De ordem do Excelentíssimo Senhor 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Renato Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a ação educacional: Atualização do Curso de Formação de Instrutoras para a Oficina “Relações Humanas no Trabalho”, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Servidoras ocupantes dos cargos Técnico Judiciário/ Especialidade Assistente Social Judicial e Técnico Judiciário/ Especialidade Psicólogo Judicial lotadas nas comarcas sede dos Núcleos Regionais da EJEF e anteriormente capacitadas pela EJEF para conduzir a Oficina Relações Humanas no Trabalho, conforme lista abaixo
2 – OBJETIVO: Rever e atualizar os conteúdos técnicos da Oficina, os aspectos didáticos e as técnicas de manejo de grupo em sala de aula.
Ao final da ação educacional, espera-se que as servidoras estejam aptas a conduzir a Oficina Relações Humanas no Trabalho, aplicando os conhecimentos técnicos necessários para a realização da atividade.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Diretrizes pedagógicas da EJEF;
- Metodologias ativas;
- Competências humanossociais, ética no trabalho e nos relacionamentos interpessoais e gestão de conflitos;
- Técnicas de manejo de grupo em sala de aula;
- Temáticas abordadas na Oficina Relações Humanas no trabalho: sensibilidade nas relações humanas; Relações Humanas no Trabalho: desafios e possibilidades;
- Cultivar bons relacionamentos: uma questão de atitude.
4 – DOCENTES:
- Alessandra Souza Pinto Oliveira – Servidora do TJMG, Coordenadora da COGEX
- Aline Ribeiro Mayrink Maia – Servidora do TJMG, Psicóloga
- Jussara Maria Canuto – Servidora do TJMG, Psicóloga
- Marília Miranda de Almeida – Coordenadora do NUDHS, Psicóloga
- Rafael Niepce – Juiz de Direito do TJMG
- Victor Thiago de Aguiar – Servidor do TJMG, Psicólogo
- Waldeane Vieira – Coordenadora da COFOR1
5 – DATA E HORÁRIO: 02 de março 2023, das 8h30 às 17h30.
6 – LOCAL: Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF): Rua Guajajaras, 40, Ed. Mirafiori – Centro, BH/MG.
7 – CARGA HORÁRIA: 8 horas.
8 – VAGAS: sete.
9 – INSCRIÇÕES:
9.1 – A(O) participante deverá acessar o sistema SIGA: www.siga.tjmg.jus.br, a partir das 10h do dia 24 de fevereiro até as 23h59min do dia 1º de março de 2023 e clicar no link do curso https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2174. Em seguida, preencher ou atualizar seus dados de cadastro no formulário e, ao final, clicar no botão seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
9.2 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete.
9.3 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos neste edital;
9.4 – Serão excluídas:
9.4.1 – Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
9.4.2 – Inscrições daquelas(es) que não pertencem ao público ao qual se destina, descrito neste Edital.
10 – DA IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS SERVIDORAS E SERVIDORES CONVOCADAS(OS):
10.1 – A impossibilidade de participação da(o) convocada(o) à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 27 de fevereiro de 2023 por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
- motivo da não participação;
- e-mail de seu gestor imediato.
10.2 – A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 2º da Portaria Conjunta nº 1409, de 3 de novembro de 2022, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º Aqueles que se inscreveram livremente para participar de ação educacional com vagas limitadas e aqueles que foram convocados para participar de determinada ação educacional, caso não possam participar de nenhuma atividade ou daquelas necessárias à certificação, poderão apresentar justificativa, observando as regras descritas no edital de regência.
(…)
§ 2º Aquele que não apresentar ou não obtiver o deferimento da justificativa, poderá, a critério da Superintendência da EJEF, ficar impedido de participar de novas ações educacionais promovidas pela EJEF por determinado período, desde que tal possibilidade conste do edital de divulgação da respectiva ação ou de aviso da EJEF previamente publicado.
10.3 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 15.1.
10.4 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
11. DIÁRIAS E REEMBOLSO DE TRANSPORTE: Esclarecemos que o TJMG poderá conceder diárias, nos termos da Resolução 660/2011, Resolução 872/2018 e Portaria nº 2948/2013, complementada pela Portaria nº 4083/2018 para despesas de hospedagem e de alimentação.
11.1. Caso seja necessária a aquisição de bilhetes aéreos, estes deverão ser requisitados junto ao setor de compra do TJMG, por meio de formulário disponível no SEI, conforme Resolução nº 573/2008 alterada pela Resolução nº 799/2015 e regulamentada pela Portaria nº 2263/2008, bem como Portaria 3358/PR/2016.
11.2. No caso de reembolso de transporte, este poderá ser concedido conforme Resolução nº 573/2008, alterada pela Resolução nº 799/2015 e regulamentada pela Portaria nº 2263/2008.
Ressaltamos, no entanto, que reservas de hospedagem deverão ser efetuadas pela(o) própria(a) participante.
→ A Requisição de Diárias e o Reembolso de Transportes deverão ser solicitados pelo Sistema SEI e enviados para o COFOR I, em um mesmo processo.
12 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
12.1 – Os(as) participantes serão aprovados(as) e certificados(as) se obtiverem 100% (cem por cento) de frequência da carga horária total, aferida por meio de assinatura de lista de presença no local.
12.2 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, 5 dias úteis após o término da ação.
13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final da Ação Educacional, mediante questionário enviado por meio de link para os e-mail cadastrados no SIGA, que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação das(os) docentes.
14 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$6.682,50 que abrange despesas com logística.
14.1 – Origem da receita: TJMG
15 – INFORMAÇÕES COMPLEMETARES:
15.1 – Todas as informações relativas a essa ação educacional serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
15.2 – De acordo com as regras disciplinadas no artigo 9º da Portaria 1409/PR/2022:
“Art. 9º Será considerada como hora trabalhada a efetiva participação de servidor em atividades presenciais ou síncronas das ações educacionais internas.
15.3 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I, por meio do www.siga.tjmg.jus.br, clicar no ícone “Fale Conosco” ou por meio do telefone (31) 3247-8765/8710 ou e-mail: .
15.4 – Edital publicado originalmente no dia 24 de fevereiro de 2023.
Lista de convocadas
Ana Cláudia da Silva Junqueira Burd – Núcleo Regional de Sete Lagoas
Cinthia Núbia Nere de Oliveira Souza – Núcleo Regional de Sete Lagoas
Deborah Fortes Figueiredo – Núcleo Regional de Conselheiro Lafaiete
Érika Cristina Ribeiro Tavares – Núcleo Regional de Divinópolis
Fernanda Monteiro de Castro Bhona – Núcleo Regional de Juiz de Fora
Maria Angelina da Silva Leão – Núcleo Regional de Contagem
Sônia Cristina de Jesus Adão – Núcleo Regional de Pouso Alegre