De ordem do Excelentíssimo Senhor 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa, e do Excelentíssimo Senhor 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Renato Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a ação: Um olhar para as questões de gênero na gestão, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA:
• Gerentes, coordenadoras e coordenadores de área, escrivãs, escrivães e escreventes da Superintendência Judiciária – SEJUD, convocados(as), conforme listagem publicada ao final deste edital;
• Magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJMG.
2 – OBJETIVO: Ao final da ação, espera-se que o(a) participante seja capaz de identificar questões de gênero que interferem na gestão e no ambiente institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
3 – MODALIDADE: Presencial.
4 – LOCAL: Auditório do Tribunal Pleno – Ed. Sede – Av. Afonso Pena, 4.001, Serra, BH.
5 – DOCENTES:
• Formadora: Dra. Lívia Lúcia Oliveira Borba – Juíza de Direito Auxiliar da Comarca de Belo Horizonte, Mestra pela ENFAM.
• Mediadora: Dra. Mônica Silveira Vieira – Juíza Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG
6 – PROGRAMAÇÃO:
16h30 – Abertura
16h45 – Palestra expositiva
17h25 – Atividade dialógica
17h50 – Encerramento
7 – DATA E HORÁRIO: 23 de março 2023, das 16h30 às 18h.
8 – CARGA HORÁRIA: 1h30.
9 – VAGAS: 214, sendo 94 para gestores da SEJUD convocados e 120 vagas para demais servidores, servidoras, magistradas e magistrados do TJMG.
10 – INSCRIÇÕES:
10.1 – As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 20 até as 10h do dia 23 de março de 2023, por meio do formulário disponível no link: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2195
10.2 – O pedido de inscrição deve ser feito no link descrito acima, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e após, clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
10.3 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo e o número de vagas, dispostos neste edital;
10.4 – Serão excluídas:
10.4.1 – Inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail.
10.4.2 – Inscrições daquelas(es) que não pertencem ao público ao qual se destina, descrito neste Edital.
11 – DA IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DAS SERVIDORAS E SERVIDORES CONVOCADAS(OS):
11.1 – A impossibilidade de participação da(o) convocada(o) à ação educacional deverá ser justificada, impreterivelmente, até o dia 23 de março de 2023 por meio do endereço eletrônico , devendo a servidora ou o servidor informar:
• motivo da não participação;
• e-mail de seu gestor imediato.
11.2 – A justificativa da não participação será submetida à análise superior, sendo que, nos termos do art. 8º, § 2º da Portaria Conjunta nº 1409, de 3 de novembro de 2022, a servidora ou o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º Aqueles que se inscreveram livremente para participar de ação educacional com vagas limitadas e aqueles que foram convocados para participar de determinada ação educacional, caso não possam participar de nenhuma atividade ou daquelas necessárias à certificação, poderão apresentar justificativa, observando as regras descritas no edital de regência.
(…)
§ 2º Aquele que não apresentar ou não obtiver o deferimento da justificativa, poderá, a critério da Superintendência da EJEF, ficar impedido de participar de novas ações educacionais promovidas pela EJEF por determinado período, desde que tal possibilidade conste do edital de divulgação da respectiva ação ou de aviso da EJEF previamente publicado.
11.3 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 11.1.
11.4 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.
12 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
12.1 – Os(as) participantes serão aprovados(as) e certificados(as) no encontro se obtiverem frequência, aferida por meio de assinatura de lista de presença.
12.2 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, 5 dias úteis após o término da ação.
13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação deverá ser realizada pelo(a) participante ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade e o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas.
14 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 429,00 (quatrocentos e vinte e nove reais) que abrange despesa referente ao pagamento de palestrante.
15 – INFORMAÇÕES COMPLEMETARES:
15.1 – Ação educacional realizada pela EJEF, em atendimento à demanda da 1ª Vice-Presidência do TJMG.
15.2 – Todas as informações relativas a essa ação educacional serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
15.3 – De acordo com as regras disciplinadas no artigo 9º, § 2º da Portaria 1409/PR/2022:
“Art. 9º Será considerada como hora trabalhada a efetiva participação de servidor em atividades presenciais ou síncronas das ações educacionais internas.
