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Início » Capacitação do Processo Judicial Eletrônico – PJe para a Turma Recursal – JUNHO

Capacitação do Processo Judicial Eletrônico – PJe para a Turma Recursal – JUNHO

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Modalidade: a distância

CONVOCAÇÃO – Comarcas de Araguari, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Nelson Missias de Morais, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes e do Excelentíssimo Senhor Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, comunicamos que estarão abertas as inscrições para os magistrados e servidores convocados e para os estagiários pré-selecionados, para a Capacitação do Processo Judicial Eletrônico – PJe para a Turma Recursal das Comarcas de Araguari, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia na modalidade a distância, conforme abaixo especificado:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados e servidores convocados, bem como estagiários pré-selecionados, conforme listagem de Comarcas e definição de perfis constantes deste aviso.

2 – OBJETIVO: Oferecer subsídio teórico e prático para que os usuários conheçam e manuseiem todas as etapas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
PERFIL GABINETE:
Tela de acesso. Visualizar o cadastro da ação originária. Identificar Remessa do JESP para Turma Recursal. Identificar a área de trabalho do Gabinete. Gerenciar Etiquetas. Conhecer os autos digitais (Detalhes do processo). Realizar atos de gabinete. Pesquisar no PJe. Gerenciar agrupadores do Magistrado. Gerenciar alertas e lembretes no processo. Realizar sessão de julgamento
PERFIL SECRETARIA:
Tela de acesso. Visualizar o cadastro da ação originária. Identificar a remessa do JESP para Turma Recursal. Identificar a solicitação de habilitação. Identificar a área e trabalho da Secretaria. Conhecer os autos digitais (Detalhes do processo). Executar a tarefa “Providência Inicial” e assinatura de documentos pendentes. Pesquisar no PJe. Identificar os atos do Gabinete. Verificar os atos de cumprimento. Expedir os atos de comunicação e controle de prazo. Gerenciar Etiquetas. Gerenciar alertas e lembretes no processo. Realizar sessão de julgamento. Controlar Expedientes da Secretaria. Gerenciar os agrupadores da Secretaria. Retificar dados do processo

4 – METODOLOGIA: integralmente baseada na utilização da Internet e autoinstrucional – isto é, o estudante, por meio da Internet acessa o ambiente virtual do curso (http://www.ead.tjmg.jus.br) e realiza, por si mesmo, o percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina vídeos, textos, ambiente de teste e exercícios.
4.1 – Para o acompanhamento do curso é necessário que o estudante conheça previamente algumas condições importantes e se comprometa a cumpri-las:
• Ter disponibilidade para participar do curso no período.
• Ler todo o conteúdo do curso e realizar as atividades propostas de acordo com o cronograma, evitando o acúmulo de tarefas.
• Consultar, com frequência, o e-mail cadastrado no sistema, para verificar avisos de publicações, alertas, dentre outros.

5 – PERÍODO DO CURSO: 03 a 28 de junho de 2019.
Os ambientes dos perfis estarão acessíveis a partir das 14h do dia 03/06/2019 e serão encerrados às 23h55 do dia 28/06/2019.

6 – NÚMERO DE VAGAS:
Perfil Gabinete: 100 vagas
Perfil Secretaria: 100 vagas

7 – CARGA HORÁRIA:
Perfil Gabinete: 22 horas
Perfil Secretaria: 50 horas

8 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 17 a 24 de maio de 2019.
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 17/05/2019 e encerradas às 23h55 do dia 24/05/2019.

9 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
9.1 – Acessar o endereço http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Inscrições”;
9.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
9.3 – Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
9.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

OBS: O aluno deverá realizar os procedimentos de inscrição para cada perfil em que for convocado/pré-selecionado.

Perfil Gabinete

Link para formulário de inscrição: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur970

Perfil Secretaria

Link para formulário de inscrição: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur971

10 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante.
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público deste curso.
(Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: painel do estudante, a partir das 14h do dia 30/05/2019).

11 – ACESSO AO CURSO:
O curso será oferecido por meio da Internet, pelo endereço http://www.ead.tjmg.jus.br
Para acesso ao ambiente virtual do curso é necessário seguir as etapas:
11.1 – Clicar no link “Cursos”, na sequência, clicar no link “Entrar”, que se encontra em frente a o nome do curso.
11.2 – Digitar o login (os 11 algarismos do CPF) e a senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.

12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
12.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
12.2 – Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
12.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
12.4 – Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

13 – CERTIFICAÇÃO: O estudante deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso para obtenção de certificado da EJEF. O certificado será emitido a partir do dia 15 de julho de 2019 e poderá ser retirado eletronicamente através do site da EJEF.

14 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Será realizada a aferição da aprendizagem através de exercícios aplicados no decorrer do curso.

15 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS MAGISTRADOS:
15.1 – Caso os magistrados convocados não possam atender a esta convocação, deverão enviar uma justificativa somente para o e-mail , indicando a razão da ausência, impreterivelmente, até o dia 27 de maio de 2019, com as informações abaixo:
– No Campo Assunto: Inserir nome do Curso / Ação de Formação e de Aperfeiçoamento
– No Corpo da Correspondência: Inserir o nome completo do magistrado, vara, comarca, período da ausência, justificativa.
– É possível a juntada de documentos, quando necessária, e esses deverão ser digitalizados e enviados como anexo.
15.2 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser comunicadas ao e-mail supracitado.
15.3 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do evento que impossibilitar o comparecimento à ação, mesmo que se dê após o prazo referido.

