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EJEF restaura retrato do desembargador Edésio Fernandes e integra peça à galeria histórica

Fotografia do patrono, doada à Escola por sua família, passa por higienização e reintegração, realizadas por especialistas da COARPE

EJEF restaura retrato do desembargador Edésio Fernandes e integra peça à galeria histórica
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Publicado em 01/10/2025.

Os conservadores-restauradores Maycon Felipe Amaral e Viviane Aparecida Silva, da Coordenação de Arquivo Permanente (COARPE), vinculada à Gerência de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (GEDOC) do TJMG, restauraram, ao longo de 15 dias, o retrato do desembargador Edésio Fernandes, patrono da Escola Judicial, a partir de doação feita por sua família. 

A peça passou a integrar o acervo histórico da Escola Judicial, com curadoria e salvaguarda alinhadas às rotinas do Tribunal. O trabalho envolveu diagnóstico, higienização, recomposição do suporte e testes de tonalidade para a reintegração cromática.

Maycon Felipe Amaral explicou qual foi o ponto de partida do processo.

“A fotografia chegou até nós com sujeira e pequenos danos. Fomos contatados para realizar a avaliação do estado de conservação da peça, que necessitava de cuidados. A partir disso, elaboramos o primeiro diagnóstico”, contou o restaurador. 

“Os principais cuidados envolveram a higienização, já que o quadro apresentava bastante sujeira superficial, com poeira e algumas manchas. Havia ainda perda de suporte. Por isso, realizamos a higienização e a reintegração da parte comprometida”, explicou.

Viviane Aparecida Silva detalhou o conceito técnico que norteou uma das etapas do processo de conservação.

“A perda de suporte acontece quando o papel do retrato se rasga, gerando uma lacuna visível, que foi a área tratada. Realizamos o enxerto e a reintegração cromática, procurando nos aproximar ao máximo da cor original do retrato”, disse. 

Ao avaliar o estado de conservação do retrato, Viviane destacou os desafios específicos de uma fotografia de época:

“A restauração foi um desafio para nós, pois, embora trabalhemos com suporte de papel, nosso trabalho diário concentra-se mais em documentação do que em retratos e fotografias”, revelou.

“Outro desafio foi a moldura, que imaginávamos ser de uma cor mais escura. No entanto, à medida que avançávamos no tratamento, percebemos que se tratava apenas de sujeira. Foi uma surpresa para nós”, disse a restauradora. 

Segundo ela, “a fotografia não apresentava muitos danos, apenas sujeira, algumas manchas e resquícios de tinta de parede, que eram apenas alguns pingos”, explicou, detalhando os desafios da reintegração e da recuperação do tom original das cores da fotografia.

“Foi um trabalho muito proveitoso”, garantiu. 

Em relação ao cronograma, Maycon detalhou a linha do tempo da intervenção.

“No total, a restauração levou 15 dias, sendo que a higienização da moldura consumiu cerca de dois dias.”

Ele comentou que o tratamento do retrato — incluindo a higienização, o nivelamento do suporte para cobrir a perda e a reintegração — levou cerca de 10 dias, sendo a etapa mais demorada de todo o trabalho.

No campo da experiência com tipologias documentais, Maycon destacou a novidade:

“Foi a primeira vez que trabalhamos com fotografia. A maior parte do nosso trabalho diário envolve documentos, manuscritos e até mesmo tinta de datilografia.” 

Ao comparar procedimentos, ele ressaltou as diferenças nas camadas e nos cuidados necessários para a reintegração:

“Embora o suporte seja o mesmo, há uma distinção. A fotografia geralmente possui uma camada — que pode ser de gelatina, dependendo da técnica utilizada”, explicou.

Maycon relatou que o trabalho de reintegração requer atenção especial a essa camada da fotografia, o que não se faz necessário em documentos de papel.

Viviane complementou: “Além da camada de gelatina, a fotografia possui uma camada de pigmentos que confere a cor, ao contrário do papel, que geralmente apresenta apenas a cor da tinta.”

O sucesso do trabalho resultou em uma exposição na sede da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, localizada na Rua Manaus, no bairro Santa Efigênia.

A Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD), criada em 1988 e sediada no Palácio da Justiça Rodrigues Campos, preserva, pesquisa e divulga o acervo histórico do TJMG, coordena restaurações, inventaria peças e apoia comarcas na criação de salas de memória. A unidade também é responsável pela galeria de ex-superintendentes da EJEF.

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Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

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