De ordem do Excelentíssimo Senhor 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Renato Dresch, comunicamos que estarão abertas as inscrições do Curso Empreendedorismo, conforme abaixo especificado:
1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados, assessoras, assessores, assistentes de gabinete, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras terceirizadas e colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.
2 – OBJETIVO: Ao final do curso, espera-se que a(o) participante seja capaz de:
2.1. Identificar as principais mudanças no cenário mercadológico atual;
2.2. Reconhecer as principais competências necessárias para se tornar um empreendedor;
2.3.Identificar os elementos que compõem um instrumento de modelagem de negócios.
3 – MODALIDADE: A distância e autoinstrucional
4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Introdução: Empreendedorismo
Parte 1
– O que é Empreendedorismo?
– Empreendedorismo: mitos e verdades
– Principais pressupostos da cultura empreendedora
– Capital Empresarial: Competência Empresarial e Compromisso Empresarial
Parte 2
Aula 1 – Cenário mercadológico atual: novos paradigmas
Aula 2 – O perfil do novo empreendedor
Aula 3 – Instrumento de modelagem de negócio: como transformar ideias em empreendimentos
5 – PERÍODO DO CURSO: 09 a 22 de maio de 2023.
6 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 4h
7 – NÚMERO DE VAGAS: 1500.
8 – DAS INSCRIÇÕES:
8.1 – A(O) participante deverá acessar o sistema SIGA a partir das 10h do dia 17 de abril até as 23h55min do dia 03 de maio de 2023, por meio do formulário disponível no link: https://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur2123 e clicar em “PEDIR INSCRIÇÃO EM CURSO”;
8.2 – O pedido de inscrição deve ser feito no link descrito acima, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.
8.3 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para login e senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pela(o) candidata(o), como forma de lembrete. Caso a(o) candidato(a) necessite atualizar a senha, deverá acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br e clicar no ícone “Criar ou atualizar Cadastro”.
8.4 – Serão indeferidas:
8. 4.1 – As inscrições daquelas(es) que compartilharem o mesmo endereço de e-mail;
8. 4.2 – As inscrições daquelas(es) que não pertencerem ao público deste curso.
9 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
9.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
9.2 – Ter acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
9.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido, atual e de uso exclusivo da(o) aluna(o);
9.4 – Possuir Sistema Operacional e Navegador de Internet bem como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.
10 – ACESSO AO CURSO:
10.1 – O curso será oferecido por meio da Internet, pelo endereço http://www.siga.tjmg.jus.br. Para acesso ao ambiente virtual do curso é necessário seguir as etapas:
10.1.1 – Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
10.1.2 – Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
10.1.3 – A(o) aluna(o) deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas bem como consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema para verificar avisos, alertas, dentre outros.
10.1.4 – O ambiente do curso estará acessível a partir das 14h da data inicial e será encerrado às 23h59min da data de término.
11 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes, ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação da docente.
12 – PRAZO PARA SALVAR/IMPRIMIR O MATERIAL DO CURSO:
A(O) estudante deverá salvar/imprimir o conteúdo do curso durante o período em que o mesmo estiver disponível. Uma fez fechado o ambiente virtual, o acesso aos conteúdos não estará mais disponível.
13 – UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DO CURSO: A utilização e o download dos materiais do curso somente serão permitidos para uso pessoal do estudante, visando facilitar o aprendizado dos temas tratados, sendo proibida sua reprodução e distribuição sem prévia autorização da EJEF.
14 – DO CANCELAMENTO DA PARTICIPAÇÃO: A necessidade de cancelamento da matrícula no curso deverá ser justificada pelo canal Fale Conosco, no endereço www.siga.tjmg.jus.br .
15 – AUTORIA DO CONTEÚDO: Professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Administração de Empresas; Coordenação de Orientação à Lotação e Movimentação – COMOV/DIRDEP/EJEF.
16 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
16.1 – As(os) alunas(os) serão aprovadas(os) e certificadas(os) no curso se obtiverem, no mínimo, de 70% (setenta por cento) de aproveitamento no total de pontos distribuídos durante o curso.
16. – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, a partir do 26/05/2023, por meio dos ícones “Painel do Estudante” ou “Certificados virtuais”.
17 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 0,00
18 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
18.1 – O curso “Empreendedorismo” faz parte do Programa de Preparação para Aposentadoria que visa oferecer subsídios para planejar uma aposentadoria bem-sucedida, abrangendo ações de intervenção ao longo de toda a carreira das(os) magistradas (os) e servidoras (es).
18.2 – O(a) servidor(a) poderá dedicar até 1 (uma) hora diária de trabalho para realizar esta ação educacional desde que haja anuência da chefia imediata, nos termos do disposto no 6º, do art. 9º, da Portaria Conjunta nº 1409/PR/222.
18.3 – Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
18.4 – Outros esclarecimentos: Coordenação Administrativa de Formação I – COFOR I. Contato: 3247- 8710; 8780 8778;
18.5 – Edital publicado originalmente no dia 12 de abril de 2023.