Retificação: item 13 Critérios para certificação e listagem de convocados
De ordem do Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho e do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Renato Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o curso “Introdução em Storytelling”, conforme abaixo especificado:
1. PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJMG (convocadas(os), , conforme listagem ao final desta publicação e público externo, sendo esses integrantes da Rede Mineira dos Laboratórios de Inovação, indicados pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab).
2. OBJETIVO: Ao final da ação educacional, espera-se que as(os) alunas(os) sejam capazes de aplicar a metodologia de Storytelling em desafios reais do TJMG.
3. DOCENTES:
Yna Honda – Chefe de cartório Eleitoral – TRE/PR. Doutoranda em Tecnologia e Sociedade (UTF), Mestre em Governança e Sustentabilidade (ISAE/FGV), especialista em Direito Tributário (Faculdade de Direito de Curitiba), Bacharel em Direito (UFPR), conselheira da Escola Judiciária do TRE/PR.
4. MODALIDADE: Semipresencial.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: Storytelling – O Poder das Histórias e a Jornada do Herói.
Módulo 2: Storytelling no Poder Judiciário – Aplicações e Estrutura da Mensagem.
Módulo 3: Storytelling – Crie e Compartilhe Suas Histórias.
6. PERÍODOS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO:
6.1. 20 e 22/2/2024, das 10 às 12h – Modalidade a distância – Aulas síncronas (ao vivo)
6.2. 27/2/2024, das 8h30 às 18h – Modalidade Presencial
7. LOCAL DE REALIZAÇÃO (modalidade presencial): EJEF – Rua dos Guajajaras, 40 – Ed. Mirafiori – 17º andar.
8. CARGA HORÁRIA: 12h.
9. NÚMERO DE VAGAS: 30, sendo 10% destinada aos integrantes da Rede Mineira dos Laboratórios de Inovação.
10. DAS INSCRIÇÕES:
10.1. A(o) participante deverá acessar o sistema SIGA a partir das 10h do dia 22 de janeiro até as 23h59 do dia 9 de fevereiro de 2024, por meio do formulário disponível no link https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2618.
10.2. Em seguida, preencher ou atualizar no formulário os dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
10.3. Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pela(o) candidata(o), como forma de lembrete.
10.4. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos neste edital.
10.5. As inscrições validadas poderão ser consultadas no https://www.siga.tjmg.jus.br, por meio do ícone “Painel do Estudante”, a partir das 10h do dia 15 de fevereiro de 2024.
10.6. Serão excluídas:Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. Inscrições daquelas(es) que não pertencem ao público ao qual se destina, descrito no item 1 deste Edital.
10.7. A(O) participante inscrita(o) no curso automaticamente autoriza o uso de sua imagem e voz para a utilização nas ações da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, podendo ser compartilhada, a seu critério, com outras instituições públicas ou disponibiliza no canal do YouTube da EJEF.
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11. PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
11.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
11.2. Ter acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
11.3. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido, atual e de uso exclusivo do aluno;
11.4. Possuir Sistema Operacional e Navegador de Internet bem como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader, Windows Media Player, Youtube e vídeo instalados e atualizados;
11.5. Para participação nas aulas síncronas, recomenda-se a utilização de fone de ouvido e abertura da câmera durante as aulas ao vivo, para que a metodologia pedagógica desenvolvida pela EJEF possa ser aplicada adequadamente.
12. ACESSO AO CURSO:
12.1. Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br.
12.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços).
12.3. Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
12.4. A(O) aluna(o) deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas bem como consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema para verificar avisos, alertas, dentre outros.
12.5. O ambiente do curso estará acessível a partir das 13h da data inicial e será encerrado às 23h59min da data de término.
13. CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
13.1. Os(as) participantes serão aprovados(as) e certificados(as) se obtiverem 75% de presença dentro da carga horária total do curso.
13.2. Para a aula presencial é necessário 100% de presença;
13.3. Para as aulas síncronas, que serão realizadas nos dias 20 e 22/02/2024, das 10 às 12h, na plataforma Cisco Webex/Zoom, é necessário a participação com o devido registro de presença em pelo menos 1 aula síncrona, a presença será computada a partir do registro de presença por meio de link que será disponibilizado durante a aula.
13.4. O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: https://www.siga.tjmg.jus.br, a partir do dia 6/3/2024.
14. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final da ação educacional, mediante questionário a ser disponibilizado e que terá como finalidade a verificação da qualidade da ação educacional, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação das(os) docentes.
15. IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS(OS) MAGISTRADAS(OS):
15.1. Caso alguma magistrada ou algum magistrado não possa participar, deverá encaminhar a justificativa para o e-mail , indicando a razão da ausência, impreterivelmente, até o dia 9 de fevereiro
16. DA IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS(OS) SERVIDORAS(ES) CONVOCADAS(OS): (Caso trate-se de convocação)
16.1. A impossibilidade de participação da(o) convocada(o) à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 9 de fevereiro de 2024, por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
• motivo da não participação;
• e-mail de seu gestor imediato.
16.2. A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 2º da Portaria Conjunta nº 1409, de 3 de novembro de 2022, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º Aqueles que se inscreveram livremente para participar de ação educacional com vagas limitadas e aqueles que foram convocados para participar de determinada ação educacional, caso não possam participar de nenhuma atividade ou daquelas necessárias à certificação, poderão apresentar justificativa, observando as regras descritas no edital de regência.
