Programa de Desenvolvimento de Servidores – PDS
Confira informações sobre as ações planejadas para cada público e os meses de realização previstos. Poderá haver atualização do planejamento. Por isso, a confirmação de datas deverá ser sempre verificada no Calendário Anual.
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PROGRAMAS PERMANENTES
[accordions]
[accordion title=”FORMAÇÃO INICIAL“]
| Curso de Formação Inicial para Servidores – SERIN – Módulo Institucional | ||
| Modalidade: | EAD | |
| Carga Horária: | 19h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer os aspectos fundamentais à sua inserção na Instituição, compondo uma visão geral sobre o TJMG, sobre a sua responsabilidade como parte da Instituição e a importância de sua contribuição para o oferecimento de uma efetiva prestação jurisdicional à sociedade. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | contínuo | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Formação Inicial para Servidores – SERIN – Módulo Humanossocial | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 12h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de integrar-se aos valores da instituição; aplicar as competências humanossociais no desenvolvimento do seu trabalho, contribuindo para a melhoria contínua da prestação jurisdicional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]
Formação Continuada
[accordions]
[accordion title=”EIXO: PROCESSO JUDICIAL “]
| Práticas de Secretaria Cível | ||
| Modalidade: | EAD | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar as práticas de secretaria cível relacionadas à sua atividade, reconhecendo sua importância e o seu papel no Tribunal de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Práticas de Secretaria Criminal | ||
| Modalidade: | EAD | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar as práticas de secretaria criminal relacionadas à sua atividade, reconhecendo sua importância e o seu papel no Tribunal de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Práticas de Secretaria Justiça da Infância e Juventude | ||
| Modalidade: | EAD | |
| Carga Horária: | 24h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar as práticas de Secretaria Justiça da Infância e Juventude, seguindo os procedimentos estabelecidos e atuar em conformidade com as especificidades que envolvem a criança e o adolescente. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso Agentes de Proteção e Comissários da Infância e da Juventude | ||
| Modalidade: | EAD | |
| Carga Horária: | 45h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer o papel do comissário e do agente de proteção na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, os limites dessas funções, seguindo os preceitos estabelecidos no ECA e demais atos normativos relacionados. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Depoimento Especial – (compartilhado pela ENFAM) | ||
| Modalidade: | Semipresencial | |
| Carga Horária: | 40h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de atuar adequadamente no depoimento especial de crianças e adolescentes em situação de violência e de conduzirem melhor os processos judiciais que tratam do tema. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
| 2 | Maio | EJEF-Sede |
| 3 | Junho | EJEF-Sede |
| 4 | Setembro | EJEF-Sede |
| 5 | Outubro | |
| Curso Redação de Relatórios para Assistentes Sociais | ||
| Modalidade: | EAD com tutoria | |
| Carga Horária: | 28h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de redigir relatório atendendo as técnicas de redação estudadas tais como: foco na demanda judicial, observação da sequência cronológica dos fatos, coerência de ideias, imparcialidade, correto uso da linguagem técnica, critérios éticos regidos pelas normas que regem o exercício do assistente social. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Atos de Comunicação conforme CPC/2015 | ||
| Modalidade: | EaD com tutoria | |
| Carga Horária: | 30h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de contribuir com a unificação de procedimentos e na construção coletiva de conhecimentos sobre os artigos do CPC/2015 que regulamentam as rotinas relacionadas às atribuições do Oficial de Justiça Avaliador no Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 16 | A definir | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Atos Especiais e Tutelas Provisórias conforme CPC/2015 | ||
| Modalidade: | EaD com tutoria | |
| Carga Horária: | 40h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar em suas rotinas laborais, amparadas pelo CPC/2015, com foco na unificação dos procedimentos inerentes às atribuições do Oficial de Justiça Avaliador no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 8 | A definir | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação para Atermadores dos Juizados Especiais | ||
| Modalidade: | EAD autoinstrucional | |
