Modalidade: presencial
Convocação
De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Nelson Missias de Moraes, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, e do Excelentíssimo Senhor Desembargador José Geraldo Saldanha da Fonseca, Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, comunicamos que estarão abertas as inscrições para os magistrados e servidores convocados, e para os estagiários pré-selecionados, para a “Capacitação do Processo Judicial Eletrônico – PJe – Atos Normativos e Rotinas de Gabinete, Secretaria e Serviços Auxiliares para o Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte”, na modalidade presencial, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados e servidores convocados, e estagiários pré-selecionados do Juizado Especial da Fazenda Pública na Comarca de Belo Horizonte, onde o sistema Processo Judicial Eletrônico será implantado, conforme listagem constante deste aviso.
2 – OBJETIVO: Oferecer subsídio teórico e prático para que os usuários conheçam e manuseiem todas as etapas do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
PERFIL GABINETE
Análise dos Atos Normativos relacionados ao Sistema PJe: Lei nº 11.419/2006; Resolução nº 121/2010; Resolução nº 185/2013 ;Provimento nº 355/2018; Rotinas de Gabinete; Visão geral; Menus, agrupadores e tarefas; Diferenciação das tarefas de assessores/estagiários e magistrados; Tramitação processual no gabinete; Tramitação e identificação dos feitos urgentes: Origem (pedido liminar e checkbox) e consequência (tramitação); Aplicação dos alertas; Movimentações e operosidade(ressaltar que a produtividade das audiências realizadas no CEJUS vai para o juiz da vara de origem do processo); Retirada da visibilidade externa da movimentação; Assinatura em lote; Agrupadores típicos; Manipulação dos pedidos (liminar, segredo de justiça, sigilo de documentos e assistência judiciária); Prioridade processual (não existe agrupador específico); Obs: Ressaltar a distinção entre segredo do processo e sigilo de documentos; Uma vez tramitando em segredo, não é necessário marcar os documentos do processo como sigilosos; Análise de prevenção; Agrupadores atípicos; Habilitação advogados: Processo público x segredo; Momento da habilitação (questão jurisdicional); Documentos não lidos; Gestão de transição Processo físico e PJe: Estratégia de produtividade: distribuição interna por dígito ou por tarefa; Caixas (Subcaixas); Melhores práticas de secretaria a serem adotadas; Roteiro de rotinas (tabela); Página do Pje.
Relatórios gerenciais; Citação eletrônica.
PERFIL SECRETARIA
Análise dos Atos Normativos relacionados ao Sistema PJe: Lei nº 11.419/2006; Resolução nº 121/2010; Resolução nº 185/2013; Provimento nº 355/2018; Rotina da Secretaria; Visão geral; Perfis, menus, agrupadores e tarefas; Procedimentos relevantes de rotinas de secretaria; Tarefas Pendentes no PJe – Controle CGJ; Tarefas iniciais; Organização dos processos: Etiquetas, lembretes e alertas; Cumprimento das ordens judiciais; Distinção de feitos urgentes; Redistribuição;
Atos de comunicação; Citação Eletrônica; Contrafé; Carta Precatória; Gestação das comunicações, dos prazos e respostas; Agrupador documentos não lidos; Remessa de recurso à Turma Recursal; Organização por digito ou por tarefa.
PERFIL ATERMAÇÃO
Provimento nº 355/2018; Art. 114º, 150 e 197; Regramento geral de distribuição; Art. 152, 153 e 199; Distribuição pelo distribuidor no PJe; Art. 167, 168 e 199; Distribuição da Inicial em meio físico; Distribuição no sistema pelo Atermador; Distribuição no sistema pelo Distribuidor.
PERFIL ATENDENTE
Provimento nº 355/2018; Art. 112, 115, 116, 117,118, 119; Peticionamento Eletrônico; Art. 124 – Peticionamento em meio físico; Art.125 – Manifestação daqueles que não possuem acesso ao Sistema; Art. 68 e 126; Equipamentos e Atendimento às partes e advogados; Juntada de Petição pelo atendente e sua consequência na secretaria.