§2º Nos casos de participação por livre iniciativa do servidor, só serão consideradas como horas trabalhadas aquelas correspondentes ao período de participação efetiva durante a jornada de trabalho, desde que haja a autorização prévia do gestor imediato, facultada a inversão de turno.
15.4 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I, por meio do www.siga.tjmg.jus.br, clicar no ícone “Fale Conosco” ou por meio do telefone (31) 3247-8765/8710 ou e-mail: .
15.5 – Edital publicado originalmente no dia 15 de março de 2023.
Lista de convocados:
NOME | SETOR |
Raphael Caio Barbalho Soares |
1ª Câmara Cível |
Felipe Moraes de Souza Lima |
1ª Câmara Cível |
Sônia Soares Ribeiro Teixeira |
2ª Câmara Cível |
Camila Estefania de Souza |
2ª Câmara Cível |
Thiago Fonseca Ferreira |
3ª Câmara Cível |
Vinícius Samuel Mendes Barbosa |
3ª Câmara Cível |
Cassiana Lana de Carvalho |
4ª Câmara Cível |
Isabela Barbalho Aguiar |
4ª Câmara Cível |
Carolina Maria Luciano Meireles |
5ª Câmara Cível |
Suellen Mara Araujo dos Santos |
5ª Câmara Cível |
Jussara Gabriela de Sousa Frade |
6ª Câmara Cível |
Lara Diniz Meireles |
6ª Câmara Cível |
Luiz Carlos Dias dos Santos |
7ª Câmara Cível |
Fábio de Morais Gonçalves Martins Costa |
7ª Câmara Cível |
Patrícia Buzelin Nunes Cerqueira |
8ª Câmara Cível |
Ana Paola Ferreira |
8ª Câmara Cível |
Fernando César de Mello Souza |
9ª Câmara Cível |
Fernanda Godoy Resende Calijorne |
9ª Câmara Cível |
Josué Antônio Vaz |
10ª Câmara Cível |
Cláudio Márcio Corrêa Resende |
10ª Câmara Cível |
Margarete Gandra Almeida Santos |
11ª Câmara Cível |
Maurício Lourêdo Frois |
11ª Câmara Cível |
Grazziane Vargas Leonel de Carvalho |
12ª Câmara Cível |
Rafael Antônio Arruda Alves Costa |
12ª Câmara Cível |
Fernando Augusto Magalhães Lima |
13ª Câmara Cível |
Valdirene Cani Santos |
13ª Câmara Cível |
Iala Israel Lino Santiago |
14ª Câmara Cível |
Larissa Cabral Abreu |
14ª Câmara Cível |
Irene da Conceição Ferreira Gomes |
15ª Câmara Cível |
Leandro Simões Alves |
15ª Câmara Cível |
Vera Lúcia de Almeida |
16ª Câmara Cível |
Érika Paixao Ribeiro |
16ª Câmara Cível |
Laura de Paula Moreira Frattezi |
17ª Câmara Cível |
Christiane Yasem Guimarães Silva |
17ª Câmara Cível |
Ângela Cristiani de Paiva Baptista |
18ª Câmara Cível |
Lilian Carneiro Paranaíba Lima |
18ª Câmara Cível |
Paula Helena Cunha Moreira Duarte |
19ª Câmara Cível |
Laís Miranda Breder Vieira |
19ª Câmara Cível |
Murilo Heitor Carneiro Júnior |
20ª Câmara Cível |
Ana Cristina Martins da Costa |
20ª Câmara Cível |
Renato Douglas de Barros Silva |
21ª Câmara Cível |
Ana Carolina Bertachini Filizzola |
21ª Câmara Cível |
Ricardo Luiz Valadares |
1ª Câmara Criminal |
Lilian Duarte Ricardo |
1ª Câmara Criminal |
Viviane Glauce Soares Urban |
2ª Câmara Criminal |
Matheus Eustáquio Gomes de Faria |
2ª Câmara Criminal |
Jussara Maria da Silva |
3ª Câmara Criminal |
Viviane Camilo de Souza santos |
3ª Câmara Criminal |
Irisraquel Maria dos Anjos |
4ª Câmara Criminal |
Rafaela Andrade Ferreira Lopes |
4ª Câmara Criminal |
