CONVOCAÇÃO
5ª Retificação: Lista final de convocadas(os)
De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Renato Luís Dresch, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o “Curso de Capacitação em Design Sprint” – modalidade a distância, com aulas ao vivo, conforme abaixo especificado:
1. PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Laboratoristas (servidoras e servidores) da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório e servidoras e servidores indicados pela UAILab e pela EJEF, cujo lista será publicada oportunamente.
1.1. No caso de vagas remanescentes, poderão se inscrever demais servidoras e servidores 1ª vice, 3ª vice, AGIN e DEPLAG.
2. OBJETIVO: Ao final da ação, espera-se que o participante seja capaz de aplicar o método Design Sprint em projetos e ações de inovação organizacional.
3. DOCENTE:
Rodrigo Mota Narcizo: Servidor do quadro efetivo ocupante do cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil atualmente lotado no Escritório de Projetos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Já atuou nas áreas de capacitação, gestão do conhecimento, fomento e parcerias e inovação. Conectar Mentes Academy: docente da disciplina Gamificação. IDP: docente das disciplinas Gestão do Conhecimento e Comportamento Organizacional e Liderança. Escola Nacional de Administração Pública (Enap): docente do curso de Design Sprint, do curso de Design de Serviços, da disciplina de liderança e inovação no Programa Liderando para o Desenvolvimento e facilitador de oficinas para projetos de inovação. Conexão Inovação Pública RJ (trabalho voluntário): coidealizador da rede, facilitador de aprendizagem, organizador de eventos como cursos, webinários, prêmios de inovação e maratonas de inovação.
4. MODALIDADE: A distância, com aulas ao vivo.
5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- 1ª AULA: Introdução, características gerais e objetivos do método; Fundamentos, histórico e aprendizados que levaram à criação do método; Características da etapa Planejar do Design Sprint: nome do projeto, desafio, superfície, equipe, logística.
- 2ª AULA: Características e técnicas da etapa Mapear do Design Sprint: objetivo de longo prazo, perguntas do Sprint, como podemos, entrevista com especialistas, mapa, alvo.
- 3ª AULA: Características e técnicas da etapa Esboçar do Design Sprint: demonstração relâmpago, anotações, esboço inicial, Crazy 8s, esboço final. Características e técnicas da etapa Decidir do Design Sprint: museu de arte, crítica-relâmpago, intenção o de voto, super-voto, storyboard.
- 4ª AULA: Características e técnicas da etapa Prototipar do Design Sprint: definição de papéis, prototipagem, teste interno. Características e técnicas da etapa Testar do Design Sprint: roteiro, entrevista em 5 atos, consolidação de aprendizado, revisão do Sprint.
- 5ª AULA: Lições aprendidas e boas práticas da facilitação do Design Sprint.
6. DATA E HORÁRIO:
- Turma 1: 7, 8 e 9/11 – das 14 às 17h e 10 e 11/11 – das 14 às 17h30.
- Turma 2: 2, 5, 6 e 7/12 – das 8 às 12h.
- Turma 3: 1º,6,15/2/2023 – das 14 às 17h e 27/2 e 1º/3/2023 – das 14 às 17h30.
7. CARGA HORÁRIA: 16h para cada turma.
8. NÚMERO DE VAGAS: 25 vagas para cada turma.
9. DAS INSCRIÇÕES:
TURMAS | PERÍODO DE INSCRIÇÃO | LINK PARA INSCRIÇÃO |
1 | 25 a 28/10/2022 | INSCRIÇÃO – TURMA 1 |
2 | 28/11 a 1º/12/2022 | INSCRIÇÃO – TURMA 2 |
3 | 23/1 a 27/1/2023 | INSCRIÇÃO – TURMA 3 |
9.1 Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”;
9.2 Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados, como forma de lembrete.
9.3 Caso a(o) candidata(o) necessite atualizar a senha, deverá acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br e clicar no ícone “Criar ou atualizar cadastro”.
