Programa Nós – Tutores Credenciados

Tutores Credenciados

ALINE FERREIRA (Selecionada no primeiro edital)
Graduada em Direito pela UFMG e Pós-graduanda em Mediação, Conciliação e Arbitragem pelo IDDE. Atuou como mediadora no Núcleo de Mediação da OAB/MG e facilitadora de práticas restaurativas no Projeto Ciranda da UFMG. Atua em resolução e transformação de conflitos, com ênfase em Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta. Professora e advogada.
INÊS CAMPOLINA (Selecionada no segundo edital)
Diretora da Edu.Con; Advogada e Administradora; Doutora em Direito pela UFMG, Mestre/Especialista em Direito; Especialista Educação Criativa; Coordenadora e Professora da Pós Justiça Restaurativa/PUC Minas; pesquisadora da UFMT; Direito Sistêmico e Advocacia 4.0; Tutora Programa Nós; Capacitadora e facilitadora transformação de Conflitos; Mediadora do CNJ e IMA; Capacitadora Metodologias Ativas.
ANA CAROLINA JORGE RAMOS (Selecionada no primeiro edital)
Servidora da Justiça Federal. Conciliadora, Mediadora e Facilitadora de Círculos Restaurativos. Instrutora em Conciliação e Mediação. Tutora do Nós.
IZABELLA VILLAR (Selecionada no primeiro edital)
Advogada e consultora atuante nas áreas de Direito Civil e Direito das Famílias e das Sucessões. Pós Graduada em Advocacia de Família e Sucessões. Conciliadora e Mediadora de Conflitos certificada pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Membro da Comissão de Direito das Sucessões da OAB/MG.
ANA TERRA FERRARI (Selecionada no primeiro edital)
Advogada Familiarista. Mestre em Psicologia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Mediadora de Conflitos certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Facilitadora de Práticas Restaurativas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Membro do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).
JOANICE LIMA (Selecionada no segundo edital)
Graduada em Serviço Social pela PUC Minas; pós-graduada em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase em Saúde, Educação e Poder Judiciário pela UNIFASE; pós-graduada em Justiça Restaurativa pela PUC Minas; facilitadora de JR desde 2018 e Tutora do Programa Nós.
BEATRIZ IMACULADA DA PAZ SOUSA (Selecionada no segundo edital)
Graduada em Direito pela Faculdade Arnaldo Janssen, (2010), especialista em Direito do Trabalho Ítalo-Brasileiro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Università Degli Studi di Roma Tor Vergata – (2012). Facilitadora de Práticas Restaurativas e atualmente é analista jurídico da Casa de Semiliberdade São João Batista em Belo Horizonte – MG do Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas (PEMSE). Atuou como Diretora de Orientação Socioeducativa, Diretora de Apoio e Fomento ás Medidas de Meio Aberto da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE), Coordenadora Metodológica Regional de Integração e Gestão em Segurança Pública da Secretária de Estado de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, possui experiência de atuação frente a movimentos sociais na busca pela efetivação de políticas públicas locais e mediação de conflitos.
JOÃO NIKOLAS VIEIRA GUIMARÃES (Selecionado no segundo edital)
Bacharel em Direito, especialista em Advocacia Criminal pela Escola Superior Dom Helder Câmara, pós-graduado em Mediação e Gestão de Conflitos pela Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais, Mediador e Conciliador Judicial pela EJEF/TJMG, Instrutor e Facilitador em Processos de Justiça Restaurativa pela AJURIS e pela EMES/TJES.
CAROLINA FARIA (Selecionada no primeiro edital)
Graduação em História. Docência em História, pedagogia do corpo e linguagens teatrais. Co-autoria do Projeto Camaleão – Arte na Escola(Secretaria de Educação de Contagem).Servidora do TJMG. Mediadora de conflitos e facilitadora de procedimentos circulares em órgãos públicos-privados e em processos judiciais no Juizado Especial Criminal de BH.
JOELMA PEREIRA DOS REIS RABELO (Selecionada no segundo edital)
Psicóloga, servidora pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, em exercício no sistema socioeducativo. Especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública pelo CRISP/UFMG e mestranda em psicologia social pela mesma instituição. Certificada no curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa e tutora pelo Programa Nós.
