O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), irá promover no dia 07/10/2025, às 14h, em formato de live, a apresentação “RDC-Arq: a experiência do TJMG com o Modelo Hipátia”.
O evento integra as ações do projeto “Preservação do Acervo Arquivístico Digital do TJMG” (CT. 057/2022) e tem como público-alvo as instituições do Poder Judiciário. Seu objetivo é apresentar os resultados alcançados, em uma abordagem estratégica e prática, evidenciando as etapas de contratação, planejamento e implementação do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), de modo a tornar a experiência do TJMG clara e replicável para órgãos interessados em adotar modelo semelhante.
A implementação do RDC-Arq está vinculada à Iniciativa Estratégica 19 – Gestão de Documentos Eletrônicos, porém suspensa temporariamente para ajustes. O projeto integra o objetivo XXI do Programa Justiça Eficiente – PROJEF 5.0 (Portaria Conjunta n° 1373/PR/2022) tendo como amparo legal a Resolução CNJ n° 324/2020, a Resolução TJMG n° 749/2013 e a Portaria Conjunta n° 728/PR/2018.
O projeto conta também com a participação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG), responsável pela gestão administrativa e financeira do contrato. A execução é conduzida pela Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (GEDOC) e pela Coordenadoria de Gestão de Documentos Eletrônicos (COGEDE), vinculadas à Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (DIRGED), em articulação com a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DIRTEC).
A transmissão ocorrerá por meio do Canal do IBICT no Youtube.