Programa de Desenvolvimento de Magistrados – PDM
Confira informações sobre as ações planejadas para cada público e os meses de realização previstos. Poderá haver atualização do planejamento. Por isso, a confirmação de datas deverá ser sempre verificada no Calendário Anual.
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PROGRAMAS PERMANENTES
[accordions]
[accordion title=”FORMAÇÃO INICIAL“]
[/accordion][accordion title=”PROGRAMA VITALICIAR“]
Programa que reúne as ações educacionais voltadas aos magistrados em vitaliciamento que concluíram o CFI, sendo dividido em dois tipos de ações principais: a) a orientação formativa de vitaliciandos, realizada pelos orientadores de vitaliciamento; e b) os cursos de aperfeiçoamento para magistrados vitaliciandos (“Vitaliciar”).
Orientação formativa dos magistrados do 13º CFI | ||
Modalidade: | Orientação e acompanhamento | |
Carga Horária: | 96h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o juiz substituto seja capaz de: redigir decisões de forma clara, coesa e coerente, com suporte nas mais variadas ferramentas jurídicas (equidade, analogia, princípios, etc.); promover a conciliação no âmbito do TJMG; administrar a unidade judiciária; desenvolver postura ética, proativa, crítica e humanizadora, comprometida com a função jurisdicional; desenvolver a visão do processo como meio de solução justa dos conflitos. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
13º – t1 | Setembro – Contínuo | Sistema de Acompanhamento de Magistrados Vitaliciandos – SAV |
13º – t2 | Fevereiro – Contínuo | Sistema de Acompanhamento de Magistrados Vitaliciandos – SAV |
XVII Vitaliciar | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 24h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o juiz substituto seja capaz de: reduzir a probabilidade de erros e inconsistências no início da atuação na carreira; redigir decisões e sentenças de forma clara, coesa e coerente, objetiva e justa, visando ao alcance da pacificação social; solucionar os questionamentos e desafios da prática judicante de forma otimizada e eficiente; aprimorar as competências profissionais para a melhoria dos resultados qualitativos da prestação jurisdicional; lidar com os impactos do exercício da magistratura na vida pessoal; atuar de forma humanizada nas relações de trabalho e na gestão da equipe de trabalho. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
13º – t2 | outubro | EJEF-Sede |
XVIII Vitaliciar | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 24h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o juiz substituto seja capaz de: reduzir a probabilidade de erros e inconsistências no início da atuação na carreira; redigir decisões e sentenças de forma clara, coesa e coerente, objetiva e justa, visando ao alcance da pacificação social; solucionar os questionamentos e desafios da prática judicante de forma otimizada e eficiente; aprimorar as competências profissionais para a melhoria dos resultados qualitativos da prestação jurisdicional; lidar com os impactos do exercício da magistratura na vida pessoal; atuar de forma humanizada nas relações de trabalho e na gestão da equipe de trabalho. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
13º – t1 | dezembro | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”FORMAÇÃO CONTINUADA“]
Curso de Pós-Graduação
Curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em “Design de Sistemas Aplicado À Resolução de Conflitos e Gestão Processual” | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 390 h/a | |
Objetivo: | A partir de perspectiva de formação crítica e humanista, e que possibilite o desenvolvimento pessoal do discente, o curso capacitará os participantes a aplicarem meios e instrumentos adequados para desenvolver Designs de Sistemas de Resolução de Conflitos mais eficientes aplicáveis ao Sistema de Justiça a partir das inovações trazidas pelo Código de Processo Civil de 2015, que incentiva uma flexibilização procedimental e a adoção de métodos de ADR (Alternative Dispute Resolution), sob uma perspectiva de gestão não apenas do processo, mas também do conflito. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | março | Auditório da Faculdade de Direito UFMG |
Cursos de Aperfeiçoamento Jurídico e Gerencial para Magistrados – CJUR
CJUR – Módulo Novas tecnologias digitais e seus impactos nos processos cíveis e criminais | ||
Modalidade: | Semipresencial | |
Carga Horária: | n/d | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de decidir com segurança, compreendendo o mundo cibernético e os meios de investigação. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
Única | junho | EJEF-Sede |
CJUR – Módulo Violência Doméstica | ||
Modalidade: | Semipresencial | |
Carga Horária: | n/d | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de identificar e comparar as alterações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais aplicando-as em casos concretos que sugerem interpretações controversas sobre os casos de violência doméstica. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
1 | maio | EJEF-Sede |
2 | novembro | EJEF-Sede |
CJUR – Módulo NUMOPEDE e o abuso do direito de ação | ||
Modalidade: | Semipresencial | |
Carga Horária: | 32 h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de identificar e implementar em sua unidade judiciária estratégias adequadas para enfrentamento da litigiosidade artificial e de outras formas de abuso de direito de acesso ao sistema de justiça, e de contribuir para a eficácia da atuação do NUMOPEDE. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
1 | Março | EJEF-Sede |
2 | Junho | EJEF-Sede |
CJUR – Módulo Direito de Família | ||
Modalidade: | Semipresencial | |