16 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES CONVOCADOS:
16.1 – A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 27 de maio de 2019, por meio do endereço eletrônico: , devendo ser informado o motivo da não participação.
16.2 – Informa-se que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:
Art. 21-A A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – Dje e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.
16.3 – Cientifica-se, ainda, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º-A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º-Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração.
16.4 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 16.1.
16.5 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do evento que impossibilitar o comparecimento à ação, mesmo que se dê após o prazo referido.

17 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal do estudante, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.

18 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

19 – AUTORIA DO CONTEÚDO: Diretoria de Informática do TJMG – DIRFOR.

20 – SUPORTE TÉCNICO DO CURSO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC

21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$0,00.

22 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

23 – CONTATOS PARA INFORMAÇÕES:
23.1 – Esclarecimentos sobre a organização do curso, convocação e justificativas: Coordenação de Formação Permanente do Interior (COFINT) – Telefone: (31) 3247-8703/8414/8445.
23.2 – Esclarecimentos sobre o acesso e a utilização do ambiente virtual do curso: Central de Tecnologia para Educação e Informação (CETEC) – http://siga.tjmg.jus.br/mod/faleconosco / Telefones: (31) 3247-8429 / 8829 / 8825.
23.2 – Esclarecimentos sobre o sistema PJE: Telefones: 4020-7560 (Belo Horizonte e região metropolitana); 0800-276-7060 (demais comarcas).

LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS PARA A CAPACITAÇÃO DO PJe PARA A TURMA RECURSAL

COMARCA DE ARAGUARI

PERFIL GABINETE
Calvino Campos
Isa Maria dos Santos Resende
Talita Teodoro da Silva
PERFIL SECRETARIA
Cláudio Ribeiro
Adalgisa de Fátima Rodrigues Montes
Guilherme Costa Carrijo

COMARCA DE ITUIUTABA

PERFIL GABINETE
Alessandra Leão Medeiros Parente
Ana Cristina Fernandes Guardiero Paglia
Antonio Félix dos Santos
Katrinne Alves Garcia
Lana Alpulinário Pimenta Santos
Lidia Francisca Horta Carvalho
Monica Souza Oliveira Viali
Rafael Marchiori Silva Demetrio Jorge
Roberto Bertoldo Garcia
Silas Dias de Oliveira Filho
Thales Cazonato Correa
Tiago Bezerra dos Santos
Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto
PERFIL SECRETARIA
André José Ferreira
Jeane Cristina Ferreira Soares
Jéssica Tayná Oliveira Campos

COMARCA DE UBERABA

PERFIL GABINETE
Amanda Cristina Verri Furtado
PERFIL SECRETARIA
Carla Moreira Tostes Tavares
Leonardo Jordão Carrijo Custódio
Leticia Fernanda Silva Pereira
Maria Cristina Alves Rodrigues
Mayara Andrade Junqueira

COMARCA DE UBERLÂNDIA

PERFIL GABINETE
Ibrahim Fleury Camargos Madeira Filho
Alaor Alves de Melo Junior
Ana Carolina Silva
Ana Priscila Rodrigues Souza Xavier Faria
Carlos José Cordeiro
Cesar Aparecido de Oliveira
Claudiana Silva de Freitas
Clovis Silva Neto
Dimas Borges de Paula
Donner Rodrigues Queiroz
Edila Moreira Manosso
Ellen Ferreira Miguel Borges
Ewerton Roncoleta
Fernanda Rocha de oliveira
Fernando elias Santos Matheus
Francine de Boni
Giovanna de Lima Silva
Gustavo de Melo Silvano
Heliatrice Oliveira Costa Rios
Igor da mata Moura
João Ecyr Mota Ferreira
Jordana Moura Nascimento
José Luiz de Moura Faleiros
José Marcio Parreira
Jose Roberto Poiani
José Victor Rodrigues Barbosa
Josiane Araujo Gomes
Jshara Costa Pereira Lima
Jucilaine Figueira de Moura
Juliana Rocha Tavares Melo
Karoline Cardoso Magalhães
Kassiana Maldonado
Kenia Suzete Baía Ferreira Heilbuth
Laysla Abreu Veloso Azevedo
Loane Matos Lenadro Resende
Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro
Luana Ludmila Barbosa
Luís Eusebio Camuci
Marcelo Jorge Cunha
Maria das Graças Rocha Santos
Maria Eduardo Dias Rezende Varas Campullay
Maria Elisa Taglialegna
Matheus Pandolfi Spini
Mauricio Sanches Correa
Miller Rogerio couto Justino
Nathalia Cardoso Felix Borges
Nathaly Gomes Nascimentos
Paulo Fernando Naves de Resende
Pedro Vivaldo de Souza Noleto
Rafaela Ferreira Costa
Ricardo Augusto Salge
Rowilson Gomes Garcia
Vinicius Soares silva
Walner Barbosa Milward de Azevedo
PERFIL SECRETARIA
Giovanna Sucupira Afonso
Rodrigo Santos Nascimento
Wesley Faad Guimarães

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