Modalidade: presencial
De ordem do Excelentíssimo Senhor 2o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Desembargador Saulo Versiani Penna, em parceria com a Rede MEMOJUS Brasil, coordenada pelo Excelentíssimo Doutor Carlos Alexandre Böttcher, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), torna pública a abertura de prazo para inscrição de trabalhos, na modalidade de comunicação oral, para apresentação no II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão.
1. Do II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão:
A Rede MEMOJUS Brasil realizará, em parceria com o Museu do Judiciário Mineiro (Mejud) e a Escola Judicial Edésio Fernandes (EJEF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em 22 de outubro de 2025, o II Seminário MEMOJUS, com o tema Memória: políticas, gestão e difusão, o qual terá como objetivo geral discutir questões relacionadas à gestão e à difusão da Memória do Poder Judiciário, abarcando temas relacionados à História da Justiça, Gestão de Memória, Inovação, Agenda 2030 e Direitos Humanos e aos Patrimônios arquitetônico, arquivístico, bibliográfico e museológicos.
1.1. Dos objetivos específicos:
São objetivos específicos do II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão:
a) Divulgar projetos, práticas e trabalhos que ampliem a integração e as interfaces entre extensão, ensino e pesquisa, contribuindo para a formação continuada de magistrados(as) e servidores(as) e para a aproximação e o diálogo com a sociedade.
b) Apresentar e estimular a produção de pesquisa sobre Gestão de Memória, História da Justiça e Patrimônio Cultural, em abordagens inter e transdisciplinares, nos eixos temáticos especificados no item 1.3.
1.2 Das atividades:
1.2.1. Os trabalhos inscritos para apresentação na modalidade de comunicação oral devem ser oriundos de projetos ou experiências de extensão ou de pesquisa, que proporcionem espaços para reflexão e divulgação, criando oportunidades de diálogo, integração e intercâmbio de conhecimentos entre os sujeitos envolvidos.
1.2.2. Serão selecionados até 12 (doze) trabalhos para comunicação oral na data do Seminário.
1.3 Dos eixos temáticos:
O trabalho inscrito deverá indicar um dos eixos temáticos principais:
a) Gestão de Memória e Inovação;
b) História do Poder Judiciário;
c) Agenda 2030 e Direitos Humanos;
d) Patrimônio Arquitetônico;
e) Patrimônio Arquivístico;
f) Patrimônio Bibliográfico; e
g) Patrimônio Museológico.
2. Das inscrições para a apresentação dos trabalhos:
2.1. A inscrição do resumo de trabalho para comunicação oral na data do Seminário será realizada pelo e-mail , encaminhando o “Formulário de inscrição – Resumo de Trabalho para Comunicação Oral” devidamente preenchido (Identificação, Proposta de Comunicação Oral, Descrição, Autores e Anexos), conforme Anexo I, até o dia 30 de junho de 2025.
2.2. O(s) autor(es) do trabalho deverá(ão) ter concluído a graduação em curso superior reconhecido pelo MEC.
3. Dos requisitos formais dos trabalhos:
3.1. Na inscrição para a seleção, o trabalho deverá ser apresentado em formato de resumo com 500 (quinhentas) a 800 (oitocentas) palavras e conter informações essenciais como: Introdução, Objetivos, Procedimentos Metodológicos, Principais Resultados e Conclusões/Considerações.
3.2. O resumo deverá observar o seguinte formato:
a) título em maiúsculo, centralizado e em negrito na primeira linha da página, com o máximo de 150 (cento e cinquenta) caracteres, incluindo espaços;
b) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita e nome do coordenador/orientador se houver, em espaçamento simples;
c) texto em parágrafo único, alinhamento justificado, contendo três palavras-chave, em espaçamento simples, entrelinhas, sem numeração e sem tabulação;
d) papel tamanho A4;
e) fonte Times New Roman, tamanho 12;
f) margens superior e inferior: 2,5cm; e esquerda e direita: 3,0cm;
g) lista de referências no final do texto, de acordo com as normas da ABNT, as quais não serão computadas na contagem de palavras do resumo;
h) sem imagens, figuras, gráficos e tabelas.