Carga Horária: | n/d | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o magistrado seja capaz de identificar e comparar as alterações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais aplicando-as em casos concretos que sugerem interpretações controversas sobre os seguintes temas: alimentos; multiparentalidade; guarda e alienação parental; união estável e partilha de bens; curatela e tomada de decisão apoiada. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
1 | abril | EJEF-Sede |
Curso Teoria da Decisão e Teoria do Direito (curso FGV in company) | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 40 h/a | |
Objetivo: | Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar ferramentas teóricas e metodológicas para estruturação de processos de tomada de decisão baseados na consideração de efeitos de diferentes alternativas decisórias. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
Única | março | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”FORMAÇÃO AVANÇADA“]
Comunidade Avaliação de Desempenho | ||
Modalidade: | Comunidade virtual | |
Carga Horária: | Disponibilizada de forma contínua | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
– | janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
[/accordion]
[/accordions]
PROGRAMAS TRANSVERSAIS – PTr
Os Programas Transversais – PTr, por sua vez, organizam as ações educacionais espontâneas, as voltadas a outros públicos atendidos pela EJEF e as relacionadas ao desenvolvimento e à atualização de conhecimentos relevantes, interdisciplinares ou tangenciais à atuação laboral de magistrados e servidores.
[accordions][accordion title=”EIXO: RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO“]
Ética no Serviço Público | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: reconhecer os fundamentos da ética; identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Excelência no Atendimento | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 10h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de prestar atendimento ao público interno e externo do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) sob a ótica da excelência e da ética. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
29 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Curso Excelência no Atendimento – Violência Doméstica | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 6h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a rede de atendimento multidisciplinar referente aos órgãos da Secretaria de Direitos Humanos do Estado e do Sistema de Justiça buscando a identificação, o encaminhamento adequado das mulheres em situação de violência e a integralidade e humanização da assistência. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
2 | Fevereiro | EJEF-Sede |
3 | Fevereiro | EJEF-Sede |
Oficina Relações Humanas no Trabalho | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de utilizar competências humanossociais para aprimorar a convivência das equipes de trabalho no ambiente do TJMG. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Março | Contagem |
2 | Março | Conselheiro Lafaiete |
3 | Março | Diamantina |
4 | Março | Divinópolis |
5 | Março | Ipatinga |
6 | Março | Janaúba |
6 | Junho | Janaúba |
7 | Março | Juiz de Fora |
7 | Maio | Juiz de Fora |
8 | Fevereiro | Manhuaçu |
9 | Março | Manhuaçu |
10 | Maio | Manhuaçu |
10 | Junho | Manhuaçu |
13 | Março | Paracatu |
14 | Março | Pouso Alegre |
15 | Maio | Pouso Alegre |
16 | Fevereiro | Uberaba |
17 | Fevereiro | Uberlândia |
18 | Março | Uberlândia |
19 | Abril | Uberlândia |
20 | Maio | Uberlândia |
21 | Junho | Uberlândia |
22 | Março | Varginha |
23 | Maio | Varginha |
24 | n/d | Betim |
25 | n/d | Contagem |
26 | n/d | Conselheiro Lafaiete |
27 | n/d | Diamantina |
28 | n/d | Divinópolis |
29 | n/d | Ipatinga |
30 | n/d | Janaúba |
31 | n/d | Juiz de Fora |
32 | n/d | Manhuaçu |
33 | n/d | Paracatu |
34 | n/d | Pouso Alegre |
35 | n/d | Uberaba |
36 | n/d | Uberlândia |
37 | n/d | Varginha |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: DESENVOLVIMENTO PESSOAL / PROFISSIONAL“]
Administração do Tempo | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 6h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de gerir melhor o seu tempo no dia a dia. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
13 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Administração Financeira Pessoal | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de gerir suas finanças pessoais de forma mais consciente e equilibrada. Este curso é parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria – PPA. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
4 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Adoção Internacional e o Direito à Convivência Familiar | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: distinguir os procedimentos afetos à adoção internacional, diferenciando-a da adoção nacional; identificar os casos em que a adoção internacional é indicada; analisar as consequências de eventuais preconceitos e inseguranças ainda existentes sobre o assunto. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
11 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Atualização Gramatical | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 30h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de empregar a atualização de conteúdos gramaticais ligada à produção de textos para aprimoramento das competências comunicativas. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Empreendedorismo | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de: identificar as principais mudanças no cenário mercadológico atual; reconhecer as principais competências necessárias para se tornar um empreendedor; identificar os elementos que compõem um instrumento de modelagem de negócios. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
