A EJEF promoveu, na tarde desta quinta-feira (27/10), a palestra “A arte de trabalhar menos e produzir mais” proferida pelo autor e docente, o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo.
O expositor interagiu com as mais de 150 pessoas presentes no auditório do Anexo I, do TJMG.
Fruto de um trabalho de pesquisa realizado há anos pelo magistrado e da experiência prática implementada por ele, na vara judicial em que atua, o tema é apresentado de forma envolvente e prende o público a uma indagação seguida de respostas que quebram paradigmas. Afinal, quem é que não quer trabalhar menos e produzir mais?
A abertura do evento contou com as presenças da desembargadora Lílian Maciel superintendente-adjunta da Escola Judicial, do desembargador Osvaldo Firmo, coordenador da pós-graduação, do desembargador Paulo Calmon, membro do comitê técnico da EJEF, da diretora-executiva da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, Ana Paula Prosdocimi e do diretor-executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental do TJMG, Fernando Rosa.
A desembargadora Lílian Maciel, superintendente da EJEF, representando o 2º vice-presidente do TJMG, superintendente da Escola Judicial, desembargador Renato Dresch, abriu a ação educacional antecipando as felicitações ao Dia do Servidor Público e agradecendo a todos e todas pela presença.
“É muito importante falarmos sobre um tema tão caro ao nosso cotidiano. Precisamos praticar a escuta ativa e admitir mudanças que possam fazer nosso trabalho mais prático, sem invenção de moda. Algo que seja possível, de verdade”, enfatizou.
A diretora-executiva de Desenvolvimento de Pessoas, Ana Paula Prosdocimi destacou a cultura laboral na qual vivemos. “Boa parte da nossa vida a gente passa no trabalho. Então, nada melhor do que investir em técnicas de gestão que nos permitam trabalhar cada vez melhor e sermos mais felizes”, concluiu.
Antes do início da palestra, os servidores e colaboradores da EJEF, a maioria vestida de rosa, em campanha ao Outubro Rosa, assistiram o vídeo educativo, produzido pela equipe do Centro de Tecnológia e de Mídias Digitais- CETED, com a servidora Daniela Corrêa, alertando sobre o cuidados em relação ao câncer de mama.
O magistrado expositor Carlos Márcio de Souza Macedo discorreu sobre a reunião vertical que precisa ser transformada em uma reunião horizontal, falou sobre o ritual de gestão e explicou o que é a intergeracionalidade.
“Não somos avessos a mudanças, somos avessos a mudanças mal apresentadas. Conhecimento gera aprendizado. Ao colocar em práticas essas técnicas de gestão apresentadas na palestra, os servidores e colaboradores deixarão de ser apenas cumpridores de demandas e passarão a ser autores, partícipes de todas as decisões”, destacou.
O docente propõe uma mudança estrutural no ambiente laboral, transformando grupo em time, chefe em gestor líder e secretaria e gabinete em célula de trabalho.
“Cumprir metas é muito bom quando temos o jeito ideal de fazê-lo. Começa com uma mudança de mentalidade que influencia na prática diária.”
O conteúdo é apresentado de forma leve, incluindo vídeos e interações bem-humoradas.
A coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial, Marília Miranda de Almeida acredita que o conteúdo desenvolvido pelo docente oferece ferramentas para o aprimoramento dos processos de trabalho, para uma gestão humanizada das equipes. A servidora destacou a importância do protagonismo de todas as pessoas na construção de metas, para o alcance da missão institucional. “É um convite para que cada um de nós contribua para uma convivência harmoniosa e um ambiente de trabalho agradável no nosso TJMG, levando-nos a refletir sobre a importância de buscarmos uma vida de qualidade tanto no trabalho como para além dele.”
Mauro Dourado é arquivista na Gerência de Arquivo do TJMG e atentou-se para cada detalhe da palestra. Ele pontuou a troca de informações como um destaque.
“Apesar de ser pouco o tempo para a apresentação de um conteúdo de extrema importância para gestão de mão de obra e aperfeiçoamento de produção, a palestra nos deu um vislumbre geral de que investindo em pessoas estaremos investindo em sucesso. Um ponto interessante é o compartilhamento de informações em todo o grau da cadeia de produção, com a participação de todos, dando oportunidade de voz a todos e colhendo conselhos e dados para aperfeiçoamento do espaço, tempo e trabalho de todos. Para mim um pleno exercício dentro da empresa de cidadania e democracia.”
Jéssica Souza Ferreira, é assistente administrativo na Coordenadoria de Estágio- COEST. Ela ressaltou que o tema abordado na palestra foi de suma importância para ampliação do conhecimento. A colaboradora conseguiu, por meio da didática aplicada, compreender as diferenças entre grupo, equipe e time. “Atualmente, estamos todos em busca de exercer o trabalho com mais produtividade, mas com menos ações negativas ou que gerem retrabalhos. A clareza da linguagem e a visão de horizontalidade, faz com que caminhamos rumo às otimizações e transformações do ambiente de trabalho. Com tudo, isso desenvolve aspectos de gestão e tornamos cada vez mais parte de um time.” A jovem comemorou a oportunidade de ter acesso a um conteúdo tão rico e inovador.
“Parabenizo o Dr. Carlos Márcio, pela forma ímpar de projetar e comunicar um assunto tão enriquecedor, cujas competências são relevantes para o âmbito profissional e pessoal.”
Ao fim da exposição, servidoras e colaboradoras da EJEF foram instruídas, pelo magistrado, a atentarem-se para os cuidados em relação ao câncer de mama.
Além disso, ele pediu, encarecidamente, que todos, todos devem trabalhar menos e melhor, para ficarem mais próximos de suas famílias.
A desembargadora Lílian Maciel agradeceu ao docente por sua generosidade em compartilhar conteúdo tão importante e aos servidores e colaboradores por prestigiarem mais uma ação da Escola da Judicial voltada ao bem-estar pessoal e laboral.
Texto e fotos: Silvana Monteiro