Programa Nós – Tutores

Tutores

O Programa é implementado por meio da criação de Núcleos de Orientação e Solução de Conflitos Escolares (Nós) ou seus correlatos conforme as peculiaridades das redes de educação envolvidas, nas escolas municipais e estaduais da rede pública de ensino de Belo Horizonte que aderirem ao Programa JR nas Escolas, que funcionarão sob coordenação de cada escola e supervisão técnica de facilitadores previamente capacitados e certificados.

Os Núcleos serão integrados por representantes da comunidade escolar indicados pelas diretorias das escolas, dentre professores, supervisores, auxiliares e demais colaboradores, pais, alunos, ex-alunos e outras pessoas relacionadas à rotina de cada escola, podendo ser incluídos os agentes da Guarda Municipal de Belo Horizonte, os quais são previamente capacitados para a aplicação de métodos e técnicas restaurativas e de mediação escolar, em curso de formação específico, com carga horária mínima de 32 horas, ministrado por tutores(as) selecionados e credenciados pelo Comitê Gestor.

O primeiro processo de seleção dos tutores(as) foi divulgado por meio de um edital de chamamento para apresentação de currículos, no final de 2018. Este processo resultou na seleção de um grupo qualificado de 20 profissionais, que, depois de passarem por um curso de alinhamento, seriam ser contratados pelas escolas para ministrar as formações para turmas de até 35 alunos, compostas por até 5 representantes por escola, de modo que cada turma pudesse credenciar 7 escolas a instalar seus núcleos de práticas restaurativas.

A Faculdade de Direito da UFMG disponibilizou, sem nenhum ônus para os demais parceiros, uma equipe conteudista para elaborar o material-base e o material didático do curso (apresentação-guia, cartilha, exercícios, etc.). O primeiro curso de alinhamento dos tutores foi realizado no segundo semestre de 2018, utilizando o conteúdo desenvolvido especificamente para o programa, com carga horária de 32 horas.

No segundo semestre de 2019, foi realizado o segundo processo de seleção, resultando no credenciamento de mais 7 tutores(as).

Clique aqui e veja os tutores credenciados.

ALIANÇA ESTRATÉGICA: