A sexta-feira (29/07) foi marcada por um intenso compartilhamento de projetos e ideias entre magistrados coordenadores dos núcleos regionais da EJEF, a superintendência, membros do comitê técnico da Escola, diretorias, gerentes e coordenadores.
O segundo vice-presidente do TJMG, superintendente da EJEF, desembargador Renato Dresch recepcionou os juízes destacando o foco na descentralização das ações educacionais: “Juntos faremos mais e melhor! É uma construção horizontal. Esse encontro com os coordenadores de núcleos é exatamente a busca por colocar em prática esse nosso lema”, destacou.
Durante o encontro foi apresentado um diagnóstico feito a partir de uma pesquisa realizada com magistrados e servidores das comarcas integrantes dos 23 núcleos do interior do Estado.
Ao apresentar os resultados da pesquisa que fundamentou o diagnóstico, a diretora da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas – DIRDEP, Ana Paula Prosdocimi enfatizou a importância dessa reunião de trabalho para o desenvolvimento das atividades: “Chamar os coordenadores de núcleos a se reunirem conosco é muito rico porque eles são os nossos braços no interior e fazem uma ponte com outros juízes e servidores das comarcas. Eles trazem para nós as reais e diferentes necessidades regionais. Um dos objetivos desse encontro é mostrar o diagnóstico das comarcas e discutir com os presentes sobre como a escola pretende atender a essas necessidades”, finalizou.
O juiz de direito da terceira vara cível de Varginha Pedro Parcekian trouxe na mala muitas sugestões e pedidos da comarca. “Acredito que essa reunião nos permite conhecer melhor as propostas da superintendência. Já chego com muitas expectativas para a comarca de Varginha. Já sabendo que eu estaria nessa reunião, os servidores já me pediram cursos nas áreas do direito a saúde, precatórios e muito mais”, ressaltou.
A juíza da terceira vara cível de Ipatinga, Patrícia de Santana Napoleão enfatizou a qualidade das ações promovidas pela Escola Judicial: “a gente sabe que a gestão muda, mas as equipes de trabalho continuam atuando com excelência. Sabemos da proximidade do superintendente Renato Dresch com a área acadêmica e isso nos dá uma perspectiva ainda maior. Acredito que podemos continuar com os cursos virtuais, mas voltando também as ações presenciais. Sabemos que essa mescla é muito interessante “, concluiu.
O encontro aconteceu de forma híbrida. A superintendente adjunta da EJEF, desembargadora Lilian Maciel Santos participou de forma virtual, ressaltando sua disponibilidade em contribuir para que, além da comarca sede, a EJEF possa chegar cada vez mais perto e melhor de todas as outras comarcas.
Durante a exposição das propostas, os magistrados puderam interagir demonstrando suas demandas, necessidades e dúvidas. A gerente de planejamento e desenvolvimento pedagógico Inah Szerman Rezende aponta o caráter humanossocial da reunião de trabalho: “é um momento de aproximação, não só com a superintendência, mas entre os juízes coordenadores dos núcleos regionais. É um momento profícuo a troca de experiências, de opiniões e dicas entre eles. Tudo isso beneficia a descentralização das atividades e a interiorização das ações educacionais.”
Estavam presentes no encontro os membros do Comitê Técnico da EJEF, os desembargadores Paulo Calmon e Osvaldo Firmo e o Juiz de Direito Auxiliar da 2ª vice-presidência, Carlos Márcio Macedo.