O Desembargador Maurício Pinto Ferreira, superintendente adjunto da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF), representou o 2º vice-presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial, Saulo Versiani Penna, no lançamento do livro “Caminhos para a Educação Judicial Brasileira”, ocorrido na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (ENFAM), em Brasília.
O livro foi produzido no âmbito da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (RENEJUM) e organizado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da ENFAM, Mauro Campbell Marques.
Para o desembargador Maurício Pinto Ferreira, a presença no lançamento da obra foi motivo de honra e orgulho. “O livro aponta caminhos que todas as escolas judiciais do país, tanto em nível estadual quanto federal, estão buscando, somando forças, fazendo parcerias”, disse.
“A EJEF, sendo a mais antiga escola da magistratura dos tribunais, pensada pelo então ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, não poderia deixar de estar presente nessa grande parceria com todas as demais escolas judiciais do país, para escrever e também pensar, repensar e acertar nos caminhos para a educação judicial brasileira”, acrescentou o desembargador.
Reflexão
O lançamento ocorreu no auditório da ENFAM e contou com a presença de autoras, autores e membros da comunidade jurídica, além do secretário executivo, Fabiano Tesolin, e do secretário-geral da Escola, Rodrigo Gonçalves de Souza, que realizou a apresentação do livro. Ele destacou que a obra é um convite à reflexão sobre a formação da magistratura.
“O livro em questão surgiu a partir da proposta de preencher uma lacuna ainda existente em nosso sistema judicial: a necessidade de democratização do conhecimento jurídico e de sua aplicação de forma justa e transparente a partir de uma formação completa e eficaz, alinhada às demandas da sociedade”, disse. Rodrigo mencionou, também, que o livro foi construído a partir de estudos, pesquisas e vivências educativas no âmbito da RENEJUM.
Em breve, a obra “Caminhos para a Educação Judicial Brasileira” estará disponível no site da ENFAM.
Texto: com informações da ENFAM