Ejef
  • SIGA
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem
  • Banco de Docentes
  • TJMG
  • Fale conosco
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
        • Equipe de apoio à Administração
        • Candidato(a) à vaga de estágio
        • Estagiário(a)
        • Supervisor(a) de estágio
        • Instituição de ensino
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos
Ejef
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Início » EJEF promove formação sobre 20 anos da Lei 11.101/2005 e seus desafios atuais

EJEF promove formação sobre 20 anos da Lei 11.101/2005 e seus desafios atuais

Ação educacional debate mudanças e controvérsias na Lei de Recuperação Judicial e Falência, reunindo especialistas e magistrados no TJMG

EJEF promove formação sobre 20 anos da Lei 11.101/2005 e seus desafios atuais
Compartilhe:

Publicado em 11/08/2025.

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) realizou, nesta sexta-feira (8), no Plenário do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte, a ação educacional “20 Anos da Lei 11.101/2005: Desafios e Controvérsias na Recuperação Judicial e Falência”.

A atividade, também transmitida pelo canal da EJEF no YouTube, reuniu magistrados, advogados e especialistas para analisar pontos polêmicos e as alterações recentes da legislação, com foco nas mudanças introduzidas pela Lei 14.112/2020.

A Lei nº 11.101/2005, conhecida como Lei de Recuperação e Falências, estabelece as normas que regem a recuperação judicial, a recuperação extrajudicial e a falência de empresários e sociedades empresárias no Brasil. Seu objetivo central é criar mecanismos para que empresas em dificuldades financeiras possam se reerguer — permitindo que honrem seus compromissos e preservem empregos — ou, quando inviável a continuidade das atividades, viabilizar a liquidação ordenada de seus ativos.

Participantes acompanham debates sobre os 20 anos da Lei 11.101/2005, discutindo mudanças recentes e desafios na recuperação judicial e falência.

Em 2020, o marco legal passou por uma atualização significativa com a promulgação da Lei nº 14.112, conhecida como “Nova Lei de Falências”. A reforma teve como objetivo modernizar o tratamento da insolvência empresarial, reforçando a segurança jurídica para credores e devedores, ampliando a proteção ao patrimônio das empresas em crise e ajustando a ordem e os prazos de pagamento dos créditos trabalhistas.

Entre as mudanças, destacam-se a inclusão de regras específicas para produtores rurais, a valorização de métodos alternativos de resolução de conflitos, como a arbitragem, e o fortalecimento da participação dos credores — inclusive os trabalhistas — nos processos de recuperação extrajudicial.

Na abertura, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna, ressaltou a relevância de se criar “um espaço adequado de diálogo em nossa sociedade, especialmente no que tange à questão econômica”, destacando que, ao longo de duas décadas, a lei permitiu que empresas em dificuldades retomassem suas atividades, mantivessem empregos e contribuíssem para a arrecadação estatal.

Presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Júnior, destaca contexto da desespecialização das câmaras empresariais e seus impactos na prestação jurisdicional.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, observou que a ação ocorre em um momento em que o Tribunal decidiu pela desespecialização das câmaras empresariais. Ele explicou que, embora a especialização tenha contribuído para a uniformização da jurisprudência, a redistribuição das matérias busca aprimorar a prestação jurisdicional, sem descartar a possibilidade de revisão de decisão no futuro.

O advogado Marcelo Barbosa Sacramone, primeiro expositor, apresentou dados sobre a aplicação da lei e destacou a importância de compreender o histórico legislativo como forma de evitar equívocos na sua interpretação e aplicação.

“Talvez o problema não esteja na parte, nem no julgador, mas na própria interpretação do instrumento criado”, afirmou, ao analisar comparações entre varas especializadas e não especializadas.

O desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, em seguida, relembrou sua trajetória desde a vigência do Decreto-Lei 7.661/1945 até a entrada em vigor da atual legislação. Ressaltou que a Lei 11.101/2005 substituiu a concordata por mecanismos que valorizam a negociação entre credores e devedores”, cabendo ao Judiciário exercer o controle da legalidade dos atos praticados no processo.

Desembargador Moacyr Lobato relembra evolução legislativa desde o Decreto-Lei 7.661/1945, ressaltando papel do Judiciário na legalidade dos atos processuais. (Foto: Riva Moreira / TJMG)

No painel seguinte, o desembargador Lailson Braga Baeta Neves abordou o artigo 82 da lei, que prevê a responsabilização pessoal de sócios e administradores em casos de falência, quando comprovados dolo ou culpa. Segundo ele, o dispositivo é central para a recomposição patrimonial, mas é pouco utilizado na prática.

Encerrando as apresentações, o advogado Gabriel José de Orleans e Bragança analisou as mudanças introduzidas pela Lei nº 14.112/2020, que, segundo ele, alteraram o equilíbrio nas negociações entre credores e devedores, inspirando-se no modelo norte-americano do Chapter 11. Ele destacou que o mecanismo do plano alternativo de credores tem como objetivo reduzir a assimetria de informações e ampliar o poder de negociação da parte credora.

