Na noite de 23 de julho, quarta-feira, o Segundo Vice-Presidente do TJMG, Desembargador Saulo Versiani Penna, recebeu a Medalha Comemorativa dos 100 anos do Município de Luz, em sessão conjunta do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e da Câmara Municipal de Luz. A cerimônia aconteceu na residência do Terceiro Vice-Presidente do IHGMG, o escritor luzense Ozório Couto, em Belo Horizonte.
Instituída pelo IHGMG em parceria com a Câmara Municipal de Luz, a medalha é ofertada como recordação perene da efeméride histórica referente aos 100 anos de emancipação político-administrativa do Município de Luz.
O Diretor de Medalhística e Honrarias do IHGMG, Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, do TJMG, realizou a explicação técnica da peça: “A medalha tem natureza comemorativa, destinada a celebrar uma efeméride; não tem caráter condecorativo ou honorífico. Por isso, não se trata de uma comenda”, disse.
Cunhada em aço inox, segundo os mais altos padrões da medalhística (a ciência que estuda as medalhas), a medalha traz em sua face principal a imagem estilizada da fachada do prédio onde funcionou a primeira Câmara de Vereadores de Luz, instalada em 1924, e que hoje abriga o Museu Histórico Casa Grande Capitão Dú. No reverso, ostenta o brasão do Município, explicou o Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.

Na solenidade, dezenove pessoas receberam a medalha, entre membros do IHGMG, autoridades e personalidades luzenses, que, por suas ações meritórias, se destacam em contribuir para engrandecer a história, a cultura e as tradições seculares de Minas Gerais.
Para o Desembargador Saulo Versiani Penna, “receber a Medalha do Centenário de Luz foi uma grata satisfação. Gostaria de ressaltar que o Município é berço de grandes nomes do Direito e da Justiça nacional, dos quais poderia destacar, entre tantos outros, o Desembargador José Oswaldo de Oliveira Leite, saudoso Dr. Maninho; o Ministro Manoel Mendes de Freitas, que foi Presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), com quem trabalhou minha mãe, e que depois atuou no Tribunal Superior do Trabalho (TST); além do Ministro Ronaldo Costa Couto, que também foi Governador de Brasília.” O Superintendente da EJEF ainda comentou: “Espero, muito em breve, poder visitar a cidade de Luz, onde planejamos realizar uma ação educação da Escola Judicial em parceria com a Faculdade de Direito local.”
Na ocasião, o Desembargador Saulo Versiani Penna procedeu à entrega do livro publicado pela EJEF sobre os “200 anos do Direito Constitucional Brasileiro” ao Ministro Antônio Augusto Junho Anastasia, do Tribunal de Contas da União (TCU), e ao ex-Ministro do Trabalho Caio Vieira de Mello.

Também participaram do evento o Presidente eleito e atual Segundo Vice-Presidente do IHGMG, Dr. Antonio Marcos Nohmi; o ex-Governador Eduardo Azeredo; o Secretário-Geral do IHGMG, Dr. Antonio Carlos de Albuquerque; o Diretor de Comunicação Social do IHGMG, Desembargador Bruno Terra Dias; o decano do IHGMG, Dr. Daniel Antunes Júnior (104 anos); o vereador Lucas Gontijo Guimarães, representando a Câmara Municipal de Luz, o cientista e médico luzense Prof. Dr. Geraldo Duarte, da USP-Ribeirão Preto, e o Diretor Executivo de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), da EJEF, Iácones Batista Vargas, que também é luzense, atual 1º Secretário do IHGMG.
Criado em 7 de setembro de 1923, o Município de Luz, localizado no Centro-Oeste Mineiro, é reconhecido pela fé, cultura e história, inclusive por ter se tornado sede de Bispado em 1918, antes mesmo de emancipação política, além de ter sediado a primeira festa de rodeio do Brasil, em 1943.