| Carga Horária: | 5h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atender o público dos Juizados Especiais com excelência e redigir termos iniciais de acordo com orientações e regras técnicas. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Março | – |
| 5 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação de Auxiliares de Fiscalização dos Serviços Notariais e de Registro – CAFIS | ||
| Modalidade: | Semipresencial | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atender as consultas realizadas pelos notários, registradores e usuários dos serviços, possibilitando, ainda, maior segurança para realização da Correição Ordinária dos Serviços Extrajudiciais. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Outubro | EJEF-Sede |
| 2 | Novembro | EJEF-Sede |
| 3 | Dezembro | EJEF-Sede |
| Curso Teoria da Decisão e Teoria do Direito (curso FGV in company) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 40 h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar ferramentas teóricas e metodológicas para estruturação de processos de tomada de decisão baseados na consideração de efeitos de diferentes alternativas decisórias. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Março | EJEF-Sede |
| CJUR – Módulo NUMOPEDE e o abuso do direito de ação | ||
| Modalidade: | Semipresencial | |
| Carga Horária: | 32 h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de identificar e implementar em sua unidade judiciária estratégias adequadas para enfrentamento da litigiosidade artificial e de outras formas de abuso de direito de acesso ao sistema de justiça, e de contribuir para a eficácia da atuação do NUMOPEDE. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
| 2 | Junho | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: SISTEMAS INFORMATIZADOS“]
| Curso de Aperfeiçoamento do Sistema PJe (facilitadores) | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: reconhecer temas específicos do PJe; distinguir o conhecimento entre os usuários que tiveram capacitação presencial (até dezembro/2018) e os que somente fizeram capacitação à distância (a partir de janeiro/2019). | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 3 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 4 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação do processo judicial eletrônico – PJe (perfil assessores e estagiário do Projeto Pontualidade) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 14h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar o sistema PJe no perfil gabinete e todas as suas funcionalidades. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Tutorial SISCOM Caratere | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aprimorar e reforçar o conhecimento teórico e prático dos servidores das secretarias de juízo quanto à alimentação dos dados das partes e dos processos no sistema informatizado, visando uma prestação jurisdicional de qualidade com melhor resultado nas pesquisas e emissão de relatórios. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Tutorial SISCOM Windows | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 12h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de operar o sistema Processo Judicial Eletrônico, versão 2.0. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| LibreOffice CALC | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 12h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar o software de planilhas eletrônicas “LibreOffice – Calc” fazendo uso de suas funcionalidades básicas. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 3 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC“]
Restrito aos servidores da DIRFOR
Através de um contrato firmado entre o TJMG, por meio da EJEF, e a Alura, empresa que desenvolve cursos focados em tecnologia, está disponibilizado para os servidores da DIRFOR um total de 992 cursos nas áreas de programação, front-end, infraestrutura, data Science, dentre outros.
| Plano Anual de Capacitação para a Diretoria de Informática do TJMG (Resolução Nº 211 de 15/12/2015) – Licenças de Cursos Allura | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Administração de rede WI-FI | permanente | Plataforma Alura |
| Android Studio | permanente | Plataforma Alura |
| Angular | permanente | Plataforma Alura |
| Apex | permanente | Plataforma Alura |
| Angular JS | permanente | Plataforma Alura |
| Arquitetura de Microserviços | permanente | Plataforma Alura |
| Automação de Processos no Bizagi “ Da modelagem à execução” | permanente | Plataforma Alura |
| BIG-IP F5 | permanente | Plataforma Alura |
| DataSnap (Delphi) | permanente | Plataforma Alura |
| Dell EMC Isilon | permanente | Plataforma Alura |
| Delphi (avançado) | permanente | Plataforma Alura |
| DevOps | permanente | Plataforma Alura |
| Docker | permanente | Plataforma Alura |
| Ecosystem Spring | permanente | Plataforma Alura |
| ElasticSearch | permanente | Plataforma Alura |
| ElasticSearch (avançado) | permanente | Plataforma Alura |
| Excel (intermediário) | permanente | Plataforma Alura |
| Ferramentas Git e GitLab | permanente | Plataforma Alura |
