNCIA NOVA EDIÇÃO N° 303! BOLETIM DE JURISPRUDÊNCIA
NOVA EDIÇÃO N° 303!

ACESSE PELA BIBLIOTECA DIGITAL DO TJMG. DISPONÍVEL A TODO O PÚBLICO EM: BD.TJMG.JUS.BR

EJEF - Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes

#ejef #ejeftjmg #ead #ensinoadistancia #ensinoremoto
#bibliotecadigitaltjmg #publicaçõestjmg #acesseagora ##ediçao303
#REPOST @tjmgoficial Participe da campanha de doação de cobertores para aquecer quem vive nas ruas e não tem condições de se proteger do frio. Doe cobertores e/ou sacos de dormir. A campanha segue até 16 de junho.
.
.
Pontos de coleta e local de apoio:
Edifício-Sede: Av. Afonso Pena, 4.001 – Hall- sala 16 - DIRCOM/SERAD
.
Anexo I: Rua Goiás, 229 - Hall - Subsolo - Zeladoria
.
Edifício Liberdade: Rua Gonçalves Dias, 1.260 - 11º andar - DEPLAG
.
Fórum Lafayette: Av. Augusto de Lima, 1.549 – Entradas Augusto de Lima e Ouro Preto - Sala G 408 - 4º andar - ASCOM FOR
.
Corregedoria: Rua Goiás, 253 - Térreo - Apoio Administrativo
.
JESP: Av. Francisco Sales, 1.446 - 3º andar - Administração
.
Fórum Cível e Fazendário: Av. Raja Gabaglia, 1.753 - Hall - Pilotis, torre 2 - Sala do Núcleo de Voluntariado
.
Camargos - Rua Sócrates Alvim, 10 - Recepção - Recepção
.
E também nas seguintes instituições:
Tribunal Regional Federal 6ª Região
Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região
Tribunal Regional Eleitoral

Se preferir, faça a doação em dinheiro, via transferência, depósito bancário ou Pix:
Núcleo de Assistência Servidor Solidário, CNPJ 08.584.712/0001-07, Banco do Brasil - agência 3014-7, conta corrente 130445-3
PIX: 08.584.712/0001-07 - Núcleo de Assistência Servidor Solidário

#tjmg #justiça #judiciário #tribunal #tj #tjmgoficial #ajustiçanãopara #ejef #ejeftjmg #juntossomosmaisemelhores
🛎️ A Escola Judicial Desembargador Edésio Fe 🛎️ A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes publica o “Guia prático da EJEF para padronização de textos: formatação, normalização e redação”, uma ferramenta didática para auxiliar na escrita textual.

Desenvolvido pela equipe técnica de revisores da COJUR/EJEF, o guia apresenta, em resumo, os principais elementos ) para a produção de textos de artigos técnico-científicos. Com informações precisas e atualizadas, o guia traz dicas e orientações para a correta produção textual técnica ou científica.

🔗 Acesse em: https://bit.ly/guia-pratico-textos-ejef

Para mais informações acesse: 
www.ejef.tjmg.jus.br

EJEF - Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes

#ejef #ejeftjmg #ead #ensinoadistancia #ensinoremoto #live #liveejef #escoladegoverno  #juntossomosmaisemelhores
Gotas da Língua Portuguesa. NOVA EDIÇÃO N° 24 Gotas da Língua Portuguesa.

NOVA EDIÇÃO N° 243!

Tema: Orações subordinadas adjetivas (explicativas e restritivas)

ACESSE PELA BIBLIOTECA DIGITAL DO TJMG. DISPONÍVEL A TODO O PÚBLICO EM: BD.TJMG.JUS.BR

#ejef #ejeftjmg #ead #ensinoadistancia #ensinoremoto
#bibliotecadigitaltjmg #publicaçõestjmg #acesseagora #NOVAEDIÇÃO243
Atenção! Estão abertas as inscrições para o C Atenção! Estão abertas as inscrições para o Curso Gestão participativa
Aplicando o ritual de gestão e resolvendo problemas reais por meio do design thinking.

- Público ao qual se destina: Magistradas, magistrados, gestoras e gestores do TJMG;

- Modalidade: Presencial, com atividades práticas assíncronas;

- Período do curso: 5 de junho a 4 de julho de 2023;

- Inscrições: No sistema SIGA, a partir das 10h do dia 15 de maio até às 23h59 do dia 31 maio de 2023, por meio do link: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2245

Para mais informações acesse: 
www.ejef.tjmg.jus.br

EJEF - Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes

#ejef #ejeftjmg #ead #ensinoadistancia #ensinoremoto #live #liveejef #escoladegoverno  #juntossomosmaisemelhores
#façaagoraasuainscrição
SIGA-NOS
Ejef

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100
Telefone: (31) 3247-8700

  • Projeto Decidir - Ejef
Update Required To play the media you will need to either update your browser to a recent version or update your Flash plugin.
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Memorial
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Atos Normativos
    • Núcleos Regionais
    • Estágio
      • FAQ
    • CEJ
    • Relatório de gestão – Biênio 2020-2022
    • Relatório de Gestão – Biênio 2018-2020
    • Gestão de documentos
    • Termos de cessão de cursos / conteúdo
  • Cursos
    • Plano de Desenvolvimento Anual 2023
    • Comunidades
    • Calendário
    • Para se inscrever
    • Cursos em andamento
    • Cursos com oferta permanente
    • Encerrados
    • Encontros
    • Palestras
    • Seminários
    • ENFAM
    • Certificados
    • Pós-graduação
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Informações em ADI’s e Incidentes de Arguição de Inconstitucionalidade
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
    • Acervo Minas Justiça
  • EAD
  • Concurso
  • Mediadores Judiciais
    • Formação de Mediadores Judiciais
    • Legislação
    • Como ser uma instituição formadora
    • Instituições reconhecidas
  • Editora
    • Constituição Estadual Anotada
  • Publicações
    • 20 anos código civil
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Novo CPC (2015)
    • O Judiciário e o Cidadão
    • Recuperação de Documentos
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Calendário
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100 Telefone: (31) 3247-8700