O Comitê Técnico da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes-EJEF reuniu-se nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021, no Gabinete da Segunda Vice-Presidência do TJMG.
Estavam presentes o Segundo Vice-Presidente e Superintendente da EJEF Des. Tiago Pinto e os demais membros do Comitê Técnico da EJEF: o Des. Jaubert Carneiro Jaques, o Des. José Marcos Rodrigues Vieira, o Des. Moacyr Lobato de Campos Filho, o Juiz de Direito Auxiliar da Segunda Vice-Presidência Murilo Silvio de Abreu; a Diretora Executiva da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas-DIRDEP Thelma Regina Cardoso e o Diretor Executivo da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental-DIRGED Fernando Rosa. Além dos membros do Comitê Técnico da EJEF, esteve presente o Des. Henrique Abi-Ackel Torres.
Durante o encontro, o Des. Tiago Pinto enalteceu todos os presentes pelos excelentes resultados e pela quantidade e qualidade das ações desenvolvidas pelas pela Escola Judicial. “Embora tenhamos vivido um período pandêmico, os frutos foram colhidos e os avanços são muitos. O maior deles, sem dúvida, foi a transformação da EJEF em uma escola de governo. Um salto grandioso na história da Instituição. Para o ano que vem ainda temos muitos projetos a serem colocados em prática”, afirmou agradecido.
Ele destacou que um dos principais projetos para o ano de 2022 é o de transformar o Centro de Estudos Jurídicos Juiz Ronaldo Cunha Campos-CEJ em um Instituto Educacional, criando assim, um braço de apoio à EJEF.
O Des. Tiago Pinto também informou que foi eleito para integrar a Comissão Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2022-2024 do Colégio Permanente de Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura-COPEDEM, para o cargo de Vice-Diretor Financeiro.
A posse da nova diretoria ocorrerá no próximo ano, durante o Encontro Nacional do COPEDEM, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de março de 2022.
O Juiz Auxiliar da Segunda Vice-Presidência Murilo Silvio de Abreu colocou em pauta o convite à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a EJEF e as Escolas Judiciais dos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul e o Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito-CONPEDI. O objetivo é a elaboração e produção de cursos, eventos e conteúdos educacionais no âmbito do direito. “A ideia é congregar as escolas judiciais e o CONPEDI para uma interlocução entre os órgãos, para a realização de vários cursos, dentre eles o de mestrado profissional” ressaltou.
O Segundo Vice-Presidente e Superintendente da EJEF também deu destaque à Portaria nº 149/2VP/2021, que designou o Des. Henrique Abi-Ackel como orientador e colaborador das ações educacionais que envolvam matéria relativa às ciências penais. “A designação veio formalizar e reconhecer o trabalho desenvolvido. Eu me sinto muito honrado e agradecido. É um desafio. No que eu puder colaborar e ajudar a Escola a crescer, cada vez mais, o farei” concluiu o Des. Henrique Abi-Ackel. O Des. Henrique Abi-Ackel representará a EJEF no congresso “1st Michele Taruffo Girona Evidence Week”, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de maio de 2022, em Girona, na Espanha.
Programação aprovada e apoiada pela EJEF.