Sandra Regina Silva Carvalho |
5ª Câmara Criminal |
Hugo Leonardo Cunha Nepomuceno |
5ª Câmara Criminal |
Ângela Ayres da Costa |
6ª Câmara Criminal |
Pedro Paulo Viana |
6ª Câmara Criminal |
Maria Cristina de Carvalho |
7ª Câmara Criminal |
Carla Bernardes Machado e Oliveira Silva |
7ª Câmara Criminal |
Mateus de Oliveira Pessôa |
8ª Câmara Criminal |
Flávia Monteiro Vasconcelos |
8ª Câmara Criminal |
Daniela Péret Figueiró Matos |
9ª Câmara Criminal |
Bruna Heringer de Carvalho Lozer |
9ª Câmara Criminal |
Alexandre Aurélio de Oliveira |
1º Feitos Especiais |
Bruna Laurinda Monteiro Silva |
1º Feitos Especiais |
Maria José Dias Batista Ferreira Chaves |
2º Feitos Especiais |
Bárbara Mourão Soares |
2º Feitos Especiais |
Liliane Pereira de Campos |
1º CAROT |
Renata Fonseca Figueiredo |
1º CAROT |
Ada Orlandini Malvicino Vieira |
2º CAROT |
Matheus Mueller |
2º CAROT |
Ronaldo Pereira da Silva |
3º CAROT |
Viviane Pires de Souza |
3º CAROT |
Fernando César Marçal |
4º CAROT |
Marcela Nogueira Mendes |
4º CAROT |
Liliana Couto Araujo |
Gerência de Controle e Informação Processual – Ginpro |
Walter Ianni Netto |
Coordenação de Protocolo Geral – Cprot |
Waldir Queiroz Coelho dos Santos |
Coordenação de Atendimento e Informações Processuais – Cinpro |
Francer Moreira D’Almeida |
Gerência de Digitalização e Autuação – Gedaut |
Juliana Gonçalves Ribeiro |
Coordenação de Autuação – Coaut |
Gustavo Birro de Souza |
Coordenação de Digitalização e Indexação – Codigi |
Luciana Miranda de Mattos |
Coordenação de Distribuição – Codistr |
Osmar José Pereira Júnior |
Serviço de Apoio à Sessão de Julgamento e Cumprimento de Mandados – Seraj |
Vitória Brito Goulart |
Central de Registro das Sessões de Julgamento e administrativas – Cereg |
Marina Nazareth de Lima |
Diretoria Executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional – DIRSUP |
Mauro Marques |
Centro de Informações de Resultados da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância – Ceinjur |
Gilberto Miranda Barbosa Junior |
Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e Sistemas – Cesupe |
Elaine Batista Costa Souza |
Centro de Padronização da Prestação Jurisdicional na 2ª Instância – Cepajur |
Rafaella Rocha da Costa Assunção |
Gerência de Núcleos de Apoio à Gestão de Gabinetes e de Gerenciamento de Precedentes – Geap |
Luanda de Souza Lima |
Núcleo de Apoio à Gestão de Gabinetes – Nuap |
Daniel Geraldo Oliveira Santos |
Núcleo de Gerenciamento Precedentes – Nugepnac |
Juliana Martins Lages |
Gerência Judiciária – GEJUDIC |
Nivaldo Bento da Silva |
Coordenação de Análise de Custas Processuais de 2ª Instância – CORAC |
Juliana Aparecida Castro Silveira |
Coordenação de Processos Originários e Recursais Cíveis – COESPRO CÍVEL |
Eugênio Zulmir Penno |
Coordenação de Processos Originários e Recursais Criminais – COESPRO CRIMINAL |
Carolina Castelo Branco B. Alencar |
Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de 2ª Instância – CEAGESI |
Roberta Inácio Maia |
Acessoria da Primeira Vice-Presidência – 1ª ASVIP |