Publicado em 24/10/2025.
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) foi agraciada com a Comenda do Mérito Acadêmico Professor Lourival Vilela Viana, concedida pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJM-MG) durante sessão solene realizada em 22 de outubro.
A comenda, instituída pela Resolução nº 333/2025, em homenagem ao primeiro promotor da Justiça Militar mineira, que atuou desde a instalação da instituição em 1939, destina-se a agraciar autoridades, bem como pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar, especialmente no estudo, ensino e desenvolvimento do Direito Militar.
Durante o encerramento do VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, realizado pela EJEF nos dias 23 e 24 de outubro, o desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola, entregou formalmente a comenda ao corpo técnico da EJEF.
Para a cerimônia, foram convidados o Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), Dr. Iácones Batista Vargas, e o Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental (DIRGED), Dr. Thiago Israel Simões Doro Pereira.
A homenagem à EJEF ocorreu durante a sessão solene comemorativa dos 10 anos da Escola Judicial Militar e dos 88 anos da Justiça Militar Mineira. No encerramento do VII Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, a Escola registrou a comenda como reconhecimento institucional pelo trabalho desenvolvido na formação, na pesquisa e na difusão de conteúdos jurídicos — atividades que integram sua agenda de preservação e promoção da memória do Judiciário mineiro.





