Ejef
  • SIGA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Banco de Docentes
  • TJMG
  • Fale conosco
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
        • Equipe de apoio à Administração
        • Candidato(a) à vaga de estágio
        • Estagiário(a)
        • Supervisor(a) de estágio
        • Instituição de ensino
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » Curso “Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa” – Modalidade: a distância, com tutoria

Curso “Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa” – Modalidade: a distância, com tutoria

Compartilhe:

“Curso Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa” 

Modalidade: a distância, com tutoria

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o “Curso Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa”, conforme abaixo especificado:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados do TJMG.

2 – OBJETIVO:
Ao final da ação educacional, espera-se que os magistrados sejam capazes de aplicar diversas técnicas de comunicação verbal e não verbal que possibilitem melhorar a apreensão da mensagem enviada aos seus interlocutores, no caso à sociedade e à imprensa, nas diversas mídias, com as competências de raciocínio lógico-crítico, de criatividade e de postura ética e senso de responsabilidade social, trabalhando as questões do conhecimento, dos procedimentos e das atitudes no contexto e de acordo com os atos normativos que regem as abordagens de comunicação.

3 – DOCENTE:
Gabriel Henrique Collaço – Jornalista, Formador e Tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM (Tutor).

4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1: Comunicação e linguagem: Processo de comunicação; expressão corporal; a voz; a fala; os vícios e a simplificação da linguagem.
Unidade 2: Exposição e entrevistas nas mídias: Diversidade de entrevistas; Da pauta ao Off; Concentração para entrevistas gravadas e ao vivo; Fontes jornalísticas; As relações sociais e os textos da cultura jurídica.
Unidade 3: Comunicação e poderes: Princípios; Liberdade de comunicação, de pensamento, de expressão e de imprensa; Os direitos e a informação.
Avaliação final – Casos midiáticos: Informação ou julgamento em casos de violência expostos na mídia; A inteligência artificial; Decisões do STF; A falta de apuração em tempos de fake news que condena e viola a dignidade; Lembranças do caso Escola Base e o Pasquim em época de ditadura; Novos Casos de Imprensa.

5 – MODALIDADE: A distância, com tutoria.

6 – PERÍODO: 24 de fevereiro a 25 de março de 2021

7 – CARGA HORÁRIA: 30h

8 – NÚMERO DE VAGAS: 40

9 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 8 a 22 de fevereiro de 2021.
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 8/2/2021 e encerradas às 23h55 do dia 22/2/2021.

10 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
10.1 – Acessar o endereço: http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “inscrições abertas – clique aqui”;
10.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar, no formulário, seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
10.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

11 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
11.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo descrito no item 1 e o número de vagas disposto no item 8 deste aviso;
11.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1;
11.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: “painel do estudante”, a partir do dia 22/2/2021, após as 14 horas.

12 – ACESSO AO CURSO: Para acesso ao curso é necessário:
12.1 Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br;
12.2 Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
12.3 Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
12.4 O aluno deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas e consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema, para verificar avisos, alertas, dentre outros;
12.5 O ambiente do curso estará acessível a partir das 14h da data inicial e será encerrado às 23h59 da data de término.

13 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
13.1 Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
13.2 Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
13.3 Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
13.4 Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

14- AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.

15 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
15.1. Os participantes serão aprovados e certificados se obtiverem o mínimo de 75% de aproveitamento nas atividades propostas no ambiente virtual do curso.
15.2. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br, 5 dias úteis após o término da ação.

16 – ENFAM: Informamos que o curso está credenciado na ENFAM, por meio da Portaria de Credenciamento de curso compartilhado de n. 314, de 11 de dezembro de 2020.

17 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

18 – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO: Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (COPED).

19 – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: www.siga.tjmg.jus.br, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

20 – AUTORIA DO CONTEÚDO: Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 7.200,00 que abrange:
• Despesas referentes à contratação do tutor.

22 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

23 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
23.1 Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
23.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. E-mail para contato ou pelo telefone (31) 3247-8703.

Veja também

1ª Vice SOMA – Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial – Turma 9/2025
Cursos

1ª Vice SOMA – Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial – Turma 11/2025

Encontro Núcleo Regional da EJEF de Contagem
Cursos

Encontro Núcleo Regional da EJEF de Contagem

2ª Semana Nacional dos Juizados Especiais Ação Educacional “Integração e Práticas Restaurativas para o Fortalecimento dos Juizados Especiais”
Cursos

2ª Semana Nacional dos Juizados Especiais Ação Educacional “Integração e Práticas Restaurativas para o Fortalecimento dos Juizados Especiais”

Últimas notícias

Eliminação de documentos judiciais e administrativos – Edital Nº 4/2025

EJEF firma parcerias com universidades para oferta de mestrado e doutorado a magistrados e servidores

Doação de obras literárias e jurídicas enriquece acervo do TJMG

Seminário no TJMG debate prevenção ao assédio e discriminação no Judiciário

I Conferência Internacional de Direito Climático da Escola Superior de Magistratura do Amazonas – Esmam

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • YouTube

Conheça o app

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100 Telefone: (31) 3247-8700

Skip to content
Open toolbar Ferramentas de acessibilidade

Ferramentas de acessibilidade

  • Texto maiorTexto maior
  • Texto menorTexto menor
  • Escala de cinzaEscala de cinza
  • Alto contrasteAlto contraste
  • Contrast negativoContrast negativo
  • Fundo claroFundo claro
  • Links sublinhadoLinks sublinhado
  • Fonte legívelFonte legível
  • Reset Reset