PERFIL CONCILIAÇÃO
Ressaltar a importância de tramitação do processo no fluxo; Arts. 207, 212, 213 e 214; Assinatura ata de audiência. (Art. 212 da Prov 355/18); Importância da marcação do realizador: produtividade; Utilização do “data certa” no registro da intimação realizada em audiência.
4 – NÚMERO DE VAGAS:
Perfil Gabinete: 24 vagas
Perfil Secretaria: 49 vagas
Perfil Atendente: 23 vagas
Perfil Atermação: 20 vagas
Perfil Conciliação: 22 vagas
5 – CARGA HORÁRIA:
Perfil Gabinete: 10 horas
Perfil Secretaria: 10 horas
Perfil Atendente: 1 hora
Perfil Atermação: 2 horas
Perfil Conciliação: 2 horas
6 – PERÍODO DO CURSO/HORÁRIO:
Perfil Gabinete – 10 e 11/12/2018, das 13h às 18h
Perfil Secretaria – 12 e 13/12/2018, das 13h às 18h
Perfil Atermação e Distribuição – 14/12/2018, das 13h às 15h
Perfil Atendimento – 14/12/2018, das 15h às 16h
Perfil Conciliação – 14/12/2018, das 16h às 18h
7 – LOCAL DE REALIZAÇÃO:
O Perfil Atermação será realizado na Rua Curitiba, 632 – 4º andar – Centro.
Os demais perfis serão realizados na Avenida Francisco Sales, 1446 – Térreo – Santa Efigênia.
8 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 04/12/2018 e encerradas às 23h55min do dia 06/12/2018, através do link http://siga.tjmg.jus.br/mod/inscricoes
Capacitação do PJe – Comarca de BH – Perfil Atos Normativos e Rotinas de Gabinete
http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur780
Capacitação do PJe – Comarca de BH – Perfil Atendente
http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur779
Capacitação do PJe – Comarca de BH – Perfil Atos Normativos e Rotinas de Secretaria
http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur778
Capacitação do PJe – Comarca de BH – Perfil Conciliação
http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur777
Capacitação do PJe – Comarca de BH – Perfil Atermação
http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur776
9 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
9.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com as listas dos magistrados e servidores convocados, e dos estagiários pré-selecionados.
9.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.
9.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site
http://ead.tjmg.jus.br/siga/mod/paineldoestudante.php, a partir das 14h do dia 07/12/2018.
10 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS MAGISTRADOS:
10.1 – Caso os magistrados convocados não possam atender a esta convocação, deverão enviar uma justificativa somente para os e-mails ou indicando a razão da ausência, impreterivelmente, até o dia 05 de dezembro de 2018, com as informações abaixo:
– No Campo Assunto: Inserir nome do Curso / Ação de Formação e de Aperfeiçoamento
– No Corpo da Correspondência: Inserir o nome completo do magistrado, vara, comarca, período da ausência, justificativa.
– É possível a juntada de documentos, quando necessária, e esses deverão ser digitalizados e enviados como anexo.
10.2 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser comunicadas ao e-mail supracitado.
10.3 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do evento que impossibilitar o comparecimento à ação, mesmo que se dê após o prazo referido.
11- IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES CONVOCADOS:
11.1 – A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, até o dia 05 de dezembro de 2018, por meio do endereço eletrônico: ou devendo ser informado o motivo da não participação.
11.2 – Informa-se que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:
Art. 21-A A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – DJe e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.
11.3 – Cientifica-se, ainda, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º-A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º-Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração
11.4 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 11.1.
11.5 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
12 – CERTIFICAÇÃO: Compete à EJEF fornecer certificado de participação ao aluno que obtiver o mínimo de 80% (oitenta por cento) de frequência efetiva na ação educacional. (Portaria Conjunta nº 360/2014)
O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/certificadosvirtuais, a partir do dia 19/12/18.
13 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Será realizada a aferição da aprendizagem através de atividades propostas no decorrer do curso.
14 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. Tel.: (31) 3247-8703.
15 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: Diretoria de Informática do TJMG.
16 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$5585,34 que abrange:
• Despesas com honorários de instrutores;
• Despesas com a organização, logísticas.
