O clima na região do triângulo mineiro defrontava a mínima de 8 º graus, no entanto não faltaram calor humano e muito compartilhamento de saberes.
A Escola Judicial realizou na quinta-feira e sexta-feira (19 e 20/05), o Encontro de Magistrados do Núcleo Regional de Uberlândia.
O último encontro presencial aconteceu em Pouso Alegre, no final do ano passado.
Em Uberlândia, 34 magistrados, de 9 comarcas, incluindo os da cidade sede: Belo Horizonte, Contagem, Ituiutaba, Nova Ponte, Uberaba, Patrocínio, Prata e Teófilo Otoni reuniram-se para participar de atividades expositivas e práticas.
No primeiro dia do Encontro, o Juiz de Direito da 3ª Vara Empresarial, de Fazenda Pública e Registros Públicos da comarca de Contagem, Haroldo Dutra Dias; proferiu a palestra Equilíbrio Emocional em que o magistrado destaca a importância das relações humanas amparadas por uma convivência harmoniosa.
No segundo dia, juízes e juízas participaram de duas aulas expositivas, seguidas de atividades práticas. O Juiz de Direito da 2ª Unidade Jurisdicional do Juizado Especial, da comarca de Contagem, Ronan de Oliveira Rocha expôs uma aprofundada análise comparativa entre o sistemas processual penal da Alemanha e do Brasil. O docente destacou vários aspectos do cotidiano dos magistrados, pontuados entre inúmeros exemplos.
O Juiz de Direito, Renzzo Giaccomo Ronch, da comarca de Teófilo Otoni, proferiu uma aula sobre judicialização da saúde. O magistrado ampliou as discussões com enfoque prático sob a ótica das demandas que envolvem estados, municípios e no âmbito federal. Ambas as atividades foram intercorridas por dinâmicas e oficinas.
Os Encontros de Magistrados realizados pela Escola Judicial tem o propósito de promover a integração, a capacitação e a formação permanente e continuada de magistrados e servidores da Justiça de Primeira Instância, levando em conta as peculiaridades, as urgências e as realidades regionais dos que atuam no primeiro grau da Justiça mineira.
Compuseram a mesa de honra de abertura da ação educacional o Segundo vice-presidente do TJMG, Superintendente da EJEF, Desembargador Tiago Pinto; a Superintende Adjunta da Escola Judicial, Desembargadora Mariângela Meyer, o Juiz Auxiliar da segunda-vice presidência, Murilo Silvio de Abreu; o Presidente da Amagis, Juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Eduardo Henrique Ramiro – representando o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Agostinho Gomes de Azevedo ; Procurador Geral do Município Dr. Geraldo Alves Mundim Neto – representando o Prefeito Municipal, Odelmo Leão.