Publicado em 07/08/2025.
Magistrados, servidores, colaboradores e público externo participaram, na manhã desta quarta-feira, dia 6, de um webinário promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) para apresentar o uso do Google Workspace no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
A ação educacional foi transmitida ao vivo pelo canal da EJEF no YouTube e teve como objetivo capacitar os usuários para a utilização das principais funcionalidades da plataforma, adotada pela instituição desde setembro de 2024, após a migração do serviço de e-mail institucional do Zimbra para o Gmail.
O Google Workspace é um conjunto de ferramentas de comunicação e colaboração em nuvem que integra aplicativos como Gmail, Google Drive, Docs, Planilhas, Apresentações, Agenda, Meet e o assistente de inteligência artificial Gemini. Durante o webinário, foram abordados tópicos como armazenamento seguro, trabalho colaborativo em tempo real, gerenciamento de compromissos e uso de recursos interativos em reuniões virtuais.
Durante a abertura, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, ressaltou que a iniciativa reforça “o compromisso institucional com a inovação, a eficiência e a transformação digital do Judiciário mineiro”.
Ele explicou que, além da substituição do serviço de e-mail, a adoção da plataforma trouxe “novas funcionalidades que ampliam a capacidade de comunicação e colaboração, potencializando o trabalho remoto e garantindo mais segurança no armazenamento e no acesso às informações”.
Ele explicou que, além da substituição do serviço de e-mail, a adoção da plataforma trouxe “novas funcionalidades que ampliam a capacidade de comunicação e colaboração, potencializando o trabalho remoto e garantindo mais segurança no armazenamento e no acesso às informações”.
A magistrada também destacou que, recentemente, foi disponibilizado aos usuários o acesso ao NotebookLM por meio das contas institucionais do Gmail, o que classificou como “uma conquista muito grande para todos nós”.

O gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (CETED), Leonardo Vianna, incentivou os participantes a explorarem as funcionalidades apresentadas. “Fiquem atentos aos avisos sobre atualizações. O Tribunal está se esforçando ao máximo para proporcionar mais conforto no trabalho e melhorar a produtividade”, afirmou.
O secretário-geral da Presidência do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, enfatizou que a contratação foi pensada para ir além do serviço de e-mail, trazendo “ferramentas que facilitam o trabalho, viabilizam o trabalho remoto e incentivam a colaboração”.
Ele também alertou sobre a responsabilidade no uso consciente e seguro da plataforma, e agradeceu às equipes envolvidas na implantação.
O palestrante Jonas Diego dos Santos conduziu a apresentação prática, e explicou que o objetivo era mostrar “como as ferramentas podem colaborar no dia a dia, economizar tempo, facilitar a comunicação e garantir segurança no ambiente de trabalho”. Ele apresentou um panorama das funcionalidades e realizou demonstrações de uso colaborativo.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra virtual da ação a juíza auxiliar da Presidência do TJMG, coordenadora da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DIRTEC) e do Comitê de Inteligência Artificial do TJMG, dra. Mariana de Lima Andrade; o secretário-geral da presidência do TJMG, dr. Guilherme Augusto Mendes do Valle; o gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (CETED), Leonardo Vianna, representando a EJEF; o palestrante Jonas Diego dos Santos; a mediadora Michele Boaron; e a servidora do TJMG e também mediadora, Vanessa Martins de Freitas.