A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou a 17ª Oficinas Jurídica e Gerencial, nos dias 14 e 15 de setembro, no Núcleo Regional de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As ações educacionais integraram magistrados e servidores da comarca sede e de Aimorés, Conselheiro Pena, Galiléia, Itanhomi, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Tarumirim e Virginópolis.
Sob a gestão dos Desembargadores Renato Dresch e Lílian Maciel, a Escola Judicial já levou as Oficinas aos Núcleos Regionais de Divinópolis, Pouso Alegre, Belo Horizonte, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Sete Lagoas, Montes Claros, São João Del Rey, Ipatinga, Passos, Uberaba, Poços de Caldas, Muriaé, Uberlândia, Alfenas e Paracatu. Até maio de 2024, a previsão é de que as ações cheguem aos demais Núcleos: Janaúba, Contagem, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Manhuaçu, Varginha e Diamantina.
Roda de conversa com magistrados e gestores
Na quinta-feira, 14 de setembro, uma comitiva composta pelo Desembargador Renato Dresch, Superintendente da EJEF; Desembargadora Lilian Maciel, Superintendente Adjunta da Escola Judicial; pelos Desembargadores Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, Franklin Higino Caldeira Filho e Ronaldo Claret de Moraes; por Carlos Márcio de Souza Macedo, Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG; Robert Lopes de Almeida, Juiz de Direito da comarca de Betim; Danilo Couto Lobato Bicalho, Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Governador Valadares; Amaury Silva, Juiz de Direito e Coordenador do Núcleo Regional da EJEF de Governador Valadares; Renzzo Giaccomo Ronchi, Juiz e diretor do Fórum da Comarca de Teófilo Otoni; Roberto Apolinário de Castro, Juiz da Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente do Trabalho da Comarca de Belo Horizonte; Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva, Diretora Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP); e Fernando Rosa, Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental (DIRGED) reuniram-se com gestores, assessores, assistentes sociais, psicólogos e servidores da administração dos foros das comarcas da região de Governador Valadares.
O objetivo foi compartilhar experiências, discutir a gestão de pessoas e processos de trabalho, além de pensar sobre cursos que atendam às necessidades locais. Também houve incentivo para continuar visitando escolas, como parte do programa “Conhecendo o Judiciário,” incorporado às ações da EJEF desde 2022.
Oficinas Jurídica e Gerencial
As Oficinas tiveram início na manhã de sexta-feira, 15 de setembro, no Auditório da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE). Ao conduzir a abertura da ação educacional, o Desembargador Renato Dresch destacou a importância da Escola Judicial em levar conhecimento e promover o diálogo com magistrados e servidores de todo o estado, enfatizando a horizontalidade e a colaboração entre todos os envolvidos.
Etapa Gerencial
No período matutino, magistrados e servidores conheceram as ações e projetos desenvolvidos pela DIRDEP e pela DIRGED em apresentação realizada pelos seus respectivos diretores.
Os discentes também participaram de uma exposição dialogada promovida pelos Juízes Carlos Márcio de Souza Macedo e Robert Lopes de Almeida, com foco na gestão participativa de pessoas e de processos. Amaury Silva, Juiz Coordenador do Núcleo Regional da EJEF de Governador Valadares, destacou a atualidade dos temas e a qualidade dos participantes das oficinas. Para o magistrado, é importante considerar também a apresentação de conteúdos divergentes para questões complexas. O juiz Danilo Couto Lobato Bicalho, Diretor do Foro da Comarca de Governador Valadares, ressaltou que: “a dinâmica dos trabalhos e os temas propostos foram destaque da ação educacional.” Ele avaliou como excelente as atividades desenvolvidas pela EJEF e destacou a validação da prioridade na escolha dos temas, por meio de pesquisa junto às comarcas.
Etapas Humanossocial e Jurídica
No período vespertino da sexta-feira, 15 de setembro, os participantes foram divididos em duas turmas. O grupo formado por servidores recém-empossados e gestores foi conduzido à etapa humanossocial sob docência do servidor Gilberto Alves Rodrigues, da comarca de João Monlevade, e da Assistente Social Adilene Casé do Nascimento, da Comarca de Governador Valadares.
A segunda turma, formada por assessores judiciais, juízes e juízas, participou da Etapa Jurídica com o tema “A judicialização da saúde e os dilemas do Estado de bem-estar social,” realizada pelo Diretor do Fórum da Comarca de Teófilo Otoni, Juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, com mediação do Desembargador Renato Dresch.
Docente da Escola Judicial, Renzzo Giaccomo Ronchi, destacou a relevância do tema apresentado ao público de magistrados e assessores: “Estamos desenvolvendo um trabalho em parceria com o Desembargador Renato Dresch, buscando levar um aprimoramento na fundamentação das decisões judiciais sobre esse tema que é muito importante e que impacta socialmente na vida de muitas pessoas”, concluiu.
Ao término das etapas, magistrados e servidores acompanharam uma linda apresentação musical e de balé.
Conhecendo o Judiciário
Em Governador Valadares, a Alta Direção da EJEF, membros do Comitê Técnico, desembargadores, juízes e servidores do TJMG, da capital e de comarcas pertencentes ao Núcleo Regional visitaram a Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE); a Escola Estadual Sinval Rodrigues Coelho; a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto e a Escola Estadual Professor Darcy Ribeiro.
Essa atividade está conectada ao programa “Conhecendo o Judiciário,” desenvolvido pela Presidência do TJMG desde 1999 e que, na atual gestão da Superintendência da Escola Judicial, foi incorporada às ações das Oficinas Jurídicas e Gerenciais promovidas nos 24 Núcleos Regionais da EJEF. Durante a visita às unidades de ensino, os estudantes conhecem o funcionamento do Judiciário, ouvem relatos de experiências pessoais e profissionais dos servidores.