Gabriel José de Orleans e Bragança, ao lado do superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna, analisou mudanças da Lei 14.112/2020, enfatizando plano alternativo de credores e equilíbrio nas negociações.

A programação contou com cinco painéis: o primeiro, conduzido por Marcelo Barbosa Sacramone; o segundo, por Thales Poubel Catta Preta Leal, que tratou da recuperação judicial e do produtor rural; o terceiro, pelo desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, sobre litisconsórcio ativo; o quarto, pelo desembargador Lailson Braga Baeta Neves, a respeito do artigo 82 da lei; e o quinto, por Gabriel José de Orleans e Bragança, sobre o plano alternativo de credores.

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra de abertura o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da EJEF, desembargador Saulo Versiani Penna; e o vice-presidente financeiro da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Fábio Torres, que representou a presidente da entidade, juíza de Direito Rosimere Couto.

Veja também

EJEF promove formação sobre inteligência artificial e gestão judiciária em Conselheiro Lafaiete
Notícias

EJEF promove formação sobre inteligência artificial e gestão judiciária em Conselheiro Lafaiete

Resolução do CNJ sobre IA reforça pioneirismo da EJEF em ações formativas no Judiciário mineiro
Destaque na home

Resolução do CNJ sobre IA reforça pioneirismo da EJEF em ações formativas no Judiciário mineiro

Oficina II – Vitaliciar
Cursos

Oficina II – Vitaliciar

Últimas notícias

EJEF promove formação sobre inteligência artificial e gestão judiciária em Conselheiro Lafaiete

EJEF promove formação sobre 20 anos da Lei 11.101/2005 e seus desafios atuais

Resolução do CNJ sobre IA reforça pioneirismo da EJEF em ações formativas no Judiciário mineiro

Webinário sobre Google Workspace amplia uso de recursos digitais no TJMG

EJEF e EMAJS iniciam curso que conecta Justiça, cultura e artes na formação de magistrados e servidores

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF
Rua Manaus, 467 - Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30150-350 / Tel: (31) 3247-8700

  • Email
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • YouTube

Conheça o app

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • A EJEF
    • Breve histórico
    • Missão, Visão e Valores
    • Composição
    • Núcleos Regionais
    • Atos Normativos
    • Memorial
      • Ejef 45 anos
      • Biografia do Patrono
      • História dos Concursos de Magistrados
      • Superintendentes da EJEF
      • Coordenadores do CEJ
      • Diretores Executivos da EJEF
      • Desembargadores-Coordenadores do Memorial
    • Programas de formação
    • Planejamento Estratégico
      • Projeto Pedagógico Institucional – PPI
      • Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI
      • Plano de Desenvolvimento Anual – PDA 2025
    • Ejef Internacional
    • Banco de Docentes
    • Comissão Própria de Avaliação – CPA
    • Acordos, Parcerias e Compartilhamento de Cursos
    • Estágio
      • Seleções Públicas para Estágio
      • FAQ
    • Gestão de documentos
    • Relatório de Gestão
      • Biênio 2022-2024
      • Biênio 2020-2022
      • Biênio 2018-2020
  • Cursos
    • Itinerário formativo
    • Comunidades
    • Calendário Educacional
    • Para se inscrever
    • Em andamento
    • Oferta permanente
    • Encerrados
    • Pós-graduação
    • EAD
    • ENFAM
    • Certificados
    • Mediadores Judiciais
      • Formação de Mediadores Judiciais
      • Legislação
      • Como ser uma instituição formadora
      • Instituições reconhecidas
  • Serviços
    • Pesquisa jurídica
    • Judicialização da Saúde
    • Levantamento Bibliográfico
  • Concurso
  • CEJ
  • Editora
  • Publicações
    • Revista – EJEF
    • Plantão EJEF
    • Guia, modelo – textos técnicos
    • Apostila para estagiários cível e criminal
    • Artigos jurídicos
    • Boletim de Jurisprudência
    • Boletim de Legislação
    • Comentários à Jurisprudência
    • DECIDIR – Pesquisa temática
    • Diário do Judiciário Eletrônico
    • Gotas da Língua Portuguesa
    • Julgados em Números
    • Redação em Gotas
    • Regimento Interno Anotado
    • Revista Eletrônica dos Grupos de Estudos
    • Revista Jurisprudência Mineira
  • Acervo
    • Biblioteca Digital
    • Acervo Minas Justiça
  • Banco de Talentos
  • Pós-graduação
  • Cultura
    • EJEF – Convida
    • Vozes Poéticas de Minas
    • Serro – 300 Anos
    • São joão Del-Rey – 308 Anos
    • Homenagem às mulheres
    • Caminhos e contos

Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - EJEF R. Guajajaras, 40 / 18 andar - Centro - BH/MG - CEP: 30180-100 Telefone: (31) 3247-8700