De ordem do Excelentíssimo Sr. Desembargador Tiago Pinto, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a 6ª turma do Curso “Administração Financeira Pessoal”, conforme abaixo especificado.
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA:
Magistrados, servidores, estagiários, colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.
2 – OBJETIVOS:
Como parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria, ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de administrar suas finanças pessoais de forma mais consciente e equilibrada.
3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Educação financeira é qualidade de vida.
• Videoaula: Administração Financeira Pessoal.
• Planilhas de administração financeira pessoal.
4 – METODOLOGIA:
Neste curso o estudante realiza o seu próprio percurso no ambiente virtual de aprendizagem, sem a orientação de tutores. A proposta pedagógica combina vídeo e exercícios.
4.1. Para o acompanhamento do curso é necessário que o estudante conheça previamente algumas condições importantes e se comprometa a cumpri-las:
• Ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado;
• Interagir com todo o conteúdo do curso e realizar as atividades propostas de acordo com o cronograma, evitando o acúmulo de tarefas;
• Consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema, para verificar avisos de publicações, alertas, dentre outros.
5 – PERÍODO DO CURSO:
A partir da confirmação de acesso ao curso, o estudante realizará seu próprio percurso de aprendizagem. O ambiente virtual do curso estará disponível até as 23h55 do dia 24 de junho de 2021.
O estudante que não acessar/ finalizar a capacitação até a data supracitada será considerado “reprovado”.
6 – NÚMERO DE VAGAS: ilimitadas
7 – CARGA HORÁRIA: 4 horas
8 – INSCRIÇÕES: oferta permanente.
Inscrições abertas, permanentemente, das 10 horas do dia 14 de janeiro de 2021 até às 23h55 do dia 10 de junho de 2021, no endereço http://www.siga.tjmg.jus.br
9 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
9.1. Acessar o endereço http://www.siga.tjmg.jus.br, clicar em “Inscrições”;
9.2. Na página de inscrições, localizar o nome do curso e clicar em “Inscrições abertas – clique aqui”;
9.3. Em seguida, preencher ou atualizar no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
9.4. Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete.
10 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
Serão indeferidas:
• As inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante.
• As inscrições daqueles que não pertencerem ao público deste curso.
11 – ACESSO AO CURSO:
A confirmação de acesso ao curso poderá ser verificada no site http://www.siga.tjmg.jus.br- link: “Painel do Estudante” – em até 02 (dois) dias úteis* após o pedido de inscrição. (* Dias úteis de trabalho regulamentar na Secretaria do TJMG)
Para acesso ao curso é necessário:
11.1. Acessar o endereço http://www.siga.tjmg.jus.br
11.2. Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços)
11.3. Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e a senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
12 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
Para realizar o curso é necessário:
12.1. Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
12.2. Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
12.3. Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
12.4. Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
13 – CERTIFICAÇÃO:
Para obtenção do certificado da EJEF, o estudante deverá atingir, no mínimo, 70% (setenta por cento) do total dos pontos distribuídos ao longo do curso. Tendo concluído seus estudos no ambiente virtual do curso, o estudante deverá emitir seu próprio certificado de participação, clicando no botão “Gerar certificado” que estará disponibilizado na seção “Encerramento” do curso. Após esta etapa, o certificado poderá ser acessado, a qualquer tempo, no endereço http://www.siga.tjmg.jus.br por meio dos ícones “Painel do Estudante” ou “Certificados virtuais”.
14 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, informações novas oferecidas, uso do ambiente virtual, atividades, aplicabilidade dos conhecimentos, dentre outros.
15 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO:
A necessidade de cancelamento da matrícula no curso deverá ser justificada pelo canal Fale Conosco, no endereço http://www.siga.tjmg.jus.br.
16 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e o download dos materiais do curso somente serão permitidos para uso pessoal do estudante, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
17 – PRAZO PARA SALVAR/IMPRIMIR O MATERIAL DO CURSO: o estudante deverá salvar/imprimir o conteúdo durante o período que o curso estiver disponível. Uma vez fechado o ambiente virtual isso não será mais possível.
18 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E METODOLÓGICA: Central de Tecnologia para Educação e Informação (CETEC) / Núcleo de Educação a Distância.
19 – AUTORIA DO CONTEÚDO:
Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, mestre em Administração de Empresas.
Coordenação de Orientação à Lotação e Movimentação – COMOV/DIRDEP/EJEF
20 – SUPORTE TÉCNICO:
Central de Tecnologia para Educação e Informação (CETEC) / Núcleo de Educação a Distância:
http://www.siga.tjmg.jus.br, clicar no ícone “Fale Conosco” – ou pelos Telefones: (31) 3247-8838 / 8429, no horário de funcionamento do TJMG.
21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 0,00
22 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
22.1. Este curso faz parte do Programa de Preparação para Aposentadoria que visa oferecer subsídios para planejar uma aposentadoria bem-sucedida, abrangendo ações de intervenção ao longo de toda a carreira dos magistrados e servidores.
22.2. Esclarecimentos sobre o acesso ao curso e outras informações poderão ser obtidos junto à Central de Tecnologia para Educação e Informação CETEC / Núcleo de Educação a Distância: http://www.siga.tjmg.jus.br, link “Fale conosco” – ou pelos Telefones: (31) 3247-8838 / 8429, no horário de funcionamento do TJMG.