Nesta segunda, dia 9, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) deu início à etapa presencial do curso “Negociação e Administração de Conflitos”, realizado no TRE em Belo Horizonte. O evento, que contou com a participação de servidores e gestores, teve como objetivo principal capacitar os profissionais a lidar com conflitos de forma eficaz, utilizando técnicas de negociação e conciliação.
Proposto pela EJEF, o curso tem o intuito de “desenvolver equipes de trabalho com a capacidade de negociação e conciliação”, conforme explicou o juiz Clayton Rosa de Resende, titular da 5ª Vara de Família de Belo Horizonte e um dos docentes da capacitação. “A proposta é fazer uma abordagem em relação a um conflito para que eles possam entender como fazer essa abordagem antes de um conflito, principalmente no âmbito da relação de trabalho”, destacou Clayton, reforçando a importância de prevenir e solucionar problemas de forma proativa.
As aulas expõem os participantes a diversas técnicas e percepções para lidar com conflitos e negociar soluções. “Passamos para eles algumas técnicas de como você pode negociar a solução desses conflitos que podem surgir”, complementou o juiz, enfatizando a relevância dessas habilidades no ambiente profissional.
O curso, que segue até o dia 17 de dezembro, é parte do Plano de Desenvolvimento Anual da EJEF e visa não apenas a capacitação técnica, mas também o fortalecimento das relações interpessoais no trabalho. Com uma carga horária de 16 horas, combina momentos presenciais e a distância, garantindo flexibilidade e aprendizado prático.
A EJEF espera que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de aplicar essas técnicas em suas atividades diárias, contribuindo para um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.