Tomás Antônio Gonzaga é o destaque do 4º episódio da 3ª temporada do “Vozes Poéticas de Minas”. Além de um renomado poeta, Gonzaga foi um dos primeiros magistrados de Minas Gerais. Sua obra, reconhecida como um expoente do neoclassicismo, inclui a famosa “Marília de Dirceu”, lírica que ainda encanta e é amplamente apreciada. Ele é considerado o segundo poeta mais lido em língua portuguesa, após Luís Vaz de Camões. Sua produção abrange outros gêneros, como a sátira e a narrativa épica.
Você pode conhecer mais sobre ele, inclusive sua atuação na Inconfidência Mineira, movimento pela independência de Minas Gerais, na entrevista realizada com Sérgio Alcides, doutor em História Social pela USP e professor de literatura da UFMG, que também é poeta, crítico literário, ensaísta e tradutor. O episódio em homenagem ao autor será veiculado nos canais do YouTube da Escola Judicial e da Academia Mineira de Letras, no dia 29 de fevereiro.
Nos dias 1, 2, 3 e 4 de março, compartilharemos a leitura de um texto do autor por dia.
O “Vozes Poéticas de Minas” é uma celebração da poesia e, acima de tudo, uma homenagem aos poetas, com o propósito de valorizar e divulgar a produção literária mineira, inspirando novos leitores e escritores. Nesta 3ª temporada, o “Vozes Poéticas de Minas” já homenageou Ana Elisa Ribeiro, Vera Casanova e Antônio Barreto. Você pode conferir todos os episódios na playlist