Ejef
  • SIGA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Banco de Docentes
  • TJMG
  • Fale conosco
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
        • Equipe de apoio à Administração
        • Candidato(a) à vaga de estágio
        • Estagiário(a)
        • Supervisor(a) de estágio
        • Instituição de ensino
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » Curso Rotinas de Secretaria Judiciária – Serviços Cartorários

Curso Rotinas de Secretaria Judiciária – Serviços Cartorários

Compartilhe:

Modalidade: a distância

250 Vagas para Inscrições Livres e
261 Vagas para os Servidores em Estágio Probatório convocados*

De ordem do Excelentíssimo Sr. Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a 1ª turma do curso Rotinas de Secretaria da Área Judiciária – Serviços Cartorários, conforme abaixo especificado:

1 – METODOLOGIA: integralmente baseada na utilização da Internet e autoinstrucional – isto é, o aluno, por meio da Internet acessa o ambiente virtual do curso (http://www.ead.tjmg.jus.br) e realiza seu próprio percurso de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina procedimentos didáticos e utilização de recursos técnicos próprios da Educação a Distância (EAD).

2 – PÚBLICO ALVO: Servidores (estáveis e em estágio probatório*) e estagiários lotados nos Serviços Cartorários da Secretaria do TJMG (2ª Instância).

3 – OBJETIVO: ao final do curso o aluno terá uma visão geral das atividades básicas realizadas em todos os cartórios do Tribunal de Justiça como, por exemplo, juntada de petições, cadastramento de partes, intimações, publicações, etc., bem como sobre as rotinas específicas de procedimentos e, ainda, deverá ser capaz de dar andamento aos processos, suporte aos julgamentos e o cumprimento das decisões e dos despachos, atendendo sempre às normas processuais e regimentais.

4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Conceitos introdutórios, noções básicas e rotinas comuns aos cartórios do Tribunal
• Rotinas cartorárias comuns utilizando o sistema JPe
• Rotinas específicas para cartórios cíveis
• Rotinas específicas para cartórios criminais
• Rotinas específicas para o Cartório de Feitos Especiais
• Rotinas específicas para cartórios de recursos a outros tribunais

5 – AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: Será realizada a aferição da aprendizagem por meio de exercícios aplicados no decorrer do curso.

6 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso o aluno apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, informações novas oferecidas, uso do ambiente virtual, atividades, aplicabilidade dos conhecimentos, dentre outros.

7 – NÚMERO DE VAGAS: 250 vagas para inscrições livres e 261 vagas para os servidores em estágio probatório convocados.

8 – CARGA HORÁRIA: 23 horas

9 – PERÍODO DO CURSO: 03 de novembro a 16 de dezembro de 2015.
(o ambiente do curso estará acessível a partir das 14h do dia 03/11/2015 e será encerrado às 18h do dia 16/12/2015).

10 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 20 a 27 de outubro de 2015.
(As inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 20/10/2015 e encerradas às 18h do dia 27/10/2015).
Mesmo tendo sido convocado, o servidor em estágio probatório deverá obrigatoriamente seguir os procedimentos abaixo, assim como os demais interessados.
10.1 – Acessar o endereço http://www.ead.tjmg.jus.br e clicar no link “Inscrições”;
10.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro (marcar a opção de Estágio Probatório, caso ainda esteja nessa situação) e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
10.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://www.ead.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

11 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do aluno.
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público-alvo deste curso.
As inscrições confirmadas serão divulgadas no site http://www.ead.tjmg.jus.br no dia 29 de outubro, a partir das 14h.

12 – ACESSO AO CURSO: no link “Cursos”, por meio do endereço http://www.ead.tjmg.jus.br.
Na sequência, clicar no link “Entrar”, que se encontra em frente ao nome do curso. O aluno deverá, então, digitar o login (os 11 algarismos do CPF) e a senha, exatamente como os informou na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.

13 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS
13.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
13.2 – Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
13.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
13.4 – Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

14 – CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: O aluno deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso para obtenção de certificado da EJEF.

15 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO:
15.1 – Serão excluídos do ambiente e considerados desistentes os alunos que não acessarem o curso até o dia 17 de novembro de 2015 ou o abandonarem sem justificativa por escrito. Esse aluno ficará impedido de ter sua inscrição validada no próximo curso Rotinas de Secretaria da Área Judiciária – Serviços Cartorários, a distância;
15.2 – A justificativa para o cancelamento da inscrição deverá ser enviada para o endereço e-mail:
As justificativas serão analisadas pela Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas – DIRDEP.

16 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal do aluno, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.

17 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E METODOLÓGICA: Gerência de Recrutamento, Seleção e Formação Inicial – GESFI, por meio da Coordenação de Formação Inicial – COFAC e Gerência de Formação Permanente – GEFOP e Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

18 – AUTORES DO CONTEÚDO:
18.1 – Módulo Básico: Eugênio Zulmir Penno, Glayson Pereira Martins, Patrícia Karla da Silva e Thiago Kamon Macedo Monteiro de Castro Hyodo.
18.2- Módulo Específico: Eugênio Zulmir Penno e Patrícia Karla da Silva.

19 – SUPORTE TÉCNICO: Equipe de Educação a Distância: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco
Telefone: (31) 3247-8825, no horário de funcionamento do TJMG.

20 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 10.353,48.

21 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

22 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
22.1 – O curso Rotinas de Secretaria da Área Judiciária – Serviços Cartorários é uma realização da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF;
22.2 – Orientações a respeito de acesso ao curso poderão ser obtidas por meio do suporte técnico citado no item 19;
22.3 – Poderão ser obtidos esclarecimentos com a Coordenação de Formação Inicial – COFAC, por meio do telefone (31)3247-8943, ou pelo e-mail .

CONVOCAÇÃO
CURSO ROTINAS DE SECRETARIA DA ÁREA JUDICIÁRIA – SERVIÇOS CARTORÁRIOS
1ª TURMA

De ordem do Excelentíssimo Sr. Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, estão convocados os servidores em estágio probatório lotados nos Serviços Cartorários, conforme listagem abaixo*, para participarem do curso Rotinas de Secretaria da Área Judiciária – Serviços Cartorários, integrante do Programa Servidor Integrado – SERIN.

  • Clique aqui e confira a listagem.

Veja também

Construindo ambientes seguros: prevenção e enfrentamento ao Assédio
Cursos

Construindo ambientes seguros: prevenção e enfrentamento ao Assédio

Cursos

Jornada do Conhecimento – Turma 4/2025

Aviso de Pré-seleção para o curso Capacitação em Conciliação – Turma 2/2025
Cursos

Capacitação em Conciliação – Turma 2/2025

Últimas notícias

I Conferência Internacional de Direito Climático da Escola Superior de Magistratura do Amazonas – Esmam

“Formação de Formadores” debate novas práticas de ensino na magistratura

III Encontro Interinstitucional do eproc promove atualização e inovação na gestão de processos eletrônicos

Submissões de Artigos para publicação na Revista do TRF da 3ª Região

EJEF realiza simpósio sobre combate ao assédio e discriminação no ambiente de trabalho

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • YouTube

Conheça o app

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100 Telefone: (31) 3247-8700

Skip to content
Open toolbar Ferramentas de acessibilidade

Ferramentas de acessibilidade

  • Texto maiorTexto maior
  • Texto menorTexto menor
  • Escala de cinzaEscala de cinza
  • Alto contrasteAlto contraste
  • Contrast negativoContrast negativo
  • Fundo claroFundo claro
  • Links sublinhadoLinks sublinhado
  • Fonte legívelFonte legível
  • Reset Reset