3.3. As informações referentes a título e autor(es) deverão ser preenchidas nos campos específicos.
3.4. O(a) interessado(a), no ato da inscrição, deverá indicar o nome da pessoa que apresentará o trabalho.
3.5. O arquivo deverá ser enviado na versão em Word (DOC/DOCX);
3.6. A ausência de observância dos requisitos formais indicados neste Edital e respectivo anexo e dos critérios de clareza, articulação das ideias, correção, adequação ortográfica e gramatical são fatores para a não admissão do trabalho.
3.7. O “Formulário de Inscrição de Resumo de Trabalhos e o Resumo Completo”, conforme modelo do Anexo I deste Edital, deverá ser enviado em um único arquivo, em anexo ao e-mail de inscrição (item 2.1 acima).
3.8. A Comissão Científica do II Seminário MEMOJUS deliberará a possibilidade de apresentação de mais de um trabalho
por autor, com base na sua avaliação e na disposição de vagas.
4. Da avaliação e aceitação dos trabalhos:
4.1. A seleção e aprovação dos trabalhos estão condicionadas ao atendimento das orientações constantes neste Edital e serão realizadas pela Comissão Científica do II Seminário MEMOJUS.
4.2. O resumo inscrito poderá:
a) ser aceito para comunicação oral;
b) ser recusado por não ter aderência ao objetivo do II Seminário MEMOJUS, não atender às normas e/ou configurações estabelecidas neste Edital.
4.3. A avaliação será realizada a partir da análise inicial do resumo, levando-se em conta a clareza e articulação das ideias, a correção e a adequação de linguagem.
4.4. O trabalho admitido e avaliado positivamente na sessão de comunicação oral poderá ser publicado na forma de artigo científico na Revista MEMOJUS, desde que observados os requisitos e prazos previstos em Edital próprio.
4.5. A apresentação de trabalho no II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão não garante a aceitação do artigo respectivo na Revista MEMOJUS, conforme item 4.4.
5. Dos procedimentos e normas para a apresentação dos trabalhos:
5.1. Os trabalhos serão apresentados na modalidade comunicação oral em quatro sessões, preferencialmente temáticas, de acordo com os eixos estabelecidos no item 1.3.
5.2. Cada comunicação oral deverá ser apresentada em até 10 (dez) minutos.
5.3. As sessões, compostas por até 3 (três) comunicações orais, terão duração de 50 (cinquenta) minutos e serão mediadas pelos integrantes da Comissão Científica, podendo também fazer parte pesquisadores(as) e professores(as) convidados(as).
5.4. Os(as) apresentadores(as) de trabalhos, independentemente do seu horário de apresentação, deverão inscrever-se no evento e permanecer na sala durante toda a sessão.
5.5. A apresentação oral dos trabalhos selecionados poderá estar disposta em slides, elaborados em PowerPoint (PPT/PPTX), com o número adequado ao tempo de apresentação.
5.6. A Comissão Científica agrupará as comunicações orais de acordo com o eixo temático dos trabalhos inscritos, desde que possível.
5.7. As apresentações serão realizadas, preferencialmente, no formato presencial, em Belo Horizonte-MG.
6. Dos recursos materiais para apresentação em comunicação oral:
6.1. O(a) apresentador(a) de comunicação oral deverá disponibilizar o arquivo de seu trabalho em PowerPoint, conforme instrução no item 5.5 , no endereço eletrônico e data a serem informados com a divulgação dos trabalhos aprovados.
6.2. Recomenda-se que cada apresentador(a) mantenha um backup do seu arquivo em seu domínio.
7. Da certificação:
7.1 O(a) apresentador(a) de comunicação oral fará jus a certificado de participação no II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão.
8. Do cronograma:
Abertura das inscrições | 28 de abril de 2025 |
Encerramento das inscrições | 30 de junho de 2025 |
Divulgação dos trabalhos aprovados | Até 28 de julho de 2025 |
Divulgação da data, horário e local da apresentação | Até 22 de setembro de 2025 |
II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão – 2025 – Belo Horizonte-MG |
22 de outubro de 2025 |
9. Disposições Finais:
9.1. As dúvidas, omissões e situações não previstas neste Edital serão dirimidas pela Comissão Científica do II Seminário MEMOJUS: Memória: políticas, gestão e difusão.
9.2. Edital publicado originalmente no dia 28 de abril de 2025.