A EJEF reuniu mais de 90 pessoas no Fórum Doutor Assis Andrade, nos dias 20 e 21 de outubro, em torno da Oficina Jurídica e Gerencial no Núcleo Regional de Conselheiro Lafaiete. Participaram das ações educacionais, magistrados e servidores do município sede e das comarcas que compõem o Núcleo Regional: Alto Rio Doce, Belo Vale, Carandaí, Congonhas, Entre Rios de Minas, Itabirito, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piranga, Prados, Resende Costa, São João Del Rey e Senador Firmino.
A primeira ação realizada pelo 2º vice-presidente do TJMG, superintendente da EJEF, desembargador Renato Dresch e pela superintendente-adjunta da Escola Judicial, desembargadora Lílian Maciel, foi um encontro com os magistrados, no intuito de compartilhar experiências, dividir saberes e ouvir os colegas em relação aos desafios e conquistas, em suas comarcas de atuação.
O desembargador Renato Dresch agradeceu a acolhida e a união de todos em prol das Oficinas. Ele destacou a comunhão que se faz presente em cada encontro. “É de suma importância poder olhar uns nos olhos dos outros, conversar de igual para igual, e compartilharmos saberes e experiências que vão nos fazer cada vez melhores no cumprimento do nosso dever perante a sociedade”, destacou.
“O papel da EJEF não é só o da formação. É, também, o de provocar a sensação de pertencimento em cada magistrado e servidor. Fazer com que cada uma dessas pessoas sinta-se parte do nosso processo de trabalho. A EJEF somos nós”, concluiu.
Oficina Jurídica e Gerencial
Na abertura da Oficina Jurídica e Gerencial estavam presentes, além do 2º vice-presindente do TJMG, superintende da EJEF, desembargador Renato Dresch, o juiz auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio de Souza Macedo, o juiz coordenador do Núcleo Regional de Conselheiro Lafaiete, José Leão Santiago Campos, o juiz de direito José Aluísio Neves da Silva, a diretora-executiva da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIRDEP, Ana Paula Prosdocimi, e o gerente da Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas – Gejur, Thiago Israel Simões Doro Pereira.
Pela manhã, magistrados e servidores puderam acompanhar a exposição do gerente da Gerência de Jurisprudência, Biblioteca e Publicações Técnicas (Gejur), Thiago Israel Simões Doro Pereira sobre a atuação da EJEF na gestão da informação documental do TJMG. O servidor mostrou as ferramentas disponíveis para obtenção de informações atualizadas e coerentes com a necessidade jurisdicional dos servidores.
Os discentes participaram, também, de uma roda de conversa com o juiz Thiago Brega Assis, da comarca de Ubá, com o tema Gestão de Pessoas e Processos. A atividade foi mediada pelo juiz Carlos Márcio de Souza Macedo. O magistrado apresentou a diferença entre o chefe, o líder e o gestor líder. Ele convocou a todos a pensarem sobre a diferença entre o que é um grupo, uma equipe e um time. “Quando a equipe se transforma em um time, todos colaboram em pé de igualdade, todos fazem parte do processo de trabalho, todos ganham e ganham muito”, pontuou. Em sua palestra o juiz Thiago Brega Assis discorreu sobre a importância da função da magistratura e compartilhou sua experiência como um gestor líder.
Foi apresentada ao público uma situação problema a ser discutida. Ao final da ação, os presentes formaram grupos de discussão e escolherem um representante para destacar possíveis soluções para melhorar o trabalho em equipe.
Experiências jurídica e humanossocial
Na tarde do dia 21 de outubro, magistrados e servidores foram divididos em dois grupos. Uma turma participou da Oficina Jurídica com o tema Judicialização da Saúde, apresentada pelos docentes desembargador Renato Dresch e juiz Renzzo Giaccomo Ronchi.
O segundo grupo participou da Etapa Humanossocial voltada à experiência humana e suas dimensões, sob a docência dos servidores Gilberto Alves Rodrigues e Deborah Fortes Figueiredo.
A diretora-executiva da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas – DIRDEP, Ana Paula Prosdocimi abriu a Oficina apresentando toda a equipe de trabalho da EJEF. A gestora falou da importância das atividades voltadas a formação de pessoas e destacou o empenho da EJEF em desenvolver novos cursos de aprimoramento.
Em ambas as atividades, todos foram provocados a reflexões e compartilhamento de casos reais, com o intuito de fortalecê-los como pessoas e profissionais.
O juiz- coordenador do Núcleo Regional de Conselheiro Lafaiete, José Leão Santiago Campos comemorou a oportunidade de poder viver a experiência junto aos servidores das comarcas que compõem o Núcleo. “A Oficina Jurídica e Gerencial do Núcleo Regional da EJEF é importante para o compartilhamento de experiências visando à melhoria da prestação jurisdicional e a adequação de tarefas para os gestores e servidores.”
O oficial-judiciário da comarca de Ouro Preto, Thiago Neves, parabenizou a EJEF pelas ações educacionais. “O dia de formação foi muito proveitoso, nos fez refletir sobre a nossa função como servidores públicos e de como é importante uma atuação humanizada. Um dia muito positivo. Parabéns Ejef!”
A assessora de Juiz na 1a Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Itabirito, Iara Elias participou atenta de todas as atividades. Para ela, as atividades foram de grande importância porque proporcionaram o debate e a interação em torno dos temas apresentados. “Foi possível debater e a refletir sobre os métodos de trabalho nas unidades judiciárias, bem como o compartilhamento de conhecimento e de experiências entre os magistrados, servidores e assessores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, objetivando o aprimoramento gerencial das equipes, a valorização humana e, consequentemente, a qualidade do serviço”, ressaltou.
A juíza Célia Maria Andrade Freitas Corrêa, da comarca de Conselheiro Lafaiete, avaliou as atividades como uma experiência de renovação. “Participar da oficina jurídica e gerencial promovida pela EJEF foi gratificante. O conhecimento técnico dos desembargadores e juízes expositores e a troca de experiências trouxeram-nos espírito de renovação e comprometimento.”
Bate-papo com estudantes
A noite do primeiro dia de ação educacional e a manhã do segundo dia foram dedicadas à visita a duas Escolas Estaduais de Conselheiro Lafaiete.
Os alunos da Escola Narciso de Queirós puderam conversar e ouvir os desembargadores Lilian Maciel e Renato Dresh, os juízes José Leão e Carlos Márcio de Souza Macedo e a diretora da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas- DIRDEP, Ana Paula Prosdocimi. Os magistrados e servidores foram recebidos pelo diretor Gleidson da Silva Pinheiro. “Há cerca de um mês recebi o contato da equipe da EJEF falando sobre essa visita. Só posso agradecer a oportunidade de mostrar aos nossos alunos como funciona o Judiciário e de como atuam os magistrados. Vejo que é uma forma de aproximar os poderes e de provocar nos alunos o interesse pelas carreiras jurídicas”, concluiu.
Os estudantes da Escola Professor Astor Vianna receberam os desembargadores Franklin Caldeira e Osvaldo Firmo e os juízes Célia Maria Andrade Freitas Corrêa e Antônio Carlos Braga.
A juíza Célia Maria Andrade Freitas Corrêa considerou a oportunidade como uma extensão da missão jurisdicional. “Acompanhar os desembargadores e as servidoras da EJEF nas escolas em que foi exposto o programa “Conhecendo o Judiciário”, além do aprendizado, foi a demonstração de que nós, juízes, temos muito o que oferecer à sociedade além do ato de julgar”.