Republicação: Lista de convocados e prorrogação período de inscrições
De ordem do Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho e do 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Renato Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Encontro de Gestão de Projetos dos Tribunais de Justiça, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários do TJMG e representantes dos demais Tribunais de Justiça do Brasil.
2 – OBJETIVO: Ao final da ação educacional, espera-se que as(os) participante sejam capazes de reconhecer a importância do gerenciamento de projetos e suas metodologias no judiciário contribuindo para uma prestação jurisdicional cada vez mais eficaz e eficiente.
3 – MODALIDADE: Presencial.
4 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 5 e 6 de outubro de 2023.
5 – HORÁRIO DE REALIZAÇÃO: das 9 às 18h.
6 – LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sede do TJMG – Plenário do Órgão Especial e dependências, situado na Avenida Afonso Pena, 4001 – Serra – Belo Horizonte/MG.
7 – PROGRAMAÇÃO:
5/10/2023 – 1º dia:
Credenciamento: 8h15 às 9h
Abertura:
9 às 9h10 – Abertura do evento com a composição da mesa de honra e registro de autoridades.
9h10 às 9h20 – Execução dos hinos e apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem do TJMG.
9h20 às 9h30 – Fala de apoio ao evento e boas-vindas – Guilherme Augusto Mendes do Valle – Secretário Especial da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (SEGOVE).
9h30 às 9h35 – Pronunciamento do 2º Vice- Presidente do TJMG.
9h35 às 9h40 – Pronunciamento do Presidente do TJMG.
9h40 às 9h50 – Apresentação da NUGEPRO – Priscila Souza – Gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (CEPROJ) e Carlos Maurício Lazzarini Ávila – Coordenador do Núcleo de Gestão de Projetos (NUGEPRO).
9h50 às 10h50 – Palestra: “Projetos no Setor Público: agilidade e mudanças do presente” – Gustavo Teixeira – Fundador da empresa PMBASIS Consultoria.
10h50 às 12h – Palestra: “Project Thinking – uma abordagem de projetos de inovação centrada nas pessoas” – Eduardo Freire – CEO e responsável pela Evolução na FWK Innovation Design.
12 às 14h – Almoço
14 às 15h30 – Painel: “Gestão de Projetos aplicados à Política Pública de Justiça” – Ana Letícia Moura Vilela Coordenadora de Governança em TIC do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT e Janaine Voltolini de Oliveira – Coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima – TJRR.
15h30 às 16h – Intervalo
16 às 17h – Palestra: “Caminho para a Governança em Projetos no Setor Público” – Rodrigo Paines – CTO do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul – CREA-RS.
17 às 18h – Palestra: “O sistema de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil e sua convergência com projetos do Poder Público” – Felipe Moraes Borges – Diretor de Filiação e Voluntariado do Project Management Institute – PMI MG.
Oficinas: 16 às 18h
– Oficina “Lego Scrum Game” – Roberto Vieira – Especialista em Projetos de Transformação Organizacional – Conexão Ágil Consultoria e Treinamentos.
– Oficina “OKR Futebol Clube” – Rodrigo Mota Narcizo – Servidor público federal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Encerramento do 1º dia.
6/10/2023 – 2º dia:
Credenciamento: 8h15 às 9h
Abertura:
9 às 9h30 – Orquestra/Coral Juvenil e apresentação de vídeo – Priscila Souza (CEPROJ).
9h30 às 10h30 – Palestra: “A importância da comunicação efetiva para o sucesso nos projetos” – Charlton Almeida – Chefe da Divisão de Planos de Planos e Programas na Diretoria de Planejamento do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE.
10h30 às 12h – Palestra: “Desafios do Escritório de Gerenciamento de projetos até a escolha da ferramenta institucional” – Alexandre Camilo – Servidor Analista Judiciário/Analista de Sistema-Desenvolvimento do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – TJPI.
12 às 14h – Almoço
14 às 15h30 – Painel: “Boas Práticas de Gestão de Projetos” – Felipe Baptista – Servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe – TJSE; Renata Silveira Meneses – Servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE; Eire Zimmermann – Servidor da Divisão de Projetos Estratégicos do Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR; Cristina Winckler – Coordenadora do Escritório Corporativo de Projetos Institucionais no Conselho Nacional de Justiça – CNJ;
Mediadora: Priscila Souza (CEPROJ).
15h30 às 16h – Intervalo
16 às 17h – Palestra: “Futuro do Gerenciamento de Projetos: tendências e perspectivas” – Gino Terentim – Especialista em Transformações Organizacionais e Gestão de Projetos.
17 às 18h – Palestra: “Gestão de Tempo em projetos” – Ademir Junior – Gerente de Projetos e de Programas em multinacional.
Oficinas: 16 às 18h
– Oficina “Utilizando o Storytelling no processo de planejamento de projetos” – Cristina Winckler – Coordenadora do Escritório Corporativo de Projetos Institucionais no CNJ; Erika Teixeira Guimarães – Assistente do Escritório de projetos no CNJ; Igor Caires Machado – Consultor de Projetos Institucionais no CNJ.