2 | Janeiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Gestão de Documentos Pessoais | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 2h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o estudante seja capaz de gerir seus documentos pessoais de forma mais consciente e organizada. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Introdução à Gestão Socioambiental | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 15h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente transformador da responsabilidade socioambiental no âmbito do TJMG. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Paternidade Responsável | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 8h/a | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
C | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Saúde em Cena | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer hábitos saudáveis que podem trazer impacto sobre o seu estilo de vida, resultando em benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Capacitação de Profissionais para Atuação nos Procedimentos de Adoção Internacional | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 8h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de contribuir para o trabalho do profissional perante as Varas da Infância e Juventude, a partir das experiências desenvolvidas pelos organismos estrangeiros acerca da preparação de pretendentes e de crianças/adolescentes para adoção; identificar, a partir da experiência dos organismos estrangeiros, parâmetros para o planejamento dos cursos de preparação psicossocial e jurídica de pretendentes à adoção. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Junho | EJEF-Sede |
Capacitação de Profissionais para preparação de crianças e adolescentes para adoção internacional – na modalidade à distância | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 8h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que magistrados e servidores sejam capazes de identificar as principais elaborações teóricas acerca do conceito de apego (attachement) e das etapas do processo adotivo; refletir sobre os aspectos práticos da preparação de crianças e adolescentes para adoção nacional e internacional, considerando as características dos adotandos e dos adotantes; analisar os fatores indicativos ou as excepcionais contraindicações no que tange ao encaminhamento de grupos fraternos para adoção em conjunto ou em separado. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
3 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Conferência Estadual sobre adoção – Núcleo EJEF Juiz de Fora | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 16h/a | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Abril | Juiz de Fora |
Evento Comemorativo ao Dia Mundial da Adoção | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 8h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de analisar os procedimentos da adoção internacional e refletir sobre os principais desafios no que tange à garantia do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar por meio da adoção. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Novembro | EJEF-Sede |
Programa Entrega Legal | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 7h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer a legalidade da entrega voluntária das crianças pelos seus genitores à Justiça da Infância e da Juventude, para adoção. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Fevereiro | EJEF-Sede |
Seminário Dia Internacional da Mulher – Estamos prontas para os desafios contemporâneos? | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de: reconhecer o papel da mulher na sociedade contemporânea; identificar as formas de lidar com a multiplicidade de papéis e ainda, celebrar o Dia Internacional da Mulher. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
2 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Seminário Dia Internacional da Mulher | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que a participante seja capaz de refletir acerca dos temas afetos à mulher visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização:Belo Horizonte |
Única | Março | EJEF-Sede |
Projeto “Juscidade – Justiça, Cidadania e Dignidade” (Muriaé) | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 1h/a | |
Objetivo: | Ao final da capacitação, espera-se que os participantes sejam capazes de discutir acerca dos mais variados temas afetos ao ser humano, integralmente considerado, visando à garantia do exercício da cidadania, com dignidade e justiça. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Março | Muriaé |
2 | Abril | Muriaé |
3 | Maio | Muriaé |
4 | Agosto | Muriaé |
5 | Setembro | Muriaé |
Além dos livros, gestão de conflitos: da teoria à prática – Núcleo Juiz de Fora | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 2h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz: distinguir os métodos adequados de resolução de conflito (MASCS), incorporando uma visão macro sobre o tema; identificar as ferramentas utilizadas nos MASCS e sua aplicação prática também no âmbito do judiciário; diferenciar a negociação tradicional, da negociação baseada em princípios e analisar a sua importância no dia-a-dia forense; reconhecer as ferramentas de negociação e de resolução consensual de conflitos para a realização de audiências de conciliação. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Fevereiro | Juiz de Fora |
Ciclo de Palestras – Conciliação em Ação – JESP | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 1h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de reconhecer a conciliação como um modo eficiente que contribui para o aumento do índice conciliatório. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Abril | Belo Horizonte |
2 | Maio | Belo Horizonte |
3 | Setembro | Belo Horizonte |
4 | Novembro | Belo Horizonte |