| Forms Web (Oracle Developer 12c) | permanente | Plataforma Alura |
| Git | permanente | Plataforma Alura |
| Infraestrutura hiperconvergente (HCI) | permanente | Plataforma Alura |
| ITIL ® 4 + COBIT 2019 + SCRUM | permanente | Plataforma Alura |
| ITIL 4 Foundation | permanente | Plataforma Alura |
| Jasper | permanente | Plataforma Alura |
| Java | permanente | Plataforma Alura |
| Java (avançado) | permanente | Plataforma Alura |
| JavaScript (Script 5 ou superior) | permanente | Plataforma Alura |
| JBOSS / TOMCAT / WEBLOGIC | permanente | Plataforma Alura |
| JBoss Seam | permanente | Plataforma Alura |
| JBPM | permanente | Plataforma Alura |
| Jenkins | permanente | Plataforma Alura |
| Jenkins/GitLab (integração) | permanente | Plataforma Alura |
| JSF | permanente | Plataforma Alura |
| Kubernetes/OpenShift | permanente | Plataforma Alura |
| Levantamento e especificação de requisitos | permanente | Plataforma Alura |
| Linguagem R | permanente | Plataforma Alura |
| Mavem | permanente | Plataforma Alura |
| MCSA – Identidade com o Windows Server 2016 | permanente | Plataforma Alura |
| MCSA – Windows Installation, Storage, and Computer with Windows Server 2016 | permanente | Plataforma Alura |
| MCSE + CCNA CISCO + CEH ETHICAL HACKER + ITIL ® 4 + VMWARE | permanente | Plataforma Alura |
| Metodologias Ágeis | permanente | Plataforma Alura |
| Microserviços | permanente | Plataforma Alura |
| Modelagem de processos – Bizagi | permanente | Plataforma Alura |
| Mongo DB | permanente | Plataforma Alura |
| Node JS | permanente | Plataforma Alura |
| permanente | ||
| Oracle BI Publisher | permanente | Plataforma Alura |
| Oracle Database 18c | permanente | Plataforma Alura |
| Oracle SQL | permanente | Plataforma Allura |
| Otimização SQL (SQL Tuning) | permanente | Plataforma Alura |
| Parametrização do HPSM para fluxos de requisições de serviço | permanente | Plataforma Alura |
| PL/SQL | permanente | Plataforma Alura |
| PowerShell do zero | permanente | Plataforma Alura |
| Processamento de linguagem natural | permanente | Plataforma Alura |
| Programação Java | permanente | Plataforma Alura |
| Python | permanente | Plataforma Alura |
| Qlik Sense (básico) | permanente | Plataforma Alura |
| Scrum | permanente | Plataforma Alura |
| Spring Boot | permanente | Plataforma Alura |
| SQL do banco de dados PostgreSQL | permanente | Plataforma Alura |
| Teste automatizado | permanente | Plataforma Alura |
| Teste unitário | permanente | Plataforma Alura |
| UML | permanente | Plataforma Alura |
| Vmware | permanente | Plataforma Alura |
| VMware Horizon View | permanente | Plataforma Alura |
| VMware vRealize Automation | permanente | Plataforma Alura |
| Weblogic básico | permanente | Plataforma Alura |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: CONTRATAÇÕES“]
| Contratação eficaz com segurança jurídica, planejamento e gestão | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer os aspectos teórico e prático sobre Contratação na Gestão Pública, visando aumentar a qualidade e efetividade das contratações na Instituição. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Maio | EJEF-Sede |
| Curso de gestão e Fiscalização de Contratos (Manual de Contratos) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 16h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aplicar o Código de Conduta e o Manual de Contratos em sua atuação diária na instituição. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
| 2 | Março | EJEF-Sede |
| 3 | Março | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: ÉTICA E INTEGRIDADE“]
| Seminário LGPD, Governança e Compliance (Programa de Desenvolvimento Gerencial – PDG) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de reconhecer os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD no Poder Judiciário e analisar até onde todos os que detêm, manipulam, divulgam ou fazem o uso de dados estarão sujeitos à integridade ou não das novas normas criadas. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Código de Conduta | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de identificar o conteúdo do Código de Conduta do TJMG, aplicando-o em sua atuação diária na instituição. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos (Manual de Contratos) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 16n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aplicar o Código de Conduta e do Manual de Contratos em sua atuação diária na instituição. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
| 2 | Março | EJEF-Sede |
| 3 | Maio | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]
Formação Avançada
[accordions]
[accordion title=”DESENVOLVIMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL“]
| Curso Preparatório para a Participação no Projeto Experimental do Teletrabalho – EaD | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | n/d | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de identificar as ferramentas conceituais e práticas necessárias para a qualificada decisão sobre a sua participação (e de seu setor) no Projeto Experimental do Teletrabalho do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