9.4 Serão excluídas:
9.4.1 Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
9.4.2 Inscrições daquelas(es) que não pertencerem ao público deste curso descrito no item 1.
9.5 As inscrições confirmadas poderão ser verificadas no www.siga.tjmg.jus.br, clicando no ícone “Painel do Estudante”, para a turma: 1 no dia 31/10/2022; turma: 2, no dia 2/12/2022 e turma 3: no dia 30/1/2023 após as 14h.
10. PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
10.1 Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
10.2 Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
10.3 Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
10.4 Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
10.5 Computador com acesso ao YouTube;
10.6 Recomenda-se que o curso seja realizado pelo computador;
10.7 Recomenda-se a utilização de fones de ouvido.
10.8 A(O) participante inscrita(o) no curso automaticamente autoriza o uso de sua imagem e voz para a utilização nas ações da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, podendo ser compartilhada, a seu critério, com outras instituições públicas ou disponibilizada no canal do youtube da EJEF.
11. ACESSO AO CURSO:
11.1 Acessar o endereço: www.siga.tjmg.jus.br
11.2 Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços).
11.3 Clicar no curso pretendido e digitar seu login(os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
12. CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
12.1 A(O) estudante deverá obter, no mínimo, 70% (setenta por cento) de frequência nas aulas síncronas.
12.2 Para aferição da presença, será disponibilizado um link, na plataforma moodle do curso, referente a cada dia de aula síncrona, devendo o participante registrar sua presença nas datas e horários mencionado nos itens 6 deste edital.
12.3 O certificado de participação para as(os) aprovadas(os) estará disponível no link www.siga.tjmg.jus.br , no ícone “Painel do Estudante”, em até 5 (cinco) dias úteis após o encerramento do curso).
13. AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso, a(o) estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, informações novas oferecidas, uso do ambiente virtual, atividades, aplicabilidade dos conhecimentos, dentre outros.
14. IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS(DOS) CONVOCADAS(DOS):
14.1 A impossibilidade de participação da(o) convocada(o) à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 2 de novembro de 2022 para Turma 1, até o dia 27 de novembro de 2022 para Turma 2, e até o dia 27 de janeiro de 2023 para a Turma 3 por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
• motivo da não participação;
• e-mail de seu gestor imediato.
14.2 A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 2º da Portaria Conjunta nº 1409, de 3 de novembro de 2022, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º Aqueles que se inscreveram livremente para participar de ação educacional com vagas limitadas e aqueles que foram convocados para participar de determinada ação educacional, caso não possam participar de nenhuma atividade ou daquelas necessárias à certificação, poderão apresentar justificativa, observando as regras descritas no edital de regência. (…) § 2º Aquele que não apresentar ou não obtiver o deferimento da justificativa, poderá, a critério da Superintendência da EJEF, ficar impedido de participar de novas ações educacionais promovidas pela EJEF por determinado período, desde que tal possibilidade conste do edital de divulgação da respectiva ação ou de aviso da EJEF previamente publicado.
14.3 As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 14.1.
14.4 Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
15. PRAZO PARA SALVAR/IMPRIMIR O MATERIAL DO CURSO: Caso tenha interesse, a(o) estudante deverá salvar/imprimir o material do curso durante o período em que o curso estiver disponível. Uma vez fechado o ambiente virtual, o acesso aos conteúdos não estará mais acessível.
16. UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e impressão dos materiais do curso somente serão permitidas para uso pessoal da(o) estudante, visando a facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
17. ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 12.669,12 (doze mil seiscentos e sessenta e nove reais e doze centavos) que abrange:
Despesas com o pagamento de honorários ao docente contratado.
18. ORIGEM: Dotação orçamentária do TJMG.
19. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
19.1 O Curso é uma realização da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF).
19.2 Outros esclarecimentos: GEFOR/COFOR II – Coordenação de Formação II por meio do no ícone “Fale Conosco” do endereço www.siga.tjmg.jus.br, pelo e-mail , ou telefones: 3247-8703, 3247-8445 ou 3247-8767.
19.3 Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado no cadastro do SIGA. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
19.4 Edital publicado originalmente no dia 25 de outubro de 2022.