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Início » I Simpósio de Preservação Digital no TJMG: Desafios e Perspectivas para a Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos

I Simpósio de Preservação Digital no TJMG: Desafios e Perspectivas para a Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos

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Modalidade: Presencial

De ordem da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o “I Simpósio de Preservação Digital no TJMG: Desafios e Perspectivas para a Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos”, a ser realizado em Belo Horizonte, no Auditório do Anexo I, com transmissão simultânea para o Auditório do Anexo II, das 8h às 17h,conforme descrito abaixo:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados, servidores e estagiários do TJMG e público externo, com foco na área de documentação, acervo e arquivo digital.

2 – OBJETIVO: Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante compreenda o cenário de transformação digital como característica exponencial dos processos de trabalho na sociedade contemporânea e a responsabilidade legal dos servidores públicos quanto à preservação dos documentos digitais produzidos no exercício das suas atividades.

3 – DOCENTES:
• Cristiano Menezes Álvares – Analista Judiciário do TJDFT – Especialidade Arquivologia – Professor do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense;
• David Dias – Diretor da área de Artificial Intelligence, Robotics & Advanced Analytics para América Latina na Accenture;
• Fernando Hadad Zaidan – Doutor em Ciência da Informação na UFMG;
• Simone Meireles Chaves – Gerente da Gerência de Arquivo e Gestão Documental da 2ª Instância, de Documentos Eletrônicos e Permanentes – GEDOC/TJMG;
• Tatiana Canelhas Pignataro – Bacharel em Ciência da Computação e Arquivologia Pesquisadora do Grupo de Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos da Universidade Federal Fluminense e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e arquivista do Senado Federal;
• Daniel Flores – Bacharel em Arquivologia, Doutor em Documentação, Professor do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFF;
• Tiago Emmanuel Nunes Braga – Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.

4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Transformação e Empoderamento Digital – Reflexo nas Instituições Públicas e Privadas;
• Aporte da arquitetura corporativa para a aplicação de um SIGAD;
• Missão do/a gestor/a de Informação Documental no mundo digital, Cadeia de Custódia Digital Arquivística – a CCDA, Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis, Plataformas de acesso, Estratégias de preservação digital;
• Plano de implantação de rotinas para efetivar a gestão de documentos eletrônicos no âmbito do TJMG;
• Desenvolvimento de tecnologias no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT para Preservação Digital.

5 – NÚMERO DE VAGAS: 400

6 – CARGA HORÁRIA: 8h

7 – DATA: 10 de março de 2020

8 – HORÁRIO: das 8 às 17h

9 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório do Anexo I do TJMG – Rua Goiás, 229 – Centro, com transmissão simultânea para o Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais – situado a Rua Goiás, 253 – Centro Belo Horizonte/MG.

10 – PERÍODO DAS INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas por meio do link http://siga.tjmg.jus.br/mod/inscricoes no período de 3 a 9 de março de 2020, conforme descrito abaixo:
10.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
10.2 – As inscrições serão abertas a partir das 17h do dia 3 de março e encerradas às 10h do dia 9 de março de 2020.
10.3 – Inscrições, clique aqui: http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1266

11 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
11.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público descrito no item 1 e o número de vagas disposto no item 5 deste edital.
11.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.
11.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site
http://ead.tjmg.jus.br/siga/mod/paineldoestudante.php, a partir das 14h do dia 9 de março de 2020.
11.4 – O participante deverá:
11.4.1 Acessar o endereço http://siga.tjmg.jus.br/mod/inscricoes;
11.4.2. Na página de inscrições, localizar o nome do curso e depois, clicar em “INSCRIÇÕES ABERTAS – CLIQUE AQUI”;
11.4.3 Em seguida, preencher ou atualizar, no formulário, seus dados de cadastro. Por fim, clicar no botão “Enviar o pedido de inscrição”;
11.4.4 Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para “login” e “senha”, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

12 – CERTIFICAÇÃO: O participante deverá obter 100% (cem por cento) de participação da carga horaria total do curso. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/certificadosvirtuais, a partir do dia 16 de março de 2020.

13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do Simpósio o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, ambiente de treinamento, dentre outros.

14 – CUSTEIO: O TJMG não custeará eventuais despesas com diárias e reembolso de transporte para os participantes.

15 – ABONO DE PONTO: A Escola Judicial não concederá abono de ponto para os servidores participantes.

16 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

17 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: Gerência de Arquivo e Gestão Documental da 2ª Instância, de Documentos Eletrônicos e Permanentes – GEDOC.

18 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ R$ 20.586,00 que abrange:
• Despesas com docentes: diárias e passagens aéreas;
• Despesas com a organização, logística e montagem do evento;

19 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

20 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
20.1 A EJEF em adesão ao Plano de Logística Sustentável – PLS solicita a todos os participantes que levem para os cursos seu próprio material para anotações (bloco/caderno; caneta/lápis; borracha).
20.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT, por meio do telefone: (31) 3247- 8450.

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