DANIELLE DE GUIMARÃES GERMANO ARLÉ (Selecionada no primeiro edital)
Graduada em Direito pela UERJ (1991); membro do MPMG (1992); Mestre em Sistema de Resolução de Conflitos pela UNLZ-Argentina; Especialista em Justiça Restaurativa com formação no Zehr Institute e na AJURIS, com Howard Zehr, Kay Pranis e outros; Facilitadora de Círculos de Construção de Paz e Instrutora de facilitadores.
LAÍS THIZIANE CAMPOS CORDEIRO GONÇALVES (Selecionada no segundo edital)
Advogada e Gestora de Conflitos. Professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. Tutora do Programa Nós – Justiça Restaurativa nas escolas de Belo Horizonte. Mediadora Judicial e Extrajudicial certificada pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos. Conciliadora da Justiça Federal – CEJUC/MG. Membro da Comissão de Mediação da OAB/MG. Membro Cofundador da Associação de Mediadores de Belo Horizonte e Outras Regiões – AMBHOS. Pós-Graduada em Mediação e Gestão de Conflitos pelo Ministério Público de Minas Gerais e Fundação Nacional de Mediação de Conflitos. Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduada em Língua Portuguesa. MBA Executivo Internacional pela FGV/OHIO University (Athens, USA). Graduada em Letras e Direito.
DEBORAH FIALHO (Selecionada no primeiro edital)
Advogada, professora universitária, mestre em Direito pela UFMG, facilitadora da ESPERE/BH (Escola de Perdão e Reconciliação). Sou tutora do NÓS e facilitadora em Justiça Restaurativa no Centro de Defesa Da Criança e do Adolescente Zilah Spósito.
LUCAS JERÔNIMO (Selecionado no primeiro edital)
Doutorando e Mestre em Direito (UFMG). Professor, Facilitador de Justiça e Práticas Restaurativas, Pós-Graduando em Psicologia pela Universidade Internacional da Paz de São Paulo, Terapeuta e Facilitador de Constelação Sistêmica.
ELISA TAMANTINI (Selecionada no primeiro edital)
Mestranda em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (2021), atuação como facilitadora e pesquisadora no Projeto Ciranda UFMG, advogada dativa da Vara Infracional de Belo Horizonte (CIA/BH) e servidora pública das Subsecretarias de Atendimento Socioeducativo (SUASE) e de Assistência Social (SUBAS) de Minas Gerais.
MARIA JOSÉ BATISTA DE ALCINO (Selecionada no primeiro edital)
Servidora do TJMG, graduada em Serviço Social pela PUC/MG, Pós-Graduada em Arbitragem e Mediação de Conflitos pela Faculdade Batista de Minas Gerais, Mediadora de Conflitos pelo TJMG, Facilitadora de Processos Circulares/Justiça Restaurativa no Projeto Piloto no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.
FERNANDO JAYME (Selecionado no primeiro edital)
Professor da Faculdade de Direito da UFMG. Coordenador do Projeto Ciranda de Justiça Restaurativa da FDUFMG. Tutor do Programa NÓS.
MAYARA CARVALHO (Selecionada no primeiro edital)
Doutora em Direito pela UFMG, com pesquisa em Justiça Restaurativa Comunitária. Mestra em Ciências Jurídicas (UFPB). Facilitadora de justiça e práticas restaurativas e de Comunicação Não-Violenta, professora e advogada. É uma das coordenadoras da especialização em Justiça Restaurativa da PUC Minas e co-fundadora do Instituto Pazes.
FERNANDA VALLADARES (Selecionada no primeiro edital)
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-graduanda em Advocacia Cível pela Escola Superior de Advocacia da OAB/MG – ESA. Tem atuação em resolução e transformação de conflitos, com formação em justiça restaurativa, mediação, práticas colaborativas e comunicação não violenta. É tutora no Programa de Justiça Restaurativa NÓS – Núcleos para orientação e solução de conflitos escolares. Advogada.
