Publicado 21/03/2025.
Nesta sexta-feira, dia 21 de março de 2025, encerrou-se o curso Formação de Formadores – FOFO, realizado nas dependências da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em Belo Horizonte. A ação educacional, destinada a desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), teve como objetivo capacitar magistrados para atuarem como formadores em ações formativas, aprimorando a qualidade do ensino jurídico no estado. O encerramento, que contou com a presença do Desembargador Saulo Versiani Penna, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, reuniu 40 participantes em uma programação intensiva de 24 horas, ministrada por docentes renomados da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Dr. Fábio Penezi Póvoa, juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e um dos docentes da ação, destacou que o curso visa aprimorar a educação profissional dos magistrados, trabalhando não apenas o conhecimento, mas também as habilidades e atitudes necessárias para a prática jurisdicional. “Formação de formadores busca trazer técnicas para que, ao final, o magistrado preste um serviço de melhor qualidade”, afirmou. Já o Dr. Fernando de Assis Alves, diretor-presidente do Grupo Educando para a Vida EDUCAVIDA e responsável pela Formação Inicial de Magistrados na Enfam, também docente da ação, ressaltou a importância da transposição didática do modelo tradicional de ensino para metodologias ativas, onde o aluno é o protagonista do processo de construção do conhecimento. “Na formação profissional, especialmente de magistrados, é preciso ultrapassar a dimensão do conhecimento e compreender as competências de média e alta complexidade”, explicou.
Dr. Vladimir Santos Vitovsky, juiz federal e coordenador do Curso de Formação Inicial e de Aperfeiçoamento para fins de Vitaliciamento de Magistrados da Enfam, reforçou que o curso representa uma mudança de paradigma na educação judicial, sendo extremamente prático e voltado para a implementação das diretrizes pedagógicas da Enfam. “Tem sido uma experiência muito gratificante, com uma turma participativa e engajada”, disse. A oficina contou com a presença de magistrados de primeira e segunda instância, além de desembargadores, criando um ambiente rico para troca de experiências e aprendizagem.

O Desembargador Maurício Pinto Ferreira, superintendente-adjunto da Ejef, também participou da ação educacional como aluno e destacou a contemporaneidade das técnicas apresentadas. “Essa ação do FOFO tem sido muito ótima. Nós, desembargadores e juízes, estamos recebendo novas técnicas mais modernas para repassar o que estamos aprendendo aos novos juízes e servidores”, afirmou. Ele ressaltou a importância de métodos dinâmicos que incentivam os alunos a pensar, repensar e decidir de forma mais assertiva. “A continuidade desse curso tem sido um exemplo de sucesso, mais uma vez realizado em parceria com a Enfam”, completou, reforçando o impacto positivo da formação para a magistratura mineira.
Por fim, o Desembargador Saulo Versiani Penna celebrou o pioneirismo da Ejef ao trazer para Minas Gerais uma formação de alto nível, que já havia sido realizada apenas no Rio de Janeiro, há muitos anos. “É uma honra ter aqui os professores da Enfam e ver nossos colegas participando ativamente. Esta ação educacional é um marco para a nossa escola judicial e para o TJMG”, afirmou. O desembargador ainda destacou a importância de debates saudáveis e elevados para a melhoria contínua da magistratura, reforçando o compromisso da Ejef em promover formações que impactem positivamente a qualidade do serviço judiciário no estado.