Publicado em 13/08/2025.
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, em 12 de agosto, uma missa em ação de graças pelos seus 48 anos de atividades. A celebração, conduzida pelo padre Rodrigo Souza da Silva, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Leste 2, ocorreu no auditório da EJEF, em Belo Horizonte, e reuniu magistrados, servidores e gestores da instituição em um momento de agradecimento e reflexão.
O desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, destacou o significado da data.
“É uma bênção para todos nós, na nossa Escola Judicial, que completa nesta semana 48 anos de dedicação e crescimento contínuo. Sem dúvida nenhuma, após esta celebração, daremos um salto ainda maior”, afirmou.
Ele também agradeceu a presença de Cândido Luiz de Lima Fernandes, filho do desembargador Edésio Fernandes, patrono da Escola, e destacou o trabalho de organização do evento.
“Foi ele [Edésio Fernandes] quem plantou a semente que hoje é essa grande árvore, que é a Escola Judicial. Agradeço aqui, especialmente, ao doutor Iácones Batista Vargas, que foi o grande artífice desta celebração.”

Ao relembrar o legado do pai, Cândido Luiz de Lima Fernandes emocionou-se com o tributo prestado à sua memória.
“Esta é uma homenagem que me toca profundamente, pois, embora muitos anos tenham se passado desde o falecimento de meu pai, ele é novamente lembrado nesta cerimônia pelos 48 anos da EJEF, por ter sido o pioneiro na fundação da primeira escola judicial do Brasil”, declarou.
Ele acrescentou que, desde que a Escola passou a levar o nome do patrono, sua família acompanha de perto as realizações da instituição.
Além do superintendente, participaram da missa o desembargador Maurício Pinto Ferreira, superintendente-adjunto da EJEF; o diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), Dr. Iácones Batista Vargas; e o diretor executivo da Diretoria de Gestão da Informação Documental (DIRGED), Dr. Thiago Israel Simões Doro Pereira. Membros e servidores da EJEF também marcaram presença.
A celebração
A cerimônia teve início no hall de entrada da EJEF, onde o padre Rodrigo concedeu uma bênção e realizou um minuto de silêncio em homenagem a todos que fizeram parte da história da Escola.
Em seguida, ao conduzir a celebração, o padre Rodrigo reforçou o espírito de união e propósito na missão institucional da Escola, lembrando que, entre as diretrizes do plano de desenvolvimento da EJEF, está a “promoção da paz social”, valor alinhado à visão bíblica.
As leituras e orações foram dedicadas a agradecer pelo trabalho desenvolvido ao longo de quase cinco décadas e a pedir sabedoria para os próximos anos.
As leituras e orações foram dedicadas a agradecer pelo trabalho desenvolvido ao longo de quase cinco décadas e a pedir sabedoria para os próximos anos.
