Publicado em 30/07/2025.
Com ações educacionais realizadas nos dias 28 e 29 de julho, a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) promoveu encontros formativos nos municípios de São João del-Rei e Barbacena. Os conteúdos abordaram temas estratégicos para a atuação do Poder Judiciário, como inteligência artificial, judicialização da saúde, gestão da produtividade e preservação do patrimônio histórico. As atividades reuniram magistrados, servidores e convidados em momentos de formação presencial e troca de experiências.
Em São João del-Rei, o Encontro do Núcleo Regional da EJEF foi realizado no Fórum Carvalho Mourão, com abertura conduzida pelo desembargador Saulo Versiani Penna, segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Afrânio Vilela, proferiu uma das palestras da programação, destacando a chamada “Super IA” e seu potencial de transformação no cenário jurídico.
“Falei, principalmente, sobre o que vem sendo chamado de ‘Super IA’, que vai transformar o ambiente tecnológico atual e, ao mesmo tempo, nos levará a um futuro bastante promissor — na Medicina, na realização de obras de Engenharia, e, sobretudo, no campo do Direito”, afirmou o ministro. Segundo ele, trata-se de uma ferramenta com grande capacidade de uso estratégico de dados no sistema de Justiça, mas que exige domínio técnico. “Devemos conhecê-la profundamente”, disse.

O desembargador Saulo Versiani Penna destacou a participação do ministro como ponto alto da formação: “A presença do ministro Afrânio Vilela — que tanto contribuiu para a modernização do TJMG quando esteve à frente da Primeira Vice-Presidência — honra este evento e reforça a seriedade com que tratamos o tema da inovação tecnológica no ambiente judicial”.
Homenagens ao ministro
Durante a programação, a comarca de São João del-Rei prestou honrarias ao ministro com o descerramento de uma placa em sua homenagem. Natural de Ibiá, Afrânio Vilela ingressou na magistratura mineira na década de 1980, exerceu funções como juiz-corregedor e diretor do Foro de Belo Horizonte e, posteriormente, integrou o extinto Tribunal de Alçada. Sua trajetória inclui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduação em Gestão Judiciária pela Universidade de Brasília (UnB).

Memória, mediação e justiça
Após o encontro em São João del-Rei, a comitiva da EJEF seguiu para Barbacena, onde realizou uma visita técnica à Fazenda Borda do Campo. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a propriedade está localizada em uma região que, desde o século XVIII, abriga marcos da história mineira e nacional. A fazenda pertence há gerações à família Andrada.

“Caminhar por este espaço preservado pela tradicional família Andrada, hoje representada com distinção pelo desembargador Doorgal Andrada, é reconhecer a importância de valorizar as raízes da nossa história”, afirmou o desembargador Saulo durante a visita.
No dia seguinte, foi realizada no Fórum Mendes Pimentel a ação educacional “Memória, Mediação e Justiça: Encontro Formativo em Barbacena”. A atividade teve como objetivo estimular reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural e sobre o papel do Poder Judiciário na promoção dos métodos adequados de solução de conflitos, como instrumentos de pacificação social e de fortalecimento da cidadania.
A programação contou com falas do juiz Auro Aparecido Maia de Andrade e do desembargador Rogério Medeiros, terceiro vice-presidente do TJMG. “A palestra do Dr. Auro Aparecido sobre a preservação do patrimônio público, cultural e turístico de Minas Gerais ganha ainda mais significado ao ser realizada no mesmo contexto da visita à histórica Fazenda Borda do Campo”, ressaltou o desembargador Saulo.
“A conferência conduzida pelo desembargador Rogério Medeiros abordou com profundidade os métodos adequados de solução de conflitos e suas implicações para a construção de uma cultura de paz”, acrescentou o desembargador superintendente da EJEF.

“A disseminação desses métodos é fundamental para a modernização da Justiça e para o fortalecimento de uma prestação jurisdicional mais célere, humana e eficaz — missão à qual a EJEF se dedica com prioridade e visão de futuro”, afirmou o desembargador Saulo, ao destacar a articulação entre os temas abordados nas palestras.
Para o desembargador Tiago Pinto, a iniciativa resgata o compromisso institucional com a história e com a liberdade, ao mesmo tempo em que propicia o debate sobre os métodos de solução de conflitos de forma didática e acessível.
Na mesma direção, o juiz José Carlos dos Santos ressaltou o impacto da presença da comitiva da EJEF nas comarcas do interior, especialmente pela troca de saberes e experiências com os profissionais do Judiciário local. Segundo o magistrado, a difusão de formas alternativas de resolução de conflitos contribui para transformar a cultura do litígio, promovendo uma Justiça mais harmônica e voltada à paz social.
Mesa de Honra
Em São João del-Rei, compuseram a mesa de honra da abertura o segundo vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna; o presidente da Segunda Turma do STJ e ex-desembargador do TJMG, ministro Afrânio Vilela; o primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o terceiro vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência e membro do Comitê Técnico da EJEF, Dr. Thiago Grazziane Gandra; os juízes de Direito, Dr. Armando Barreto Marra e Dr. Hélio Martins Costa; e o diretor executivo da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DIRDEP), Dr. Iácones Batista Vargas.
Estiveram presentes, ainda, o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira, e o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada.
Em Barbacena, compuseram a mesa de honra da abertura o desembargador Saulo Versiani Penna; o ministro Afrânio Vilela; o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima; o desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada; o desembargador Tiago Pinto, ex-segundo vice-presidente do TJMG e ex-superintendente da EJEF; o juiz de Direito, Dr. Auro Aparecido Maia de Andrade; o juiz de Direito e diretor do foro da comarca de Barbacena, Dr. José Carlos dos Santos; o Dr. Thiago Grazziane Gandra; e o diretor executivo da DIRDEP, Dr. Iácones Batista Vargas.
Matéria produzida com informações da Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom/TJMG.