Nesta segunda e terça-feira, 25 e 26 de novembro, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realiza, no Auditório do Fórum Cível e Fazendário do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), as oficinas presenciais do Curso de Formação de Expositores das Oficinas de Divórcio e Parentalidade. A cerimônia contou com a presença de Thiago Grazziane Gandra, representando o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Saulo Versiani Penna, superintendente da EJEF, e José Ricardo Véras, juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência.
O curso segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), com o objetivo de capacitar expositores para ministrar oficinas que auxiliem casais em vias de separação a criarem uma relação parental saudável e efetiva.
A terceira turma conta com uma seleção rigorosa de participantes, incluindo magistrados, servidores do TJMG e membros do público externo pré-selecionados por Juízes Coordenadores de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). A formação é realizada em modalidade semipresencial, com etapas teóricas e práticas, culminando na condução de cinco oficinas de divórcio e parentalidade ofertadas pelo TJMG.
Os docentes responsáveis pelo curso incluem Anderson Fábio Nogueira Alves, Juiz Coordenador do CEJUSC Caratinga; Clayton Rosa de Resende, Juiz titular da 5ª Vara de Família de Belo Horizonte; e Vânia Alves Ramos, Servidora do TJMG, lotada na comarca de Igarapé.
A formação de mais uma turma faz parte do compromisso contínuo da escola judicial com a capacitação de profissionais que atuam diretamente com famílias em conflito, buscando aprimorar as habilidades dos expositores para oferecer um suporte mais eficaz e humanizado.