INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
1 – MODALIDADE:
Curso de participação por convocação e de realização a distância, destinado à capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
2 – METODOLOGIA:
Integralmente baseada na utilização da Internet e autoinstrucional – isto é, o estudante, por meio da Internet, acessa o ambiente virtual do curso (ejef.tjmg.jus.br) e realiza o seu próprio percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina procedimentos didáticos e utilização de recursos técnicos próprios da Educação a Distância (EAD).
3 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados, servidores e estagiários da Comarca de Belo Horizonte do TJMG.
4 – OBJETIVO:
Propiciar informações sobre o SEI na expectativa de que, ao final do curso, os participantes sejam capazes de:
• Conhecer o Sistema Eletrônico de Informações.
• Identificar e examinar os procedimentos do sistema.
• Tramitar os documentos eletronicamente.
• Empreender maior celeridade na tramitação de documentos da Administração e da Unidade Judiciária.
5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução ao SEI, área de trabalho/controle de processos.
• Como iniciar um processo.
• Incluir e editar documentos.
• Assinar documentos e criar bloco de assinatura.
• Como tramitar um processo e organizar a área de trabalho.
• Estatística e pesquisa.
• Dicas sobre o SEI e fórum de discussão.
6 – NÚMERO DE VAGAS: 1.500
7 – CARGA HORÁRIA: 5 horas
8 – PERÍODO DO CURSO:
10 a 24 de julho de 2017. (O ambiente do curso estará acessível a partir das 14h do dia 10/07/2017 e será encerrado às 23h55 do dia 24/07/2017.)
9 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
26 de junho a 03 de julho de 2017. (As inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 26/06/2017 e encerradas às 23h55 do dia 03/07/2017, ou até o encerramento das vagas.)
10 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
10.1. O interessado em participar do curso deverá:
• Acessar o endereço http://www.ead.tjmg.jus.br, clicar em “Inscrições”;
• Na página de inscrições, clicar em “INSCRIÇÕES ABERTAS – CLIQUE AQUI”;
• Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
10.2. Os campos Email e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete.
11 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
11.1. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.
11.2. Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público desse curso, descrito no item 3;
• Inscrições daqueles que já realizaram o curso na modalidade presencial ou em ciclo anterior da modalidade a distância.
11.3. Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site https://ejef.tjmg.jus.br, “Curso SEI” a partir do dia 06/07/2017 após às 14h.
12 – CONVOCAÇÃO:
Os interessados que tiverem sua inscrição deferida serão convocados pela EJEF, tornando-se obrigatória a sua participação, nos termos do art. 8º, caput, da Portaria Conjunta da Presidência n° 360/2014.
13 – IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO:
A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional, ressalvados os casos de afastamento legal ou regulamentar, deverá ser justificada, até o dia 03 de julho de 2017, por meio do Fale Conosco, no endereço: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco/FormFaleConosco.php, sendo indicada a razão para a não participação, que será submetida à análise da DIRDEP/EJEF para os fins do art. 21, §§ 2° e 4° da Resolução n° 367/2001 e do art. 8°, §§ 5° e 6° da Portaria Conjunta n° 360/2014.
13.1. Excepcionalmente, no caso de não participação por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do evento que impossibilitar participação ou conclusão da ação de formação, mesmo que se dê após o prazo referido.
14 – ACESSO AO CURSO:
Para acesso ao curso, o estudante deverá utilizar o login (e-mail) e a senha tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
15 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
Para realizar o curso, o estudante deverá:
• Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos.
• Ter disponível acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps.
• Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual. O e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente.
• Manter o Sistema Operacional do computador e o Navegador de Internet atualizados, bem como possuir os programas Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
16 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Será realizada a aferição da aprendizagem por meio de exercícios aplicados no decorrer do curso.
17 – CERTIFICAÇÃO:
Para o recebimento do certificado de participação e conclusão do curso da EJEF, o estudante deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso.
18 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO:
Ao final do curso, será apresentada avaliação de reação, na qual o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, informações novas oferecidas, uso do ambiente virtual, atividades, aplicabilidade dos conhecimentos, dentre outros.
19 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO:
A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal do estudante, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
20 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E METODOLÓGICA:
Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC / Núcleo de Educação a Distância.
21 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO:
Equipe da Gerência de Biblioteca, Pesquisa e Informação Especializada – GEDOC, da Diretoria Executiva de Gestão Documental – DIRGED
22 – SUPORTE TÉCNICO:
Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC / Núcleo de Educação a Distância: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco/FormFaleConosco.php
Telefone: (31) 3247- 8990/ 8825/ 8829, no horário de funcionamento do TJMG.
23 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 0,00.
24 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG
25 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
25.1. O “Curso Sistema Eletrônico de Informações – Sei” foi desenvolvido pela GEDOC/DIRGED/EJEF e pela CETEC –EAD/DIRDEP.
25.2. Esclarecimentos sobre o acesso ao curso e outras informações poderão ser obtidos, no horário de funcionamento do TJMG, junto à: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco/FormFaleConosco.php
Telefone: (31) 3247- 8990/ 8825/ 8829.
25.3. Outros esclarecimentos sobre o SEI poderão ser obtidos acessando: http://www.tjmg.jus.br/redetjmg/administrativo/sistema-eletronico-de-informacoes-sei/sistema-eletronico-de-informacoes-sei.htm