Palestra “Caminhos na adoção: encontros e desencontros entre crianças/adolescentes, famílias e profissionais” | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 2h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de: reconhecer a importância da interlocução entre os profissionais atuantes no sistema de garantia de direitos, especialmente no que tange à convivência familiar de crianças e adolescentes; identificar as boas práticas que contribuem para o desfecho positivo das adoções e considerar o que se pode apreender por meio das “devoluções”. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
2 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: ATUALIZAÇÃO JURÍDICA“]
Aspectos da Lei Antidrogas | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas à Lei Antidrogas, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
4 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
5 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Execução Penal | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações relativas às teorias da Lei de Execução Penal, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
2 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Violência Doméstica | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 20h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as atualizações sobre as teorias relativas à Lei Maria da Penha, articulando-as aos aspectos práticos necessários para o adequado exercício profissional. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
5 | Maio | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
6 | Outubro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Programa Reflexões e Debates | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 2h/a | |
Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada, analisando as atualizações apresentadas. Cada encontro tratará de um tema específico, atual e controverso. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Março | CEJ |
2 | Abril | CEJ |
3 | Maio | CEJ |
4 | Junho | CEJ |
5 | Agosto | CEJ |
6 | Setembro | CEJ |
7 | Outubro | CEJ |
8 | Novembro | CEJ |
Oficinas Jurídicas e Gerenciais | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Objetivo: | Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a temática tratada na oficina, analisando as atualizações apresentadas. Cada oficina tratará de um tema específico. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Setembro | Conselheiro Lafaiete |
2 | Agosto | Diamantina |
3 | Fevereiro | Governador Valadares |
4 | Outubro | Ipatinga |
5 | Novembro | Juiz de Fora |
6 | Abril | Montes Claros |
7 | Abril | Muriaé |
8 | Maio | Paracatu |
9 | Junho | Patos de Minas |
10 | Novembro | Poços de Caldas |
11 | Maio | Contagem |
12 | Setembro | Uberlândia |
13 | Dezembro | Belo Horizonte |
14 | Agosto | Divinópolis |
15 | Março | Janaúba |
16 | Março | Manhuaçu |
17 | Julho | Passos |
18 | Junho | Pouso Alegre |
19 | Julho | São João Del Rei |
20 | Dezembro | Uberaba |
21 | Maio | Varginha |
22 | Outubro | Teófilo Otoni |
Lançamento Constituição Estadual Anotada – Palestra | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Março | EJEF-Sede |
5 Anos do Código de Processo Civil – Palestra | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 4h/a | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
Única | Maio | EJEF-Sede |
[/accordion]
[accordion title=”EIXO: MÉTODOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS“]
Política de Autocomposição no TJMG – Identificação de casos de mediação, conciliação e justiça restaurativa | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 15h/a | |
Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de distinguir as políticas judiciárias no tratamento adequado dos conflitos, os tipos de práticas que podem ser adotados e os serviços que podem ser acionados nesse contexto. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
4 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
5 | Junho | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
6 | Novembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Capacitação em Conciliação | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
Objetivo: | Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de aplicar os subsídios teóricos e práticos nas conciliações do Poder Judiciário, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
7 | Fevereiro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
8 | Abril | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
9 | Agosto | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Curso de Mediação | ||
Modalidade: | Presencial e prática supervisionada | |
Carga Horária: | 100h/a (Etapa Teórica – 40h / Etapa Prática – 60h) | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de atuar como mediadores do Poder Judiciário e de Câmaras privadas credenciadas no TJMG, seguindo os parâmetros da Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização presencial: |
1 | Fevereiro | EJEF-Sede |
2 | Março | Governador Valadares |
4 | Maio | EJEF-Sede |
5 | Junho | EJEF-Sede |
6 | Julho | Montes Claros |
7 | Agosto | EJEF-Sede |
8 | Setembro | Varginha |
9 | Outubro | EJEF-Sede |
10 | Novembro | Uberlândia |
Justiça Restaurativa | ||
Modalidade: | EaD | |
Carga Horária: | 12h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que os participantes sejam capazes de aplicar os métodos da Justiça Restaurativa. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | Março | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
2 | Setembro | Plataforma Moodle – EAD EJEF |
Curso de Formação de Agentes de Justiça Restaurativa – PROGRAMA NÓS | ||
Modalidade: | Presencial | |
Carga Horária: | 8h/a | |
Objetivo: | Ao final da ação educacional, espera-se que o aluno seja capaz de atuar como agente em Justiça Restaurativa do Programa NÓS (Núcleos para Orientação e Solução de Conflitos Escolares), do qual o TJMG é partícipe (Convênio 051/2018. | |
Turma(s): | Mês previsto para início: | Local de realização: |
1 | A definir | EJEF-Sede |
2 | A definir | EJEF-Sede |
3 | A definir | EJEF-Sede |
4 | A definir | EJEF-Sede |
[/accordion]
[/accordions]