1 – METODOLOGIA: integralmente baseada na utilização da Internet e autoinstrucional – isto é, o aluno, por meio da Internet acessa o ambiente virtual do curso (http://www.ead.tjmg.jus.br) e realiza seu próprio percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina procedimentos didáticos e utilização de recursos técnicos próprios da Educação a Distância (EAD).
2 – PÚBLICO-ALVO: Magistrados, Servidores e Estagiários do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
3 – OBJETIVO: Ao final do curso, o aluno conhecerá as rotinas que compõem o Malote Digital e deverá ser capaz de acessar o Sistema como usuário autorizado e utilizar as várias opções disponíveis em sua estrutura de menus, possibilitando a realização de todas as tarefas disponibilizadas.
4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. Acessando o sistema
2. Login do sistema
3. Acesso a unidade organizacional
4. Página inicial
5. Documentos não lidos
6. Enviando documentos
7. Documentos lidos
8. Documentos enviados
9. Últimos lidos
10. Últimos enviados
11. Recibos
12. Rastreabilidade
13. Notificador do malote digital
14. Documento corrompido
15. Obtendo relatórios
16. Avisos
5 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Será realizada a aferição da aprendizagem através de exercícios aplicados no decorrer do curso.
6 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso o aluno apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, informações novas oferecidas, uso do ambiente virtual, atividades, aplicabilidade dos conhecimentos, dentre outros.
7 – NÚMERO DE VAGAS: 1.000
8 – CARGA HORÁRIA: 06 horas
9 – PERÍODO DO CURSO: de 02 de fevereiro a 07 de março de 2016.
(o curso virtual estará acessível a partir das 14h00 do dia 02/02/2016 e encerrado às 18h00 do dia 07/03/2016)
** Se o aluno tiver qualquer dificuldade de acesso ao sistema, deverá acionar o suporte técnico (ver item 19), o mais breve possível.
10 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 21 a 27 de janeiro de 2016.
(As inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 21/01/2016 e encerradas às 18h do dia 27/01/2016).
10.1 – Acessar o endereço http://www.ead.tjmg.jus.br e clicar no link “Inscrições”;
10.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
10.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://www.ead.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.
11 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que já concluíram este curso, na modalidade a distância.
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do aluno.
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público-alvo deste curso.
Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://www.ead.tjmg.jus.br, link: painel do estudante, a partir do dia 01 de fevereiro de 2016.
12 – ACESSO AO CURSO: no link “Cursos”, por meio do endereço http://www.ead.tjmg.jus.br.
Na sequência, clicar no link “Entrar”, que se encontra em frente ao nome do curso. O aluno deverá, então, digitar o login (os 11 algarismos do CPF) e a senha, exatamente como os informou na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
13 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS
13.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
13.2 – Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
13.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
13.4 – Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
14 – CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: O aluno deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso para obtenção de certificado da EJEF.
15 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO:
15.1 – O aluno que não realizar nenhuma das atividades propostas no curso, sem justificativa por escrito, ficará impedido de participar da próxima turma do curso “Malote Digital”, a distância;
15.2 – A justificativa para o cancelamento da inscrição deverá ser enviada para o endereço e-mail:
As justificativas serão analisadas pela Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas – DIRDEP.
16 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal do aluno, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
17 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E METODOLÓGICA: Gerência de Formação Permanente – GEFOP, por meio da Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.
18 – AUTORES DO CONTEÚDO: Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
19 – SUPORTE TÉCNICO: Equipe de Educação a Distância: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco
Telefone: (31) 3247-8825, no horário de funcionamento do TJMG.
20 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 0,00.
21 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG
22 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
22.1 – Esse curso foi desenvolvido com base no “Manual do Usuário – Malote Digital” do CNJ pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF;
22.2 – Orientações e esclarecimentos a respeito do curso poderão ser obtidos por meio do suporte técnico citado no item 19.