[/accordion]
[/accordions]
Programa de Desenvolvimento de Gestores – PDG
[accordions][accordion title=”FORMAÇÃO AVANÇADA“]
| Comunidade Avaliação de Desempenho | ||
| Modalidade: | Comunidade virtual | |
| Carga Horária: | Disponibilizada de forma contínua | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| – | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso Administração Judicial Aplicada – AJA – Gerentes de Secretaria e Assessores | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 18h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os assessores e gerentes de secretaria sejam capazes de auxiliar a realização do planejamento estratégico de suas Unidades Judiciárias e o desdobramento do plano de gestão, a partir das Metas Nacionais e das Metas Institucionais do TJMG, alicerçado em uma perspectiva sistêmica, estruturada e participativa. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 2 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso Atualização Gerencial – AGIR | ||
| Modalidade: | Semipresencial | |
| Carga Horária: | 40h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aplicar as competências e habilidades gerenciais nas áreas técnico-jurídicas, técnico-operacionais e humano-sociais, visando ao constante aperfeiçoamento das atividades administrativas da secretaria do juízo e de apoio à prestação jurisdicional, para melhor atendimento aos usuários dos serviços forenses. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Maio | Belo Horizonte |
| 2 | Maio | Belo Horizonte |
| 3 | Junho | Belo Horizonte |
| 4 | Setembro | Belo Horizonte |
| 5 | Outubro | Belo Horizonte |
| Gestão Documental no Poder Judiciário | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 5h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: reconhecer o que é gestão de documentos; detalhar o funcionamento do Proname, suas normas, os requisitos necessários à gestão documental e os instrumentos apropriados para o tratamento dos documentos de arquivo do Poder Judiciário. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 5 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Avaliação de Desempenho | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de aplicar os princípios e normas que regulam a Avaliação de Desempenho por Competências no TJMG e de utilizar a Avaliação de Desempenho por Competências como ferramenta de gestão do desempenho dos servidores do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Encontro de Gestores | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os gestores sejam capazes de analisar e refletir criticamente junto à Corregedoria-Geral e à Direção do Foro da Capital as ações e atuações durante o segundo ano da Gestão 2018/2020. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Outubro | Belo Horizonte |
| Oficinas Jurídicas e Gerenciais | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final do desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada na oficina, analisando as atualizações apresentadas. Cada oficina tratará de um tema específico. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Setembro | Conselheiro Lafaiete |
| 2 | Agosto | Diamantina |
| 3 | Fevereiro | Governador Valadares |
| 4 | Outubro | Ipatinga |
| 5 | Novembro | Juiz de Fora |
| 6 | Abril | Montes Claros |
| 7 | Abril | Muriaé |
| 8 | Maio | Paracatu |
| 9 | Junho | Patos de Minas |
| 10 | Novembro | Poços de Caldas |
| 11 | Fevereiro | Contagem |
| 12 | Setembro | Uberlândia |
| 13 | Dezembro | Belo Horizonte |
| 14 | Agosto | Divinópolis |
| 15 | Março | Janaúba |
| 16 | Março | Manhuaçu |
| 17 | Julho | Passos |
| 18 | Junho | Pouso Alegre |
| 19 | Julho | São João Del Rei |
| 20 | Dezembro | Uberaba |
| 21 | Maio | Varginha |
| 22 | Outubro | Teófilo Otoni |
| Seminário de Preservação Digital no TJMG – Desafios e Perspectivas | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de aplicar as técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo necessário. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
| NUMOPEDE e o abuso do direito de ação | ||
| Modalidade: | Semipresencial | |
| Carga Horária: | 32h/a | |
| Objetivo: | O aluno deverá ser capaz de identificar e implementar em sua unidade judiciária estratégias adequadas para enfrentamento da litigiosidade artificial e de outras formas de abuso de direito de acesso ao sistema de justiça, e de contribuir para a eficácia da atuação do NUMOPEDE. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]
PROGRAMAS TRANSVERSAIS – PTr
Os Programas Transversais – PTr, por sua vez, organizam as ações educacionais espontâneas, as voltadas a outros públicos atendidos pela EJEF e as relacionadas ao desenvolvimento e à atualização de conhecimentos relevantes, interdisciplinares ou tangenciais à atuação laboral de magistrados e servidores.
