Sou servidora do TJMG desde 1993, iniciando minha carreira na Primeira Instância. Sempre gostei de buscar as melhores práticas para agilizar as tarefas diárias, seja nas secretarias de juízo ou nos gabinetes, como assessora. Isso fez com que eu me especializasse, buscasse um mestrado e doutorado. Em 2022, já fazendo parte da EJEF, lotada na COJUR, tive um desafio especial: por solicitação do então 2º Vice-Presidente e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Des. Renato Luís Dresch, deveria elaborar um projeto de publicações que alinhasse a prática jurisdicional com a vivência acadêmica. Depois de muitas pesquisas, apresentei o projeto de um periódico técnico-jurídico, em que fossem publicados artigos de magistrados e especialistas externos, de modo a fomentar o conhecimento das academias alinhado à prática jurisdicional.

Esse projeto ia ao encontro dos objetivos da EJEF, recentemente oficializada como “Escola de Governo”. Uma vez aprovado, o periódico foi batizado como “Revista EJEF”e teve sua primeira publicação em 2022, contando com o corpo de especialistas da COJUR. Evidenciado o sucesso por seu conteúdo altamente especializado, com artigos de magistrados, mestres e doutores (nacionais e internacionais), o Des. Saulo Versiani Pena, atual 2º Vice-Presidente e Superintendente da EJEF, deu continuidade ao projeto e, em junho de 2025, será publicada a sexta edição, além de um dossiê temático.
A ideia
Considerando a relevância da EJEF, a mais antiga escola judicial do país, com 48 anos de existência, identificou-se a necessidade de uma publicação que promovesse uma abordagem interdisciplinar do Direito, incentivando a inovação e a prática jurídica.
Assim nasceu a Revista EJEF: do desejo de criar esse espaço qualificado para a difusão do conhecimento jurídico, técnico e científico, alcançando tanto a comunidade jurídica nacional quanto internacional. Foi uma iniciativa consolidada pela EJEF que disponibiliza um meio acessível para a divulgação de pesquisas e reflexões essenciais ao aprimoramento do campo jurídico.
Publicada semestralmente e disponível gratuitamente na Biblioteca Digital do TJMG, a Revista EJEF é um periódico de acesso livre, o que permite que todo o seu conteúdo seja lido, baixado, copiado, distribuído, impresso e pesquisado sem custos para o usuário ou sua instituição. Com uma linha editorial ampla, recebe artigos sobre temas jurídicos diversos, incluindo abordagens inovadoras e interdisciplinares. Ao incentivar o debate qualificado e a disseminação do conhecimento, a Revista EJEF reafirma seu compromisso com o avanço do pensamento.
Atualmente a Revista EJEF apresenta números que impressionam: – 5 edições; – 53 artigos publicados, sendo 8 internacionais; – 74 autores e coautores; – todos os artigos publicados já possuem o número de identificação DOI – Digital Object Identifier, seguindo o padrão internacional de periódicos científicos; – utilização do sistema Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP); e, ainda, – Conselho Editorial robusto, com 21 conselheiros renomados, sendo 7 internacionais. Com essas características, pretende-se uma avaliação positiva da Capes para que o periódico seja classificado entre as revistas de referências do país.

Esse foi um trabalho que marcou minha trajetória no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e na EJEF, tanto como servidora, quanto acadêmica. Sem dúvidas, será um legado que ficará na história da EJEF e do qual tenho a honra de ter participado, desde a ideia inicial. Este foi um trabalho especial que ficou “na memória e no coração”.