Publicado em 17/12/2025
A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) iniciou, nesta segunda-feira (15), a etapa prática do Curso do Programa Nós – Formação Teórica e Prática, voltado à capacitação de agentes da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE).
A ação educacional, realizada de forma semipresencial, busca formar facilitadores aptos a conduzir círculos restaurativos, após a conclusão prévia da etapa teórica a distância, iniciada em novembro.
Com carga horária total de 70 horas, a formação foi estruturada em duas etapas complementares. A fase teórica ocorreu entre 3 de novembro e 12 de dezembro, em ambiente virtual. Já a etapa prática segue até o dia 19 de dezembro, com atividades presenciais nos turnos da manhã e da tarde, na sede da EJEF, no bairro Santa Efigênia.
Docente responsável pela etapa prática, Ana Terra Ferrari Guimarães explicou que o início desta fase marca a transição do conteúdo conceitual para a vivência direta das práticas restaurativas.
“Hoje iniciamos a parte prática do nosso curso, considerando que os alunos já concluíram a parte teórica”, afirmou.
Segundo a docente, o foco central das atividades presenciais é o aprofundamento no uso do círculo restaurativo como método de atuação.
“Nessa parte prática, nós vamos conhecer mais a fundo as práticas restaurativas, sobretudo o círculo. A expectativa é que os alunos saiam do nosso curso não só titulados como facilitadores, como também dominando essa prática”, disse.

Ana Terra detalhou que a proposta vai além do aprendizado técnico, ao buscar conexão entre o método e o contexto institucional dos participantes.
“O curso, além de compartilhar o círculo restaurativo e ensinar os alunos a fazer realmente, busca sensibilizar para a importância dessas práticas no âmbito institucional”, relatou.
Ao abordar a aplicação no sistema socioeducativo, a docente destacou a intenção de ampliar o alcance das práticas restaurativas no cotidiano profissional dos agentes.
“A proposta é fazer um socioeducativo mais restaurativo. A ideia é que eles possam levar um pouco da cultura de paz para as medidas e para as instituições, de um modo geral”, afirmou.
O Curso do Programa Nós integra uma iniciativa interinstitucional que envolve órgãos do sistema de Justiça, educação e políticas públicas, com a interveniência da EJEF na formação pedagógica.
A ação é destinada a agentes previamente indicados e inclui vivências de círculos de construção de paz, exercícios simulados, desenvolvimento de habilidades restaurativas e aplicação de ferramentas de comunicação não violenta.





