Transmissão ao vivo na internet
Transmissão encerrada veja como foi, clique aqui
De ordem do Excelentíssimo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Tiago Pinto, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a comemoração dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, com o tema: Influências modernistas na linguagem poética, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, assessoras, assessores, assistentes de gabinete, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras terceirizadas, colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.
2 – OBJETIVO: Ao final da ação educacional, espera-se que a(o) participante seja capaz de reconhecer a importância da Semana da Arte Moderna no sentido de compreender o desprendimento da arte brasileira da reprodução dos padrões europeus, iniciando a construção de uma cultura com essência nacional.
3 – DOCENTES:
3.1 – Expositor: Donaldo Schüler: Professor Emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, romancista, ensaísta e conferencista e professor em várias instituições e universidades. Escreveu ensaios, entre eles: Teoria do romance, Narciso Errante, Eros: dialética e retórica, Na conquista do Brasil, Heráclito e seu (dis)curso, Origens do discurso democrático e romances, entre eles: A mulher afortunada, Faustino, Pedro de Malasartes e Império caboclo. Traduziu o romance Finnegans Wake, de James Joyce. Traduziu tragédias gregas e a Odisséia¸de Homero. Gaúcho Honorário. É detentor do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre e da Medalha Negrinho do Pastoreio, concedida pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul em 2002. Recebeu o Prêmio “Fato Literário”, em 2003, oferecido pela RBS e o BANRISUL. A Associação Paulista de Críticos Literários (APCA), escolheu Finnegans Wake como a melhor tradução de 2003. A Câmara Brasileira do Livro concedeu-lhe o Prêmio Jabuti 2004 pela tradução de Finnegans Wake. Recebeu o Diploma Legislativo de Mérito Social da Câmara de Vereadores do Município de Videira, SC em 2005. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria de tradução (1904) e na categoria de literatura infanto-juvenil (1905). Docente da Escola de Formação Judiciária Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, na qual ministra Cursos sobre o tema Violência Doméstica e Familiar para Magistrados(as) e Servidores(as).
3.2 – Mediador: José Renato Nalini: Jurista, professor, escritor, magistrado. Foi promotor de justiça, desembargador do TJSP, onde exerceu a presidência, e Secretário da Educação de São Paulo. A partir de sua Dissertação de Mestrado, “Recrutamento e Preparo de Magistrados”, foi convidado pelo Banco Mundial a participar de Conferência para a Reforma do Poder Judiciário em Washington e a servir como visitante ad-hoc para aferir o resultado de iniciativas de aperfeiçoamento da Justiça na Venezuela, Colômbia e Equador. Integrou a Escola Nacional da Magistratura na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira .Escreveu mais de trinta livros. O seu “Ética Geral e Profissional” encontra-se na 13ª edição. Leciona desde 1969 em Faculdades de Direito e integra Bancas de Qualificação, de Mestrado e Doutorado em inúmeras Escolas Superiores. Atualmente é professor no curso de mestrado da UNINOVE. Eleito imortal da Academia Paulista de Letras, já foi eleito 3 vezes presidente, sendo o atual. Ele também participa de mais de uma dezena de outras Academias, inclusive a Academia Brasileira de Educação. Conselheiro de inúmeras entidades, como a SOS Mata Atlântica, hoje é membro do Conselho do Prêmio Innovare, que incentiva boas práticas no sentido do contínuo aperfeiçoamento do sistema Justiça.
4 – METODOLOGIA: Aula expositiva, transmitida mediante sistema de videoconferência, com posterior interação, por meio de chat e intervenção de mediador.
5 – MODALIDADE: A distância, com transmissão ao vivo pela internet.
6 – DATA: 9/3/2022.
7 – HORÁRIO: 10h30 às 11h30
8 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 1h
9 – NÚMERO DE VAGAS: 1500.
10 – DAS INSCRIÇÕES:
10.1 – A(O) participante deverá acessar o sistema SIGA a partir das 10h do dia 23 de fevereiro de 2022 até as 23h55min do dia 7 de março de 2022, por meio do formulário disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1786.
CLIQUE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÃO
10.2 – Em seguida, preencher ou atualizar seus dados de cadastro no formulário e, ao final, clicar no botão seus dados de cadastro e clicar no botão “Confirmar o pedido de inscrição”.
10.3 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete.
10.4 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos nos itens 1 e 9 deste edital;
10.5 – As inscrições validadas poderão ser consultadas no <http://www.siga.tjmg.jus.br>, por meio do ícone “Painel do Estudante”, a partir das 12h do dia 8 de março de 2022.
10.6 – Serão excluídas:
10.6.1 – Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
10.6.2 – Inscrições daquelas(es) que não pertencem ao público ao qual se destina, descrito no item 1 deste Edital.
11 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
11.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
11.2 – Ter acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
11.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido, atual e de uso exclusivo da(o) aluna(o);
11.4 – Possuir Sistema Operacional e Navegador de Internet bem como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
12 – ACESSO À TRANSMISSÃO AO VIVO:
12.1 – Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br;
12.2 – Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
12.3 – Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição.
12.4 – A(o) aluna(o) deverá ter disponibilidade para participar da ação no período mencionado e consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema para verificar avisos, alertas, dentre outros.
13 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
13.1 – As(os) participantes serão aprovadas(os) e certificadas(os) se participarem da transmissão ao vivo na internet, registrando sua presença no ambiente EAD do curso, na plataforma da EJEF, no momento da transmissão ao vivo.
13.2 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, a partir do dia 16 de março de 2022.
14 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes, ao final da ação, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade da ação educacional, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.
15 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO:
A necessidade de cancelamento da matrícula deverá ser comunicada pelo Canal Fale Conosco, no endereço <http://www.siga.tjmg.jus.br/faleconosco/FormFaleConosco.php>, até o último dia da inscrição estabelecido no item 10.1.
16 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA:
R$ 4.000,00, que abrange despesas com o docente.
17 – ORIGEM: Dotação orçamentária do TJMG
18 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
18.1 – Todas as informações relativas a essa ação educacional serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
18.2 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I, por meio do www.siga.tjmg.jus.br, clicar no ícone “Fale Conosco”, por meio do telefone (31) 3247-8780/8779/8765 ou pelo e-mail:
18.3 – Edital publicado originalmente no dia 23 de fevereiro de 2022.