– Oficina “Soft Skills, Grandes Projetos: como humanizar a gestão no Setor Público” – Júlia Cândido Vieira e Eduarda Perdigão Coura- Facilitadoras e Laboratorista na Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais
(UAILab).
18h – Encerramento do evento – Guilherme Mendes do Valle (SEGOVE)
8 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 horas.
9 – NÚMERO DE VAGAS: 245 vagas.
9.1 – Serão oferecidas 4 oficinas na programação do Encontro, sendo 30 vagas para cada oficina, já inclusas na quantidade citada no item 9.
10 – DAS INSCRIÇÕES:
10.1 – A(O) participante deverá acessar o sistema SIGA a partir das 10h do dia 13 de setembro até as 23h59min do dia 28 de setembro de 2023, por meio do formulário disponível no link: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2437
10.2 – Para participação nas oficinas, após efetuar a inscrição no link acima, a(o) participante poderá se inscrever em até duas oficinas de sua escolha, conforme descrito abaixo:
10.2.1 – Oficina “Lego Scrum Game” (5/10/2023, das 16 às 18h):
Link para inscrição: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2438
10.2.2 – Oficina “OKR Futebol Clube” (5/10/2023, das 16 às 18h):
Link para inscrição: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2439
10.2.3 – Oficina “Utilizando o Storytelling no processo de planejamento de projetos” (6/10/2023, das 16 às 18h):
Link para inscrição: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2440
10.2.4 – Oficina “Soft Skils, Grandes Projetos: como humanizar a gestão no Setor Público” (dia 6/10/2023, das 16 às 18h):
Link para inscrição: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2441
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar seus dados de cadastro no formulário e, ao final, clicar no botão seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar o pedido de inscrição”.
10.4 – As inscrições validadas poderão ser consultadas no <http://www.siga.tjmg.jus.br>, por meio do ícone “Painel do Estudante”, a partir das 10h do dia 25 de setembro de 2023.
10.5 – Serão excluídas as inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
10.6 – Para certificação, as(os) participantes deverão realizar a inscrição no link descrito no item 10.1 (https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2437).
10.7 – As(os) participantes que forem matriculadas(os) dentro do número de vagas para participar das oficinas citadas nos itens 10.2.1, 10.2.2, 10.2.3 e 10.2.4, deverão se direcionar ao local onde serão realizadas as oficinas, não sendo possível portanto, acompanhar as palestras que ocorrerão no mesmo horário.
10.7.1 – As oficinas citadas nos itens 10.2.1, 10.2.2, 10.2.3 e 10.2.4, ocorrerão no mesmo endereço da realização do evento.
11 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
11.1 – As(os) participantes serão aprovadas(os) e certificadas(os) se obtiverem o mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos dois dias do evento (registrando sua presença em pelo menos 3 turnos), aferida por meio de assinatura de lista de presença disponível no local do evento.
11.2 – Para certificação, obrigatoriamente a(o) participante deverá estar inscrita(o) no link https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2437, descrito no item 10.1.
11.3 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br até 5 dias úteis, após o término da ação.
12 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes, ao final da ação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade da ação educacional, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.
13 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO: A necessidade de cancelamento da matrícula deverá ser comunicada pelo Canal Fale Conosco, no endereço www.siga.tjmg.jus.br.
14 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 126.152,00 (Cento e vinte seis mil, cento e cinquenta e dois reais), que abrange despesas com honorários de docentes, diárias de colaborador externo, hospedagem, passagens aéreas e logística.
15 – ORIGEM DA RECEITA: Dotação orçamentária do TJMG
16 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
16.1 – Ação educacional realizada pela EJEF, em atendimento à demanda do Núcleo de Gestão de Projetos do TJMG – NUGEPRO, e em parceria com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ.
16.2 – Todas as informações relativas a essa ação educacional serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
16.3 – A EJEF em adesão ao Plano de Logística Sustentável – PLS, solicita a todas(os) participantes que levem para os cursos o seu próprio material para anotações (bloco/caderno, caneta/lápis, borracha).
16.4 – De acordo com as regras disciplinadas no artigo 9º, § 2º da Portaria 1409/PR/2022:
“Art. 9º Será considerada como hora trabalhada a efetiva participação de servidor em atividades presenciais ou síncronas das ações educacionais internas”.
(…)
“§ 2º Nos casos de participação por livre iniciativa do servidor, só serão consideradas como horas trabalhadas aquelas correspondentes ao período de participação efetiva durante a jornada de trabalho, desde que haja a autorização prévia do gestor imediato, facultada a inversão de turno.
16.5 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I, por meio do www.siga.tjmg.jus.br, clicar no ícone “Fale Conosco” ou por meio do telefone (31) 3247-8780 ou e-mail
16.6 – Edital publicado originalmente no dia 13 de setembro de 2023.