17 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG
18 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
• A EJEF em adesão ao Plano de Logística Sustentável – PLS solicita a todos os participantes que levem para os cursos seu próprio material para anotações (bloco/caderno; caneta/lápis; borracha)
• Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT, por meio dos telefones:
(31) 3247- 8703/8445.
LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS
Perfil Atendente | |
NOME | CARGO |
Cecília de Moura Passos | Estagiário |
Christian Henrique Ferreira Costa | Estagiário |
Cláudia Ferreira Soares | Servidor |
Cláudio Rodrigues de Paula | Servidor |
Elisabete Neres dos Santos | Servidor |
Ênio Patente Silva | Servidor |
Fabiana Batista Novaes Galvão | Estagiário |
Fabiane Leite Correia Amorim Ferreira | Servidor |
Fábio Vinício da Costa Val | Servidor |
Fernanda Damaso Souto de Souza | Estagiário |
Flavia Birchal de Moura | Magistrado |
Grazielle Vieira Rodrigues | Servidor |
Ícaro Gabriel Chaves | Estagiário |
Istefânia Francisca de Sousa | Servidor |
Janice Fátima Almeida | Servidor |
Kelly Cristina Gonçalves Brandão | Servidor |
Larissa Lorrane Alves de Paula Estosito | Estagiário |
Lídice Aparecida dos Santos | Servidor |
Lorrayne Araújo de Souza | Estagiário |
Luanna Zanforlin Gonçalves | Estagiário |
Renato Caldas Goulart | Servidor |
Rerenice de Quadros Morais | Servidor |
Sérgio Pedra | Servidor |
Perfil Atermação | |
NOME | CARGO |
Acsa Noemi dos Santos | Servidor |
Brenda de Souza Bomfim | Estagiário |
Bruno Cota Avelar | Servidor |
Cássia Campos da Silva | Estagiário |
Cláudia Ferreira Soares | Servidor |
Creusa Aparecida Prexedes Nogueira | Estagiário |
Dayse Mara Vieira Dias dos Santos | Servidor |
Eduardo Sidney Knupp | Servidor |
Ênio Patente Silva | Servidor |
Estela Maura Silva de Castilho | Servidor |
Fábio Vinício da Costa Val | Servidor |
Grazielle Vieira Rodrigues | Servidor |
Janaína Graziele Ferreira Silva | Estagiário |
Lorrayne Francielle da Silva | Estagiário |
Maria Elaine Bragança de Souza | Servidor |
Melissa Ribeiro da Glória | Servidor |
Paula Batista Magalhães | Servidor |
Ricardo Saber de Assis | Servidor |
Rúbia Mara Santos Oliveira | Estagiário |
Wallace Dário Pereira | Servidor |
Perfil Conciliação | |
NOME | CARGO |
Ana Cecília Lusardo de Almeida Zenóbio | Servidor |
Ana Paula Teixeira Machado | Estagiário |
Bruna Rodrigues Cobo | Estagiário |
Carla Alves Marques | Servidor |
Carolina de Brito Araújo Morais | Servidor |
Cláudia Ferreira Soares | Servidor |
Fábio Vinício da Costa Val | Servidor |
Grazielle Vieira Rodrigues | Servidor |
Islene de Lourdes Bozzi | Servidor |
José Geraldo de Oliveira | Servidor |
Joseane de Oliveira Dornelas | Servidor |
Josué Lucas Marques Coelho | Estagiário |
Juliana Siqueira Beltrão Caldas | Servidor |
Karla Patrícia de Andrade Costa Terra | Servidor |
Leandro Filipe Silva Zolini | Servidor |
Natália Cunha Peloso | Servidor |
Rafael Henrique Diniz Andrade | Servidor |
Raissa Cunha Almeida | Servidor |
Renata dos Santos Corrêa | Servidor |
Renata Monteiro de Castro Rossi Rocha | Servidor |
Sueli das Graças Barbosa Bruno | Servidor |
Yago Batista Botelho | Estagiário |
LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS – 1ª Fazenda Pública
Perfil Gabinete | |
NOME | CARGO |
Fábio Vinício da Costa Val | Servidor |
Flavia Birchal de Moura | Magistrado |
Flávia Ribeiro Pereira Goulart | Servidor |
Gabriel de Almeida Nery | Estagiário |
Gustavo Henrique Hauck Guimarães | Magistrado |
Lucilene Ferreira da Silva | Estagiário |
Luisa Helena Martins Saraiva | Estagiário |
Mara Catharine Silva da Páscoa Prates | Servidor |
Marcos Antônio da Silva | Magistrado |
Raquel Discacciati Bello | Magistrado |
Thayná Laís da Silva | Estagiário |
Perfil Secretaria | |
NOME | CARGO |
Adriana Maria Vaz Marques Guimarães | Servidor |
Andrea Dias Monteiro de Castro | Servidor |
Bianca Ribeiro de Assis | Estagiário |
Carmem Vera Soares Neto | Servidor |
Cláudia de Deus Vieira | Servidor |
Cláudia Ferreira Soares | Servidor |
Edilene Soares de Almeida Gonçalves | Servidor |
Ênio Patente Silva | Servidor |
Fábio Vinício da Costa Val | Servidor |
Flávia Ribeiro Pereira Goulart | Servidor |
Grazielle Vieira Rodrigues | Servidor |
Helen de Souza Silva | Estagiário |
Isabella Oliveira Carvalho | Estagiário |
José Renato Pereira de Andrade | Servidor |
Juliana Almeida Cabral | Servidor |
Juliana Silva Oliveira | Estagiário |
Mara Catharine Silva da Páscoa Prates | Servidor |
Maria Cristina Gontijo | Servidor |
Maria Miuza Lima | Servidor |
Ramon Anacleto Sousa | Servidor |
Rosana Rosário Garcia | Servidor |
Sílvia Mara Almeida de Souza | Servidor |
Valéria Cristina Franco Barçante | Servidor |
Wallace Dário Pereira | Servidor |
LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS – 2ª Fazenda Pública
Perfil Gabinete | |
NOME | CARGO |
Cristiane Ferreira Araújo | Servidor |
Gislene Rodrigues Mansur | Magistrado |
Pâmela Damasceno Vieira | Estagiário |
Vitor Lima dos Santos | Estagiário |
Perfil Secretaria | |
NOME | CARGO |
Adriana Drumond Araújo | Servidor |
Ana Amália de Oliveira Macedo | Servidor |
Ana Paula Ferraz Bastos | Servidor |
Ana Sílvia Alves dos Reis | Servidor |
Christiana Padrão Holman dos Santos | Servidor |
Flávia Pinheiro de Morais Giannetti | Servidor |
Juliana Chaves Soares | Servidor |
Márcia Lobato Vieira Ubaldino Pereira | Servidor |
Marta Lúcia Gonçalves Azevedo Quaresma | Estagiário |
LISTA DE CONVOCADOS E PRÉ-SELECIONADOS – 3ª Fazenda Pública
Perfil Gabinete | |
NOME | CARGO |
Bianca Stephanie Rodrigues de Oliveira | Estagiário |
Carlos Donizetti Ferreira da Silva | Magistrado |
Lisley de Oliveira Pereira | Servidor |
Lucas Marques Canto Barbosa | Estagiário |
Lucas Pimentel da Silva | Estagiário |
Marcella Soares de Campos Melo | Servidor |
Paulo Sérgio Neris | Magistrado |
Rafaela Aimara Linhares Cristino | Estagiário |
Perfil Secretaria | |
NOME | CARGO |
Aglezielle Anne Benfica | Estagiário |
Denise Mendes Nogueira | Servidor |
Elba Cássia Ferreira Amaral | Servidor |
Eliana Helena Nonato | Servidor |
Ellen Cristiane Costa | Servidor |
Eugênio Rocha Bastos | Servidor |
Fernanda Antônia Mendes Rocha | Servidor |
Fernanda Rocha Matos | Servidor |
Gabriel Borges Mendonça | Estagiário |
Maria Ivane Damascena Andrade | Servidor |
Paulo César Rodrigues Ferreira | Servidor |
Raphael Barreto Huguet | Servidor |
Selma Ferreira da Silva | Servidor |
Sílvia Rodrigues Vasconcellos Melo | Servidor |
Viviane Barbosa Machado | Servidor |
Wesley Lopes Maciel | Estagiário |