O Núcleo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes em Montes Claros iniciou, nesta semana, a realização do Curso de Atualização em Conciliação: aprimoramento de técnicas e prática supervisionada, em uma parceria com o Curso de Direito das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros.
O curso tem como público-alvo conciliadores/atermadores do Sistema dos Juizados Especiais e conciliadores/mediadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania/CEJUSC, atuantes na Comarca de Montes Claros, bem como acadêmicos da faculdade parceira, com interesse na atuação na área da autocomposição de conflitos.
Serão realizadas aulas teóricas e práticas, ministradas pela Professora e Conciliadora Noelma Rezende Santos, com o objetivo de oferecer aos participantes um aprimoramento das técnicas de conciliação e mediação, além da prática simulada e supervisionada de audiências. Os participantes foram divididos em três turmas, com fins a viabilizar um melhor aproveitamento, inclusive na realização de atividades práticas simuladas.
O Coordenador do Núcleo da EJEF de Montes Claros, Juiz de Direito Vitor Luís de Almeida, participou da abertura do curso e reforçou a importância da oferta de formação continuada a todos os colaboradores do Poder Judiciário, inclusive àqueles que atuam como conciliadores e mediadores, os quais, consoante o Código de Processo Civil, são considerados como auxiliares da Justiça. Destacou ainda que a EJEF vem cumprindo de forma adequada e eficiente seu papel na estrutura organizacional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e que o curso propiciará aos participantes aprofundamento e atualização com relação aos conhecimentos inerentes às técnicas de conciliação/mediação, além de promover uma troca de experiências, instigando-os à adoção de alternativas autocompositivas para solução das controvérsias que lhe serão apresentadas.