O Conselho Nacional de Justiça mantém o portal de pesquisas judiciárias, o Justiça em Números. Além dele, uma nova ferramenta desenvolvida pela Associação Brasileira dos institutos de Advogados; a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), promete reunir dados e proporcionar uma ampla pesquisa aos usuários.
Lançado nesta segunda-feira (8/8), o Observatório Digital de Litígios no Brasil foca em estatísticas do contencioso jurídico.
A proposta é identificar dados estatísticos das movimentações judiciais, dos Tribunais de Justiça estaduais, dos Tribunais Regionais do Trabalho, dos Tribunais Regionais Federais e da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, incluindo dados sobre movimentação processual, índice de atendimento à demanda e taxa de congestionamento judiciário.
Gratuito e online, o observatório é acessível a pesquisadores e profissionais de diversas áreas. O site vai permitir coletar informações estatísticas sobre as transações judiciais, tornando os dados mais transparentes e acessíveis à sociedade em geral.
O observatório proporcionará analisar dados em relação a indicadores socioeconômicos (como Índice de Desenvolvimento Humano, renda per capita e taxas de analfabetismo), além de acesso o informações fornecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, como: Rapidez e transparência através de módulos de produção mensais.
Acesse o Portal do CNJ: Justiça em Números