[accordions][accordion title=”EIXO: RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO“]
| Ética no Serviço Público | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: reconhecer os fundamentos da ética; identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Excelência no Atendimento | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 10h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de prestar atendimento ao público interno e externo do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) sob a ótica da excelência e da ética. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 29 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso Excelência no Atendimento – Violência Doméstica | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a rede de atendimento multidisciplinar referente aos órgãos da Secretaria de Direitos Humanos do Estado e do Sistema de Justiça buscando a identificação, o encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 3 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Oficina Relações Humanas no Trabalho | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar competências humanossociais para aprimorar a convivência das equipes de trabalho no ambiente do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Contagem |
| 2 | Março | Conselheiro Lafaiete |
| 3 | Março | Diamantina |
| 4 | Março | Divinópolis |
| 5 | Março | Ipatinga |
| 6 | Março | Janaúba |
| 6 | Junho | Janaúba |
| 7 | Março | Juiz de Fora |
| 7 | Maio | Juiz de Fora |
| 8 | Fevereiro | Manhuaçu |
| 9 | Março | Manhuaçu |
| 10 | Maio | Manhuaçu |
| 10 | Junho | Manhuaçu |
| 13 | Março | Paracatu |
| 14 | Março | Pouso Alegre |
| 15 | Maio | Pouso Alegre |
| 16 | Fevereiro | Uberaba |
| 17 | Fevereiro | Uberlândia |
| 18 | Março | Uberlândia |
| 19 | Abril | Uberlândia |
| 20 | Maio | Uberlândia |
| 21 | Junho | Uberlândia |
| 22 | Março | Varginha |
| 23 | Maio | Varginha |
| 24 | n/d | Betim |
| 25 | n/d | Contagem |
| 26 | n/d | Conselheiro Lafaiete |
| 27 | n/d | Diamantina |
| 28 | n/d | Divinópolis |
| 29 | n/d | Ipatinga |
| 30 | n/d | Janaúba |
| 31 | n/d | Juiz de Fora |
| 32 | n/d | Manhuaçu |
| 33 | n/d | Paracatu |
| 34 | n/d | Pouso Alegre |
| 35 | n/d | Uberaba |
| 36 | n/d | Uberlândia |
| 37 | n/d | Varginha |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL“]
| Administração do Tempo | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 6h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de gerir melhor o seu tempo no dia a dia. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 13 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Administração Financeira Pessoal | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de gerir suas finanças pessoais de forma mais consciente e equilibrada. Este curso é parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Adoção Internacional e o Direito à Convivência Familiar | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: distinguir os procedimentos afetos à adoção internacional, diferenciando-a da adoção nacional; identificar os casos em que a adoção internacional é indicada; analisar as consequências de eventuais preconceitos e inseguranças ainda existentes sobre o assunto. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 11 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Atualização Gramatical | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 30h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de empregar a atualização de conteúdos gramaticais ligada à produção de textos para aprimoramento das competências comunicativas. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Empreendedorismo | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: identificar as principais mudanças no cenário mercadológico atual; reconhecer as principais competências necessárias para se tornar um empreendedor; identificar os elementos que compõem um instrumento de modelagem de negócios. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Gestão de Documentos Pessoais | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o estudante seja capaz de gerir seus documentos pessoais de forma mais consciente e organizada. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Introdução à Gestão Socioambiental | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 15h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente transformador da responsabilidade socioambiental no âmbito do TJMG. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Paternidade Responsável | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| C | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Saúde em Cena | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer hábitos saudáveis que podem trazer impacto sobre o seu estilo de vida, resultando em benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação de Profissionais para Atuação nos Procedimentos de Adoção Internacional | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de contribuir para o trabalho do profissional perante as Varas da Infância e Juventude, a partir das experiências desenvolvidas pelos organismos estrangeiros acerca da preparação de pretendentes e de crianças/adolescentes para adoção; identificar, a partir da experiência dos organismos estrangeiros, parâmetros para o planejamento dos cursos de preparação psicossocial e jurídica de pretendentes à adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Junho | EJEF-Sede |
