Vocês sabiam que o management é fundamental para estimular um ambiente de trabalho mais criativo, inovador, colaborativo e eficaz?
Visando promover uma abordagem mais moderna e colaborativa de gestão, iniciou-se na manhã desta segunda-feira, 4 de março, a formação em “Management 3.0 – Práticas de Gestão e Liderança”, oferecida pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Destinada a gestoras e gestores do TJMG, a ação educacional tem como objetivo capacitar os participantes a aplicar os princípios da metodologia Management 3.0, visando melhorar a gestão e liderança em ambientes criativos e inovadores.
A metodologia busca promover uma abordagem mais moderna e colaborativa da gestão, que valoriza a autonomia, a criatividade e a responsabilidade dos colaboradores. Ao invés de um modelo hierárquico tradicional, o Management 3.0 busca criar um ambiente onde as equipes possam se auto-organizar, tomar decisões de forma mais participativa e adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado. Essa abordagem incentiva a inovação, a comunicação eficaz e o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais saudável e produtiva.
Durante a abertura da ação educacional, a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Ana Paula Prosdocimi, falou da escolha de temas cada vez mais modernos. “O caminho é a melhor prática de gestão. E a gente tem certeza que os resultados esperados serão obtidos com essa formação, a exemplo de outras que já temos realizados nessa mesma perspectiva”, pontuou a gestora.
O curso ministrado pelo consultor líder na Arkhi, Marco Mendes, acontecerá na modalidade à distância, com aulas síncronas. Ao iniciar sua aula, o professor destacou: “A nossa intenção é que a gente possa praticar as ideias ligadas à gestão 3.0 que vem complementar o modelo de gestão tradicional. Vamos aprender como liderar times e como operar em ambientes complexos como o TJMG.”
Conteúdo programático
O conteúdo programático inclui introdução ao Management 3.0 e seus princípios fundamentais, práticas de gestão e liderança para ambientes inovadores, estratégias para melhorar a colaboração e comunicação entre equipes, ferramentas e técnicas para promover a adaptabilidade e a inovação, além de estudos de caso e aplicação prática dos conceitos aprendidos.
Com duração de seis dias, o curso ocorrerá nos dias 4, 6, 11, 13, 18 e 19 de março de 2024, das 8h às 12h. Os gestores foram indicados pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGOVE) e pela EJEF, conforme lista de convocação publicada no edital. Na primeira aula, o docente explicou que durante os 6 dias de formação, os alunos participarão de dinâmicas e interações para melhor assimilação do conteúdo. Ele citou a importância da motivação de pessoas: “Energizar pessoas é uma função fundamental do líder e gestor do século 21.”