Publicado em 11/08/2025.
Magistrados, servidores e estagiários das comarcas do Núcleo Regional da EJEF em Conselheiro Lafaiete participaram, nesta sexta-feira (8), de uma ação educacional presencial sobre inteligência artificial e gestão da produtividade nas unidades judiciárias. Realizada no salão do Tribunal do Júri do Fórum Doutor Assis Andrade, a iniciativa teve como objetivo apresentar fundamentos e aplicações práticas da tecnologia, e de ferramentas administrativas para aprimorar a prestação jurisdicional, conforme prevê o edital da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF).
O juiz Paulo Roberto Caixeta, diretor do foro de Conselheiro Lafaiete, avaliou que “antigamente, esse tipo de comunicação era muito mais difícil”.
Ele acrescentou que, atualmente, considera os encontros regionais muito relevantes, “principalmente em razão da gestão atual da Presidência e de todos os diretores, que se empenham para oferecer o melhor proveito aos servidores, aos próprios juízes e às próprias estruturas da instituição”.
O juiz Rafael Niepce Verona Pimentel, docente na ação, explicou que a proposta foi “primeiro, explicar o que é a inteligência artificial, para que se compreenda como ela funciona; e, sendo o mais prático possível, mostrar as ferramentas do tribunal, ensinar um pouco sobre prompts e pôr a mão na massa”.
Segundo o magistrado, a expectativa é que “todos percam o medo de usar, entendam e comecem a aplicar a IA no dia a dia do trabalho, melhorando a prestação judicial”.
Já a servidora Juliana Brandão de Melo Horst afirmou que apresentou conteúdos voltados para a administração de unidades judiciais, ressaltando que a maioria dos magistrados e servidores do Judiciário não possui formação nessa área de gestão.
“Hoje em dia, com o volume de processos, a gestão oferece ferramentas excelentes para otimizar os trabalhos. Vim trazer um pouco sobre como trabalhar com painéis estratégicos, relatórios e a implantação de ferramentas de gestão para otimizar e facilitar o trabalho das unidades judiciárias”, disse.
Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra de abertura o superintendente-adjunto da EJEF, desembargador Maurício Pinto Ferreira, representando a Escola Judicial; o juiz de Direito e diretor do foro da comarca de Conselheiro Lafaiete, Paulo Roberto Caixeta; o juiz de Direito e coordenador do Núcleo Regional da EJEF na comarca de Conselheiro Lafaiete, José Leão Santiago Campos; o juiz de Direito e docente na ação, Rafael Niepce Verona Pimentel; o diretor executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), Thiago Israel Simões Doro Pereira; e a servidora do TJMG e docente na ação, Juliana Brandão de Melo Horst.