| Capacitação de Profissionais para preparação de crianças e adolescentes para adoção internacional – na modalidade à distância | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de identificar as principais elaborações teóricas acerca do conceito de apego (attachement) e das etapas do processo adotivo; refletir sobre os aspectos práticos da preparação de crianças e adolescentes para adoção nacional e internacional, considerando as características dos adotandos e dos adotantes; analisar os fatores indicativos ou as excepcionais contraindicações no que tange ao encaminhamento de grupos fraternos para adoção em conjunto ou em separado. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 3 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Conferência Estadual sobre adoção – Núcleo EJEF Juiz de Fora | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 16h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Abril | Juiz de Fora |
| Evento Comemorativo ao Dia Mundial da Adoção | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de analisar os procedimentos da adoção internacional e refletir sobre os principais desafios no que tange à garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar por meio da adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Novembro | EJEF-Sede |
| Programa Entrega Legal | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 7h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a legalidade da entrega voluntária das crianças pelos seus genitores à Justiça da Infância e da Juventude, para adoção. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | EJEF-Sede |
| Seminário Dia Internacional da Mulher – Estamos prontas para os desafios contemporâneos? | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de: reconhecer o papel da mulher na sociedade contemporânea; identificar as formas de lidar com a multiplicidade de papéis e ainda, celebrar o Dia Internacional da Mulher. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Seminário Dia Internacional da Mulher | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de refletir acerca dos temas afetos à mulher visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização:Belo Horizonte |
| Única | Março | EJEF-Sede |
| Projeto “Juscidade – Justiça, Cidadania e Dignidade” (Muriaé) | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 1h/a | |
| Objetivo: | Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de discutir acerca dos mais variados temas afetos ao ser humano, integralmente considerado, visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Muriaé |
| 2 | Abril | Muriaé |
| 3 | Maio | Muriaé |
| 4 | Agosto | Muriaé |
| 5 | Setembro | Muriaé |
| Além dos livros, gestão de conflitos: da teoria à prática – Núcleo Juiz de Fora | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz: distinguir os métodos adequados de resolução de conflito (MASCS), incorporando uma visão macro sobre o tema; identificar as ferramentas utilizadas nos MASCS e sua aplicação prática também no âmbito do judiciário; diferenciar a negociação tradicional, da negociação baseada em princípios e analisar a sua importância no dia-a-dia forense; reconhecer as ferramentas de negociação e de resolução consensual de conflitos para a realização de audiências de conciliação. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Fevereiro | Juiz de Fora |
| Ciclo de Palestras – Conciliação em Ação – JESP | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 1h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de reconhecer a conciliação como um modo eficiente que contribui para o aumento do índice conciliatório. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Abril | Belo Horizonte |
| 2 | Maio | Belo Horizonte |
| 3 | Setembro | Belo Horizonte |
| 4 | Novembro | Belo Horizonte |
| Palestra “Caminhos na adoção: encontros e desencontros entre crianças/adolescentes, famílias e profissionais” | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de: reconhecer a importância da interlocução entre os profissionais atuantes no sistema de garantia de direitos, especialmente no que tange à convivência familiar de crianças e adolescentes; identificar as boas práticas que contribuem para o desfecho positivo das adoções e considerar o que se pode apreender por meio das “devoluções”. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: ATUALIZAÇÃO JURÍDICA“]
| Aspectos da Lei Antidrogas | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas à Lei Antidrogas, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 5 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Execução Penal | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas às teorias da Lei de Execução Penal, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 2 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Violência Doméstica | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 20h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações sobre as teorias relativas à Lei Maria da Penha, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 5 | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 6 | Outubro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Programa Reflexões e Debates | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 2h/a | |
| Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada, analisando as atualizações apresentadas. Cada encontro tratará de um tema específico, atual e controverso. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | CEJ |
| 2 | Abril | CEJ |
| 3 | Maio | CEJ |
| 4 | Junho | CEJ |
| 5 | Agosto | CEJ |
| 6 | Setembro | CEJ |
| 7 | Outubro | CEJ |
| 8 | Novembro | CEJ |
| Oficinas Jurídicas e Gerenciais | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada na oficina, analisando as atualizações apresentadas. Cada oficina tratará de um tema específico. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Setembro | Conselheiro Lafaiete |
| 2 | Agosto | Diamantina |
| 3 | Fevereiro | Governador Valadares |
| 4 | Outubro | Ipatinga |
| 5 | Novembro | Juiz de Fora |
| 6 | Abril | Montes Claros |
| 7 | Abril | Muriaé |
| 8 | Maio | Paracatu |
| 9 | Junho | Patos de Minas |
| 10 | Novembro | Poços de Caldas |
| 11 | Maio | Contagem |
| 12 | Setembro | Uberlândia |
| 13 | Dezembro | Belo Horizonte |
| 14 | Agosto | Divinópolis |
| 15 | Março | Janaúba |
| 16 | Março | Manhuaçu |
| 17 | Julho | Passos |
| 18 | Junho | Pouso Alegre |
| 19 | Julho | São João Del Rei |
| 20 | Dezembro | Uberaba |
| 21 | Maio | Varginha |
| 22 | Outubro | Teófilo Otoni |
| Lançamento Constituição Estadual Anotada – Palestra | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Março | EJEF-Sede |
| 5 Anos do Código de Processo Civil – Palestra | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 4h/a | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| Única | Maio | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: MÉTODOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS“]
| Política de Autocomposição no TJMG – Identificação de casos de mediação, conciliação e justiça restaurativa | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 15h/a | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de distinguir as políticas judiciárias no tratamento adequado dos conflitos, os tipos de práticas que podem ser adotados e os serviços que podem ser acionados nesse contexto. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 4 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 5 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 6 | Novembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Capacitação em Conciliação | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de aplicar os subsídios teóricos e práticos nas conciliações do Poder Judiciário, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 8 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 9 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Mediação | ||
| Modalidade: | Presencial e prática supervisionada | |
| Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de atuar como mediadores do Poder Judiciário e de Câmaras privadas credenciadas no TJMG, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
| 1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
| 2 | Março | Governador Valadares |
| 4 | Maio | EJEF-Sede |
| 5 | Junho | EJEF-Sede |
| 6 | Julho | Montes Claros |
| 7 | Agosto | EJEF-Sede |
| 8 | Setembro | Varginha |
| 9 | Outubro | EJEF-Sede |
| 10 | Novembro | Uberlândia |
| Justiça Restaurativa | ||
| Modalidade: | EaD | |
| Carga Horária: | 12h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de aplicar os métodos da Justiça Restaurativa. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| 2 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
| Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa – PROGRAMA NÓS | ||
| Modalidade: | Presencial | |
| Carga Horária: | 8h/a | |
| Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente em Justiça Restaurativa do Programa NÓS (Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares), do qual o TJMG é partícipe (Convênio 051/2018. | |
| Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
| 1 | A definir | EJEF-Sede |
| 2 | A definir | EJEF-Sede |
| 3 | A definir | EJEF-Sede |
| 4 | A definir | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]