MICHELLE FONSECA (Selecionada no primeiro edital)
Graduada em Direito pela UFMG e pós-graduada em Direitos Humanos e Cidadania pelo IDH. Facilitadora certificada pela EJEF/TJMG e pelo CDHEP. Atuou como mediadora no Programa Mediação de Conflitos e como facilitadora de práticas restaurativas no Centro de Defesa Zilah Spósito. Membro do NUJURES – Núcleo de Estudos de Justiça Restaurativa da USP. Advogada.
FLÁVIA RESENDE (Selecionada no primeiro edital)
Mediadora de conflitos e facilitadora de diálogo em justiça restaurativa. Realiza formação de mediadores e facilitadores em órgãos como a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, Ministério Público, Secretarias de Direitos Humanos, de Educação, dentre outros. Mestre em filosofia. É graduada em direito, comunicação social e filosofia.
RAFAELLA RODRIGUES MALTA (Selecionada no primeiro edital)
Facilitadora de diálogos atuante desde 2015, certificada pela UFMG, pelo Ceaf do MPMG e CDHEP. Mestra em Direito na área de acesso à justiça pela UFMG. Pesquisadora no Projeto Ciranda de Justiça Restaurativa.. Professora convidada da Formação Transversal em Direitos Humanos da UFMG. Advogada de Família e Sucessões.
FREDERICO COSTA GRECO (Selecionado no primeiro edital)
Professor na Faculdade Batista/Grupo Ipemig. Mestre em Direito pela UFMG. Facilitador de círculos restaurativos pelo TJMG. Mediador de conflitos pelo TJMG. Advogado.
RAQUEL A. RAMOS MOTTA (Selecionada no segundo edital)
Mestre e Especialista em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional com Formação Complementar em Neuropsicologia e Neurociências na Pratica Clinica e em Psicogeriatria (UFMG). Facilitadora de Justiça Restaurativa e tutora do Programa NÓS. Atualmente, lotada na SEJUSP, atua com jovens em conflito com a lei no contexto de privação de liberdade.
GABRIEL RODRIGUES BATISTA (Selecionado no primeiro edital)
Graduado em Direito e Graduando em Pedagogia pela UFMG. Atuou como Facilitador e Pesquisador de Práticas Restaurativas no Projeto Ciranda da UFMG. Facilitador de Justiça e Práticas Restaurativas, Professor/Instrutor, com ênfase em Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta e Terapeuta.
SINARA DIAS MACHADO ROCHA (Selecionado no primeiro edital)
Graduada em Licenciatura Plena em Letras pelo UNI-BH /1996. Tecnólogo em Eventos pelo UNI-BH. Pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UEMG (2021). Professora, Analista Pedagógica. Experiências em Direitos Humanos na escola; Educação Profissional; Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino; e Educação Integral. Facilitadora de Círculos Restaurativos e Tutora do Programa NÓS.
GABRIELA FERREIRA CASASSANTA (Selecionada no primeiro edital)
Servidora do TJMG. Mediadora de Conflitos, facilitadora de Processos Circulares e Consteladora Familiar. Atuou como instrutora da EJEF em cursos de conciliadores. Autora de artigos sobre a experiência de práticas restaurativas no JECRIM de Belo Horizonte. Coordenadora do Setor de Conciliação do Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte.
WILLIAN LELLIS DO NASCIMENTO (Selecionado no primeiro edital)
Deficiente Visual, Analista do Ministério Público, graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduado em gestão de cursos a distância e tutoria pela Faculdade SENAC; Pós-graduado em Psicopedagogia pela Universidade Fumec, atua na 23ª Promotoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Infracional de Belo Horizonte. Coordena a Comissão de Educação do Fórum Permanente de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte. Coordenador do Movimento Unificado dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte / MUDEVI, Facilitador em Justiça Restaurativa, Docente em cursos de Justiça Restaurativa pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional / Ceaf do Ministério Público de Minas Gerais.

ATENÇÃO: esta lista pode incluir tutores que estejam licenciados temporariamente da tutoria, a pedido deles próprios

ALIANÇA ESTRATÉGICA: