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Início » Servidores da EJEF participam do “1º Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário”

Servidores da EJEF participam do “1º Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário”

Servidores da EJEF participam do “1º Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário”
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Os servidores Thiago Doro, Gerente da Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (GEJUR); Rafaela Giboschi, Coordenadora da Coordenação de Biblioteca (COBIB); e Denise Moreira, bibliotecária da COBIB, representaram a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) no “1º Encontro de Bibliotecas do Poder Judiciário” (ENABIJUD) realizado em Brasília, nos dias 16 e 17 de março.

Participaram mais de 200 bibliotecários e servidores do Poder Judiciário de diversos estados do evento, cuja organização foi responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 1ª Região e da rede BIBLIOMEMOJUS, com apoio institucional do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais Superiores. Renomados magistrados, como Desembargador Ney de Barros Bello Filho, do TRF-1, e o Juiz de Direito Carlos Alexandre Böttcher, do TJSP, proferiram palestra.

Os trabalhos contemplaram quatro eixos temáticos (Gestão, Biblioteca Digital, Memória e Agenda 2030 e Inovação) e realizaram-se por meio de atividades variadas. Destacaram-se os diversos painéis apresentados para discutir o papel das bibliotecas jurídicas na disponibilização de informação doutrinária, legislativa e jurisprudencial, bem como na organização e na gestão do conhecimento das instituições que representam. Uma das temáticas amplamente abordadas foi o uso de ferramentas de inteligência artificial, incluindo o CHAT GPT, para auxiliar os bibliotecários na organização dos repositórios institucionais.

Thiago Doro, Denise Moreira e Rafaela Giboschi participaram das palestras e visitas técnicas às unidades de documentação e informação da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça.

Thiago Doro, Gerente da GEJUR avaliou positivamente o encontro, enfatizando seu benefício para os profissionais presentes. “A participação despertou em bibliotecárias e bibliotecários quanto ao uso de recursos de inteligência artificial aplicados à organização da informação e do conhecimento, sobretudo quanto às tarefas repetitivas de modo a automatizá-las sempre que possível, e fazendo assim com que a inteligência humana seja direcionada e aplicada a tarefas mais complexas como: elaboração de políticas de desenvolvimento de acervo, gestão de acervo, orientação ao público quanto às fontes confiáveis de informação bem como o combate à desinformação, promoção e marketing de serviços, entre outros que exigem sobretudo um julgamento humano para tomada de decisão” comentou.
Para a gestora Rafaela Giboschi, o encontro foi muito importante para todos aqueles que estão interessados em trabalhar em rede com o intuito de oferecer serviços e produtos com qualidade superior, mesmo em tempos de redução de investimentos na área. “A biblioteca tem que compartilhar práticas e recursos para poder oferecer ao usuário final uma informação realmente útil e de fonte confiável. O compartilhamento de informações entre bibliotecas já existe, porém é necessário formalizar e ampliar o que já é feito. Só assim conseguiremos oferecer informações de diversas bases de dados, com um preço melhor e com personalização à realidade do Poder Judiciário”, destacou.
Nos painéis, não faltaram referência aos dispositivos e manuais que norteiam as atividades das bibliotecas judiciárias, tais como: Resolução CNJ n. 316/2020, Resolução CNJ n. 324/2020, Resolução CNJ n. 429/2021 e o Manual de Gestão da Memória do Poder Judiciário.

Além dos painéis expositivos e palestras, houve visitas técnicas às unidades de documentação e informação da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, durante os dois dias de evento. Participante de uma delas, a servidora Rafaela Giboschi surpreendeu-se com a qualidade do trabalho realizado para recuperar e proteger o acervo da Câmara dos Deputados. “Foi surpreendente ver o salto que a tecnologia deu durante o período da pandemia. Porém, o que mais me chamou a atenção foi o cuidado e o carinho que as equipes, grande parte delas formadas por servidores, possuem em relação ao patrimônio nacional. Isso ficou evidente durante as falas do evento e também nas visitas técnicas. Consegui participar da visita a Câmara dos Deputados e foi emocionante conhecer o trabalho de tantos profissionais empenhados em proteger e também restaurar o que foi atingido nas ações de vandalismo do dia 8 de janeiro de 2023”.

Biblioteca do TJMG
A Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro é constituída por acervo físico de livros, periódicos e coleções especiais. É possível realizar empréstimo domiciliar para público interno e também entre bibliotecas cadastradas. Atualmente, no acervo físico há cerca de 28 mil exemplares de livros e 247 títulos de periódicos (entre correntes e encerrados). No último ano, foram feitos 4.194 empréstimos, entre livros e folhetos, a usuários internos.

Biblioteca Digital
A Biblioteca Digital do TJMG é um sistema que oferece, em ambiente virtual, variedade de documentos relacionados ao Tribunal e de interesse da sociedade: livros, artigos, periódicos completos, notas técnicas, boletins, relatórios, manuais, monografias, planos, projetos e outros. Parte de seu acervo pode ser acessada pelo público em geral, havendo algumas coleções restritas ao público interno, a exemplo das bases de dados de editora acessíveis apenas a magistrados e servidores via Rede TJ.
Os seguintes catálogos integram a Biblioteca Digital do TJMG:
– Minha Biblioteca (livros);
– Lex Magister (livros, artigos de periódicos, jurisprudência);
– Biblioteca Digital Fórum (livros e artigos de periódicos);
– RT Online (artigos, jurisprudência e legislação publicados em revistas da Ed. dos Tribunais);
– RT Proview (livros da Ed. Revista dos Tribunais);
– Governet (doutrinas, legislação e jurisprudência)

Atualmente a Biblioteca Digital conta com acervo de mais de 10 mil itens digitais com produção técnica e intelectual do TJMG, entre artigos, livros, relatórios de gestão, folhetos, pesquisas, coleção da Revista Jurisprudência Mineira. O acesso a esse acervo é aberto ao público em geral.

Digitalização de material

A biblioteca oferece serviço de digitalização por demanda do seu acervo impresso. Em observação à Lei 9.610/1998 (Lei dos Direitos Autorais), a digitalização de pequenos trechos de livros e periódicos do acervo impresso que não estejam disponíveis na Biblioteca Digital pode ser solicitada por magistrados, assessores e gestores do Tribunal.
Para tanto, é preciso formalizar o pedido em mensagem enviada ao e-mail ou ao telefone (31) 98457-4969, via Whatsapp. O prazo de resposta depende da demanda, podendo variar de 2 a 72 horas.

 

Fotos: arquivo pessoal

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