(…)
§ 2º Aquele que não apresentar ou não obtiver o deferimento da justificativa, poderá, a critério da Superintendência da EJEF, ficar impedido de participar de novas ações educacionais promovidas pela EJEF por determinado período, desde que tal possibilidade conste do edital de divulgação da respectiva ação ou de aviso da EJEF previamente publicado.
16.3. As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelos canais de comunicação citados no item 13.1.
16.4. Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
17. DIÁRIAS E REEMBOLSO DE TRANSPORTE: Esclarecemos que o TJMG poderá conceder diárias, nos termos da Resolução 660/2011, Resolução 872/2018 e Portaria nº 2948/2013, complementada pela Portaria nº 4083/2018 para despesas de hospedagem e de alimentação. Ressaltamos, no entanto, que a reserva de hospedagem deverá ser efetuada pela(o) própria(a) participante.
17.1. Caso seja necessária a aquisição de bilhetes aéreos, estes deverão ser requisitados junto ao setor de compra do TJMG, por meio de formulário disponível no SEI, conforme Resolução nº 573/2008 alterada pela Resolução nº 799/2015 e regulamentada pela Portaria nº 2263/2008.
17.2. No caso de reembolso de transporte, este poderá ser concedido conforme Portaria 6153/2023, Resolução nº 573/2008, alterada pela Resolução nº 799/2015 e regulamentada pela Portaria nº 2263/2008.
17.3. → A Requisição de Diárias e o Reembolso de Transporte deverão ser solicitados pelo Sistema SEI e enviados para COFOR I, em um mesmo processo.
18. ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 26.098,02, que abrange despesas com logística e honorários da docente.
19. ORIGEM DA RECEITA: Dotação orçamentária do TJMG.
20. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
20.1. Ação educacional realizada pela EJEF, em atendimento à demanda da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab).
20.2. De acordo com as regras disciplinadas no artigo 9º e 5º da Portaria 1409/PR/2022:
Art. 9º Será considerada como hora trabalhada a efetiva participação de servidor em atividades presenciais ou síncronas das ações educacionais internas.
20.3. Por se tratar de convocação, o abono será de responsabilidade da EJEF para aqueles que registrarem presença nas atividades presenciais.
20.4. Todas as informações relativas a esse Encontro serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
20.5. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Administrativa I – COFOR I, por meio do telefone (31) 3247-8779 ou pelo e-mail .
20.6. Edital publicado, no DJe, originalmente no dia 29 de janeiro de 2024.
LISTA DAS(OS) CONVOCADAS(OS)
Nome | Cargo |
Alexandra Batista de Alcino Aguiar | Oficial Judiciário |
Adriana Gancz | Coordenadora de área |
Adriana Almada Arantes Miranda | Oficial Judiciário C-Oficial Judiciário |
Alessandra Souza Pinto Oliveira | Coordenador de Área |
Aline Tavares de Sousa | Oficial Judiciário |
Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva | Diretor Executivo |
Andréa Fonseca Ferreira | Oficial Judiciário |
Andréa de Melo Nogueira Muniz | Coordenador de Área |
Bernardo Vieira Silva | Gerente de Secretaria |
Carla Ayres Machado Rivayo | Analista Judiciário |
Carlos Márcio Macedo | Juiz de entrância especial |
Clarissa Carneiro Desmots | Gerente de Secretaria |
Cristiane Araujo Bretz | Oficial Judiciário |
Gisele Luíza Soares Moura | Oficial Judiciário |
Guilherme Chiodi | Assessor Técnico |
Jonathan Porto Galdino do Carmo | Oficial Judiciário |
Leticia Maria Campos Diniz | Analista Judiciário B-Psicólogo |
Lígia Campos de Cerqueira Lana | Coordenador de Área |
Lorena Assunção Belleza Colares | Gerência Administrativa de Formação |
Luana Roussin Brasil Vieira | Gerente de Secretaria |
Lúcia Helena Pereira Ribeiro | Oficial Judiciário |
Luciana Alves Drumond Almeida | Analista Judiciário B-Psicólogo |
Luciana Nunes de Assis | Oficial Judiciário C-Oficial Judiciário |
Marília Miranda de Almeida | Coordenador de Área |
Mayra Augusto de Carvalho | Assessor de Juiz |
Patrícia Vaz de Melo Kubitschek | Oficial Judiciário D-Oficial Judiciário |
Priscila Pereira de Souza | Gerente |
Rodrigo de Carvalho Assumpção | Juiz de entrância especial |
Rodrigo Martins Faria | Juiz de Segunda Entrância |
Silvia Maria Fernandes La Rocca | Oficial Judiciário |
Susana Barreiros Furtado Dias | Oficial Judiciário B-Oficial Judiciário |
Talitha Pedras Figueiredo Campos de Carvalho Souza | Assessor de Juiz |
Tânia Pereira Albernaz Moreira | Oficial Judiciário D-Oficial Judiciário |
Tatiana Lívia dos Santos Guimarães | Oficial Judiciário |
Valéria Valle Vianna | Analista Judiciário AII-Técnico Judiciário |
Vanessa Soier | Coordenaodra de área |
Vívian Lúcia Vieira | Oficial Judiciário |
Waldeane Geralda Vieira | Coordenador de Área |