Ejef
  • SIGA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Banco de Docentes
  • TJMG
  • Fale conosco
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
        • Equipe de apoio à Administração
        • Candidato(a) à vaga de estágio
        • Estagiário(a)
        • Supervisor(a) de estágio
        • Instituição de ensino
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » EJEF lança obra sobre 200 anos do constitucionalismo brasileiro com foco em reflexão e avanços

EJEF lança obra sobre 200 anos do constitucionalismo brasileiro com foco em reflexão e avanços

Livro celebra a história do direito constitucional e promove debate sobre seus desafios e transformações ao longo de dois séculos

EJEF lança obra sobre 200 anos do constitucionalismo brasileiro com foco em reflexão e avanços
Compartilhe:

Publicado em 03/06/2025.

Nesta segunda-feira (2), a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, em seu auditório, em Belo Horizonte, o lançamento da obra “200 anos do Direito Constitucional brasileiro”. A ação teve como objetivo reconhecer e valorizar os principais aspectos da evolução do Direito Constitucional no país. A programação contou com a palestra do doutor e professor Gabriel José de Orleans e Bragança e buscou estimular a reflexão crítica e o aprofundamento acadêmico acerca dos marcos históricos, das transformações institucionais e dos desafios contemporâneos que permeiam a trajetória da Constituição brasileira.

O desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF, realizou a abertura do evento ressaltando o simbolismo da obra: “Esse livro une passado, presente e futuro, pois se revela como testemunho da transformação do direito constitucional brasileiro”.

O magistrado destacou, ainda, que a coletânea representa o compromisso da Escola Judicial e do Tribunal com a preservação da memória jurídica e constitucional, bem como com a construção coletiva e institucional, ao oferecer à sociedade reflexões que perpassam marcos históricos, conquistas e rupturas.

Autoridades e convidados reunidos no lançamento da obra que celebra os 200 anos do constitucionalismo brasileiro, promovendo o debate jurídico e social.

O diretor executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), Dr. Thiago Israel Simões Doro Pereira, relatou que a publicação é fruto de uma construção coletiva iniciada ainda no período de transição de gestão. “Foram 314 dias de trabalho intenso, com a produção de 128 pareceres técnicos e o empenho de uma equipe comprometida. O resultado desse esforço é um livro robusto, com 941 páginas de conteúdo intelectual”, enfatizou.

Entre os artigos recebidos, destacou-se o do doutor Ives Gandra Martins, que gentilmente atendeu ao convite do desembargador Saulo Versiani Penna. Em 14 de agosto de 2024, a Segunda Vice-Presidência instituiu a Comissão de Análise de Artigos, presidida pelo doutor Sérgio Henrique Zandona Freitas, responsável pela elaboração de 128 pareceres técnicos. Após a conclusão dos trabalhos, o segundo vice-presidente aprovou o relatório final, que resultou na seleção de 36 artigos para publicação.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, enalteceu a iniciativa: “Essa obra orgulha o Tribunal por abordar um tema relevante e reunir artigos de altíssima qualidade. A EJEF, sem falsa modéstia, é a melhor escola judicial do país”. O presidente ressaltou ainda que a publicação oferece uma valiosa oportunidade de aprendizado a partir das discussões do passado, permitindo avaliar erros e acertos para, assim, refletir e planejar o futuro.

Conforme destacou o presidente, o livro reúne artigos assinados por renomados juristas de destaque internacional, assim como por especialistas da “prata da casa” do Tribunal de Minas Gerais.

Por sua vez, o desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, um dos organizadores da publicação, ressaltou o contexto atual: “Em um período marcado por discursos de ódio e incivilidade, esperamos que esta obra contribua para a evolução do direito constitucional em direção a uma sociedade melhor”.

O desembargador destacou que a coletânea, com seus múltiplos autores, aborda, sob diferentes perspectivas, aspectos do direito constitucional e do constitucionalismo ao longo de dois séculos de história, desde a promulgação da Constituição do Império, em 1824.

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes lançou livro “200 anos do Direito Constitucional brasileiro”, fruto de trabalho coletivo de diversos juristas.

O Dr. Gabriel José de Orleans e Bragança, palestrante e autor de um dos artigos que compõem o trabalho, destacou a importância do resgate histórico ao afirmar: “A Constituição do Império, de 1824, representou uma mudança de paradigma ao incluir o direito de propriedade como um direito fundamental. Trata-se de um debate que interessa a todos os cidadãos”, pontuou.

A presente obra, resultado de uma construção coletiva, encontra-se agora disponível para consulta na Biblioteca Digital do TJMG, perpetuando o debate e a reflexão sobre o direito, a democracia e as instituições que sustentam o Estado de Direito.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra de abertura o Desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); Desembargador Saulo Versiani Penna, 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da EJEF; Desembargador Marcos Lincoln dos Santos, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); Desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, Corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais; Desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, Vice-Corregedora-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais; Desembargador Fernando José Armando Ribeiro, ouvidor do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais (TJMMG), representando o Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), o Desembargador Jadir Silva; Desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Desembargadora (EMAJS), e um dos organizadores da obra; Desembargador Geraldo Augusto de Almeida, ex-Presidente do TJMG; e o Dr. Gabriel José de Orleans e Bragança, professor e palestrante na ação.

Estiveram presentes, ainda, o Desembargador Maurício Pinto Ferreira, Superintendente-adjunto da EJEF; Dra. Silvana Lobo, Defensora Pública e Coordenadora da Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (ESDEP-MG), representando a Dra. Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais; Dr. Thiago Grazziane Gandra, juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG e vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS), representando a presidente da associação, juíza de Direito, Dra. Rosimere das Graças do Couto; Kleyverson Rezende, delegado-geral de Polícia, representando a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Dr. Iácones Batista Vargas, Diretor Executivo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP); Major Marcos Vinicius Siqueira Flores, chefe da equipe de bombeiros do TJMG, representando a comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; e o professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, representando a diretora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, professora Wilba Lúcia Maia Bernardes.

Veja também

Encontro no Núcleo Regional de Contagem aborda litigância predatória, precedentes e inteligência artificial
Notícias

Encontro no Núcleo Regional de Contagem aborda litigância predatória, precedentes e inteligência artificial

Representantes da EJEF discutem inovação e formação judicial em encontro do COPEDEM em Rondônia
Notícias

Representantes da EJEF discutem inovação e formação judicial em encontro do COPEDEM em Rondônia

Aviso de Pré-seleção para o curso Capacitação em Conciliação – Turma 2/2025
Cursos

Aviso de Pré-seleção para o curso Capacitação em Conciliação – Turma 3/2025

Últimas notícias

Encontro no Núcleo Regional de Contagem aborda litigância predatória, precedentes e inteligência artificial

Representantes da EJEF discutem inovação e formação judicial em encontro do COPEDEM em Rondônia

Curso da EJEF aborda sistema de precedentes para agilizar decisões judiciais

EJEF lança obra sobre 200 anos do constitucionalismo brasileiro com foco em reflexão e avanços

Workshop debate impactos do assédio e discriminação na saúde mental dos servidores

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • YouTube

Conheça o app

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100 Telefone: (31) 3247-8700